top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Selo Coffice atesta qualidade de cafeterias pelo Brasil

A partir desta segunda (7/8) serão contempladas 10 cafeterias em Brasília, 2 em Goiânia, 1 em Belo Horizonte e 5 em São Paulo

 


Projeto de reconhecimento pelo selo é permanente e beneficiará várias outras cafeterias, criando um roteiro completo de bons cafés apropriados para o trabalho remoto

 

Iniciativa surgiu como newsletter semanal sobre trabalho remoto e uso das cafeterias como escritório e integra o hub de criação, formação e curadoria gastronômica Comida de Pensar

 

Depois do blog Garfo do Crítico, o hub de criação, formação e curadoria gastronômica Comida de Pensar lança a partir desta segunda-feira (7/8) mais uma iniciativa para o fortalecimento do setor de restauração: o Selo Coffice – Atestado de Qualidade de Cafeterias. O selo será entregue, inicialmente, a 18 cafeterias, compreendendo Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.

 

O projeto piloto começa nesta segunda por Brasília, onde 10 cafeterias foram selecionadas para receber o Selo Coffice, como reconhecimento ao trabalho realizado pela cafeteria ou estabelecimentos similares em três quesitos: Gastronômico (boa comida e bom café); Atmosférico (boa vibe e bom serviço para o que se propõe) e Laboral (que acolhe trabalhadores remotos e nômades digitais, oferecendo wi-fi, acomodação e acesso a tomadas).

 

Conheça as primeiras cafeterias de Brasília contempladas com o Selo Coffice:

 

. Acorde 27 (Sobradinho e Lago Norte)

. Ahá Cafés (Asa Norte)

. Antonieta Café e Cozinha (Asa Norte)

. Civitá Cafés Plurais (Asa Norte)

. Jacket Café (Asa Sul)

. Los Baristas – Casa de Cafés (Asa Norte)

. Nitrogênio Café (Asa Norte)

. Quanto Café (Asa Norte)

. Studio Grão Coffe Roasters (Sudoeste)

. Vértice Café (Taguatinga)

 

As cafeterias contempladas receberão nos próximos dias um adesivo em vinil com o selo para afixar nas dependências da cafeteria. O roteiro das cafeterias que receberem o Selo será constantemente atualizado no site www.comidadepensar.com.br/coffice.

 

No dia 14 de agosto, será a vez de Goiânia conhecer suas 2 cafeterias contempladas e de Belo Horizonte também saber qual o primeiro café receberá o selo na cidade. Na semana seguinte, São Paulo terá 5 cafeterias referendadas pelo selo.

 

“Começamos por Brasília, por ser uma das mais excitantes e prolíficas cenas de cafeterias do país atualmente”, justifica o idealizador e curador do selo, o jornalista e crítico gastronômico Guilherme Lobão.

 

Lobão diz que a ideia é cobrir o máximo possível do roteiro de cafeterias com esta característica de “coffice” no Brasil. “Este é só o início, queremos distribuir este selo para todas os cafés que se empenham em um serviço de café de qualidade”.

 

ENTENDA O QUE É O COFFICE

 

Coffice é um projeto que nasceu há exatamente 1 ano no formato de uma newsletter semanal acerca de trabalho remoto, relações profissionais e indicações de cafeterias pelo Brasil. Para celebrar esta data, o Comida de Pensar lança o selo que leva o nome da newsletter, um sonoro trocadilho resultante da substituição do prefixo “co”, de coffee, na expressão “home office”. É o “office” praticado em uma cafeteria.

 

No entanto, mais do que newsletter, Coffice busca fomentar uma cultura nova: fortalecer um ecossistema baseado no uso responsável da cidade, estimular o desenvolvimento econômico e contribuir para o cumprimento da função social das cafeterias, esses organismos vivos, pontos de encontros efervescentes de iniciativa privada, porém de função pública.

 

O Selo Coffice é um Atestado de Qualidade de Cafeterias inédito e atribuído espontaneamente por iniciativa da equipe do Comida de Pensar ou por solicitação de cafeterias interessadas em integrar o grande roteiro das cafeterias apropriadas para receber nômades digitais, estudantes e pessoas interessadas em usar o espaço para trabalhar – além de tomar um bom café, é claro.

 

Há duas formas de se receber o Selo Coffice:

 

- Visita técnica: Nossa equipe entra em contato para oferecer o selo à cafeteria visitada espontanea e anonimamente. Caso a cumpra os requisitos, ou por solicitação da própria cafeteria.

 

- Solicitação da cafeteria: Basta preencher o formulário no site do Comida de Pensar e aguardar retorno da nossa equipe, solicitando mais informações, aprovando ou reprovando a emissão do selo.

 

Sobre o Comida de Pensar – Coffice é uma das iniciativas do projeto Comida de Pensar, um hub de formação, curadoria, pesquisa, criação, jornalismo e desenvolvimento de soluções direcionado à promoção da gastronomia como conhecimento transdisciplinar e veículo de transformação social, econômica, cultural, política e tecnológica.


O Comida de Pensar se divide em três eixos:

 

1)    Educação: Parceria com a Escola de Humanas:

- Comida de Pensar – Curso online de Ciências Gastronômicas

- Oficina de Escrita Gastronômica

- Recozinha – Curso presencial teórico-sensorial

- LABor – Laboratório de conteúdo digital e infoprodutos.

 

2)  Criação: newsletter Coffice, revista digital O Bicho Todo, blog O Garfo do Crítico e produções jornalísticas e de produção de conteúdo terceirizado para parceiros e outras empresas.

 

3)  Curadoria: curadoria de festivais de cinema (Matula Film Festival) e de atividades formativas para eventos culturais e gastronômicos, como o Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação. Idealização e produção do Sabugo – I Salão Brasileiro de Gastronomia, Arte e Educação, previsto para o segundo semestre de 2024.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page