• Bárbara Soares

Vamos celebrar?


No post anterior dei 10 dicas infalíveis de como receber bem em casa. Agora iremos falar sobre os truques para facilitar a vida do anfitrião na cozinha. Hoje em dia a demanda por encomendas e serviços de buffet está cada vez mais alta, no entanto ainda podemos resgatar aquela sensação gostosa de preparar algo com todo o carinho para os convidados.


Confiram as dicas:




1) Faça uma lista com a quantidade de convidados. Deixe uma margem para cima, caso surja algum convidado de última hora.


2) Anote quais são as restrições, se houver (diabéticos, celíacos, hipertensos, alérgicos, vegetarianos, veganos, todos merecem cuidado na hora de elaboração do cardápio).


3) Verifique a quantidade de louças disponíveis. Veja se haverá a necessidade de adquirir alguma peça extra e/ou alugar para maiores quantidades. Em alguns casos poderá adaptar e usar descartáveis. Já é possível encontrar em casas de festas opções premium de alta resistência. No entanto, sempre recomendo usar louça convencional visando a sustentabilidade e, é claro, a elegância.



4) Pense nas entradas como fossem o seu cumprimento de boas vindas. Faça com que seus convidados sejam surpreendidos desde o primeiro momento. Tenha entradas variadas que explorem todas as sensações: visual, aroma e sabor. Capriche na escolha dos elementos coringas: frutas (frescas – uva, pêssego, figos - e secas – damasco, ameixa, tâmara), oleaginosas diversas (castanhas, nozes, amendoim, avelã e amêndoas), patês (cream cheese pode ser um bom aliado aos mais variados preparos e hoje já tem disponível a versão sem lactose) com torradas (sempre separadas para não perder a crocância ao longo do evento) ou até mesmo com legumes (cenoura, salsão e pepino) cortados em tiras colocados num copo com um pouco de água com uma pitada de. As famosas “finger food” são grandes aliadas para tornar a recepção descontraída e sofisticada.


5) Deixe disponível pontos de hidratação com água comum, com gás e também saborizada. Normalmente para quem for consumir vinhos recomendo apenas a água normal ou com gás. Os elementos cítricos de uma água saborizada podem comprometer a degustação de algumas bebidas, porém são ótimas para limpar o paladar.


6) Bebidas: pode entrar em um consenso se haverá apenas fermentados (cervejas, vinhos, saquê e sidra) ou destilados (cachaça, rum, vodka, whisky) aliados aos coquetéis. Caso escolha coquetéis, dê preferência para os mais leves e fáceis de preparar: Gin Tônica, Mimosa e Kir Royal podem ser grandes aliados neste momento.




7) O grande desafio dos frios! Embutidos como salame, presunto Parma ou Jámon e Copa Lombo tendem a ser salgados e gordurosos. Aposte em especiarias frescas como o alecrim para dar uma leveza. Figos ou melão japonês frescos e Jámon Serrano formam uma dupla imbatível no contraste de salgado x doçura. Queijos cremosos (Brie e Camembert) são melhores servidos com geleias e casam bem demais com damasco ou frutas vermelhas. Queijos azuis (gorgonzola) formam boa dupla com ameixa seca (por favor, sem caroço). Queijos duros como parmesão podem ser disponibilizados em lascas. Queijos macios e complexos como o holandês Maasdam casam com oleaginosas diversas (nozes e amêndoas, por exemplo). E o nosso tradicional queijo Minas padrão fica excelente com ervas, fio de azeite, pimenta de aroeira (contribui muito para o visual) e um fio de azeite.


8) Pães: mescle entre pães macios e duros. Normalmente os pães de fermentação natural possuem uma casca mais crocante e fornecem maior sustentação para abrigar patês, molhos e elaborar excelentes bruschettas. Evite esquentar no micro ondas, pois modificará a sua estrutura e poderá ficar ressecado. Deixe para colocar à mesa apenas na hora de começar o evento para evitar que perca maciez.


9) Guardanapos? Ter guardanapos de tecido para grandes eventos não é recomendável, exceto se o evento for muito formal. Escolha guardanapos decorados de papel. Hoje temos imensa variedade disponível em supermercados, atacadistas e lojas de festas e decoração. Você pode dispor na mesa montada de maneira mais formal ou colocar em porta-guardanapos de maneira mais descontraída. Não tem porta-guardanapos? Sem problemas! Dobre ao meio e coloque em copos espalhados por diversos lugares. O importante é estar ao alcance dos convidados.



10) Escolha pratos principais e sobremesas que complementem a experiência da entrada. O encanto deve permanecer do começo ao fim. É bom ter duas opções para o prato principal, normalmente uma que envolva alguma proteína que atenda a maior parte dos convidados e outra opção sem proteína igualmente saborosa para os demais. A sobremesa pode ser única e nesta época, use e abuse da variedade de panetones. Complemente com sorvete e/ou caldas especiais. Vai encomendar ou preparar as tradicionais rabanadas? Dê um destaque especial para elas e escolha sempre as opções assadas por serem mais leves.


Crédito de todas as fotos: acervo Babi Gourmet