top of page

Petrobras e Ministério da Cultura apresentam o Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 2025 promovido pela Brasil Restaurant Week e ABDI em Brasília

O projeto faz parte de uma das ações do Festival Internacional Curicaca, onde convidou mais de 50 estabelecimentos gastronômicos entre restaurantes, bares, cafés e hamburguerias de Brasília para criarem pratos, drinks e combos inéditos inspirados nos sabores do cerrado. O tour começa nesta sexta-feira, 3 de outubro, e segue até o dia 23. 


Bla's Restaurante
Bla's Restaurante

A Petrobras e o Ministério da Cultura - Governo Federal realizam Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 2025, uma iniciativa da Brasil Restaurant Week, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e integrada à programação do Festival Internacional Curicaca. 

O projeto reúne: 25 restaurantes, 7 bares, 10 cafés e 13 hamburguerias, totalizando 55 espaços gastronômicos do Distrito Federal, que criaram receitas inéditas a partir de insumos típicos do Cerrado — como pequi, araticum, baru, buriti, mangaba, maracujá-do-cerrado e cajuzinho-do-cerrado. 


Antes de tudo: o Festival 


Em outubro, Brasília vai receber o Festival Curicaca, o maior encontro internacional de inovação e tecnologia da indústria que o Brasil já viu. Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros nacionais e internacionais, setor produtivo e instituições públicas, Curicaca vai conectar o Brasil no cerrado, tendo o Distrito Federal (DF) como um grande palco. 


O festival vai acontecer de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, e contará com grandes palestrantes, shows, experiências imersivas, e gastronomia. 


Mas por que Curicaca? 


Essa ave típica do Cerrado é símbolo de mudança e renovação – canta para anunciar novos tempos. É justamente isso que o festival representa: transformação, criatividade, desenvolvimento e oportunidades. 


Agora sim, vamos a fundo sobre o Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 


De 3 a 23 de outubro, restaurantes, bares, hamburguerias e cafeterias vão oferecer experiências únicas ao público, com preços acessíveis e menus criativos: 


Restaurantes: pratos a até R$ 99,90 

Bares: coquetéis a até R$ 35

Hamburguerias: combos até R$ 59,90 

Cafeterias: combinados a até R$ 49,90 


Estabelecimentos participantes: 


Restaurantes: Baco Pizzaria, Benita Paninoteca, Blás, Casa Baco (Brasília Shopping e CasaPark), Caminito Parrilla (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Cerratto - Oscarito, Doma Rooftop, Dudu Bar, Iacina (Aliança Francesa), Kay Pacha, Le Vin, Mezanino da Torre de TV, Nazo Japanese Food (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Rio Bistrô, Rota do Vinho, Verona, Villa Tevere e Zante. 


Bares: 313 Drinks, Caju Limão (Asa Norte e Sudoeste), Cambuí, Jamburita, O Canto e SS Gastrobar; 


Cafés: Antonieta, Café Castanho, Casa de Chás, Ernesto Café (Asa Sul, Asa Norte e Caixa Cultural), Glória Café, Sesi Lab Café, Vert Café (Asa Sul e Águas Claras), 


Hamburguerias: Chapa Sanduberia, Geléia Burger (Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras), Inforno (Asa Sul, Asa Nortes e Águas Claras), Páprica Burger (Asa norte, Asa Sul, Iguatemi Shopping e Lago Sul), T.T Burger e Vila Tarego.


“Queremos dar visibilidade ao talento local e mostrar que a gastronomia de Brasília é tão inovadora quanto qualquer outra indústria. Esse movimento não só celebra a riqueza do Cerrado, como também projeta o DF no mapa da inovação gastronômica”, destacam os organizadores do Festival Curicaca. 


Mais que sabores: identidade e capacitação 


“A proposta do Tour vai além de destacar sabores regionais. É também uma oportunidade de refletir sobre a construção de uma identidade gastronômica brasiliense. Com criações ousadas, a iniciativa abre caminho para que, no futuro, receitas com cajuzinho, baru e pequi se consolidem como símbolos de Brasília para o Brasil e o mundo”, destacam os organizadores da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis e Matheus Dantas.

Além da experiência para o público, o projeto também investe no fortalecimento do setor, oferecendo capacitação gratuita aos participantes em áreas como: Atendimento, gestão de equipe e experiência do cliente; Noções de harmonização de vinhos; Noções de harmonização de coquetéis.

 

Força coletiva e impacto 


Com a união de 55 estabelecimentos e suas redes sociais, o Tour Gastronômico Esquenta Curicaca surge com a proposta de valorizar e enaltecer estes espaços e apresentá-los para aqueles que não conhecem. “O impacto coletivo desta ação visa ter um alcance potencial de mais de 1 milhão de pessoas, mobilizando não apenas a cena gastronômica, mas também a comunidade criativa, cultural e empreendedora da cidade”, pontuam os organizadores. 


Serviço 


Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 

Quando: 3 a 23 de outubro de 2025 

Redes sociais: @restaurantweekbrasil e @festivalcuricaca


Créditos: Matheus Dantas

 
 
 

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com

bottom of page