top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

MAIDO VOLTA AO NO. 1 DA LISTA LATIN AMERICA’S 50 BEST RESTAURANTS 2023

Pela primeira vez na história, a prestigiada cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro 


• O Maido, restaurante localizado em Lima (Peru), foi eleito The Best Restaurant in Latin America 2023, na premiação patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, reconquistando a posição que ocupou, pela última vez, em 2019. 

• A lista traz ainda estabelecimentos de 23 destinos, dois a mais do que a edição de 2022; e oito restaurantes fazem sua estreia no ranking. 

• Buenos Aires e Lima apresentam o maior número de estabelecimentos na lista, com oito representantes cada, seguidas por São Paulo e Cidade do México, com cinco restaurantes cada. 


Maribel Aldaco, chef do Fauna (No.5), no Valle de Guadalupe, recebeu o prêmio Latin America's Best Pastry Chef Award 2023, patrocinado pela República del Cacao. • Em sua segunda edição, o Beronia Latin America's Best Sommelier Award 2023 foi concedido a Florencia Rey, do Maido (No.1). 


Manu (No.35), em Curitiba, foi o vencedor do Flor de Caña Sustainable Restaurant Award.


Pangea (No.29), em Monterrey, levou para casa o Gin Mare Art of Hospitality Award.


Cantina del Tigre, na Cidade do Panamá, foi premiado com o Highest New Entry Award,  patrocinado pela Aspire Lifestyles; ele conquistou a posição No.25. 


Quintonil, na Cidade do México, é o vencedor do Highest Climber Award 2023, patrocinado pelo Alaska Seafood; o estabelecimento subiu 31 posições, figurando agora no No.12.


Mario Castrellón, do Maito (No.6), Cidade do Panamá, recebeu os votos de outros chefs para vencer o Estrella Damm Chefs’ Choice Award. 


 Pela primeira vez desde a criação da lista, em 2013, estrelas da gastronomia se reuniram no Rio de Janeiro, mais precisamente no hotel Copacabana Palace, para participar da décima primeira edição do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna. Estabelecimentos de 23 cidades da região foram reconhecidos, enquanto o Maido (considerado The Best Restaurant in Latin America por três anos consecutivos, de 2017 a 2019) voltou a ocupar a posição No.1 — ele foi eleito The Best Restaurant in Latin America 2023 e The Best Restaurant in Peru 2023.  


Confira a lista 1-50 completa na imagem em anexo ou ao fim deste comunicado. 


 Retomando à posição No.1, o restaurante conceitual Maido, de Mitsuharu 'Micha' Tsumura, apresenta uma fusão de técnicas japonesas com ingredientes peruanos para oferecer uma experiência imersiva em sabores e tradições desses dois países. Os inventivos cardápios sazonais Nikkei contam com pratos como o Nigiri a lo Pobre, preparado com fatias finas de Angus e ovos de codorna injetados com molho ponzu, e outras iguarias servidas em rochas de coral ou comestíveis. 


 William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “É uma grande honra e um privilégio celebrar os talentos gastronômicos e a diversidade presentes na lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2023. Mitsuharu Tsumura e toda a equipe do Maido demonstram uma constante dedicação na valorização dos ingredientes locais, servindo pratos inovadores junto de uma carta de vinhos visionária , sempre com hospitalidade excepcional. Estamos muitos felizes em eleger o Maido como The Best Restaurant in Latin America, com patrocínio de S.Pellegrino & Acqua Panna.  Estendemos nossos parabéns a todos os estabelecimentos reconhecidos este ano e ao longo dos primeiros 10 anos de existência da lista. Estamos ansiosos para testemunhar o crescimento contínuo e o sucesso da região nos anos que estão por vir”. 


 Pela primeira vez, o restaurante eleito No.1 no Latin America’s 50 Best Restaurants em 2022 (o Central, em Lima) não pôde receber votos nesta edição do ranking regional. Desse modo, o Central será o primeiro restaurante da América Latina a figurar no Best of the Best hall da fama após conquistar a cobiçada posição No.1, na The World’s Best Restaurants 2023. O grupo de elite, que reúne os estabelecimentos que já alcançaram a posição No.1 globalmente, inclusive agora o Cenral, são celebrados como destinos gastronômicos icônicos, se torna inelegível para votações em listas futuras da The World’s 50 Best Restaurants e dos rankings regionais, como o Latin America’s 50 Best Restaurants. 


A lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 representa a rica diversidade cultural culinária da região, destacando uma série de estabelecimentos em 23 cidades. Mais uma vez, Buenos Aires e Lima,  com oito restaurantes cada, consolidam suas posições como destinos gastronômicos de alcance mundial. Nomeado The Best Restaurant in Argentina 2023, o Don Julio ocupa a posição No.3,  enquanto Alo’s (No.38) e Niño Gordo (No.43) fazem sua primeira aparição na lista. Crizia volta a marcar presença entre os 50 primeiros colocados na posição No.41. Já Lima possui uma nova entrada,  o Cosme (No.50) e um retorno, com o La Mar (No.42). São Paulo e Cidade do México vêm logo na sequência, com cinco estabelecimentos cada, incluindo A Casa do Porco (No.4) — eleito The Best Restaurant in Brazil 2023 — e o Fauna (No.5), no Valle de Guadalupe — eleito The Best Restaurant in Mexico 2023. O La Docena (Polanco), na Cidade do México, volta a figurar na lista na posição No.48.  E ocupando a histórica posição No.2, o El Chato é o restaurante colombiano que alcança a mais alta posição na lista.


 Ilustrando a constante evolução do panorama gastronômico da região, oito restaurantes fazem sua estreia na lista este ano. Medellín e San José aparecem no ranking pela primeira vez com o X.O.  (No.27) e o Sikwa (No.47), respectivamente. Dentre as outras estreias, estão o Humo Negro (No.44)  em Bogotá, o Mercado 24 (No.49) na Cidade da Guatemala, e o Cantina del Tigre, na Cidade do Panamá, que entra na lista na posição No.25 e vence o Highest New Entry Award, patrocinado pelo Aspire Lifestyles. 


 Stefano Bolognese, diretor de negócios internacionais da San Pellegrino, diz: “Gostaríamos de parabenizar a todos os restaurantes que conquistaram seu lugar nesta edição do Latin America’s 50 Best Restaurants. O compromisso, a especialização e o amor dedicados ao trabalho e ao setor são incríveis e inspiradores. Temos muito orgulho de contribuir para a promoção destes talentos gastronômicos, que merecem imensamente esse reconhecimento”. 


 A cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 contou com o anúncio de mais sete prêmios.  O Gin Mare Art of Hospitality Award foi concedido ao Pangea (No.29), em Monterrey, onde o chef Guillermo González Beristáin promove uma fusão de técnicas francesas com produtos do nordeste do México; os pratos são harmonizados com uma extensa carta de vinhos, em um ambiente contemporâneo e elegante.  


 Maribel Aldaco, chef do Fauna (No.5) no Valle de Guadalupe, recebeu o prêmio Latin America's Best Pastry Chef, patrocinado pela República del Cacao. Maribel reimagina sobremesas clássicas, como churros e tortas, combinando técnicas de classe mundial com ingredientes locais. O Fauna, liderado por Maribel e seu marido David Castro Hussong, escalou o ranking rapidamente e se tornou The Best Restaurant in Mexico 2023, após receber diversos prêmios, incluindo One To Watch Award 2020 e Highest New Entry 2022. 


 Em sua segunda edição, o Beronia Latin America's Best Sommelier 2023 foi para Florencia Rey, do Maido (No.1). A Head Sommelier do The Best Restaurant in Latin America 2023 e The Best Restaurant in Peru 2023 serve uma carta com mais de 250 vinhos e saquês selecionados. Com um compromisso especial com a promoção dos vinhos peruanos, que não costumam receber a atenção merecida, a seleção foi pensada para complementar os ingredientes locais que o chef Tsumura usa em seus pratos preparados principalmente com frutos do mar.  


O Cantina del Tigre, na Cidade do Panamá, foi premiado como Highest NewEntry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles ao conquistar a posição No.25. O Quintonil, na Cidade do México, é o vencedor do Highest Climber Award 2023, patrocinado pelo Alaska Seafood por subir 31 posições, chegando ao No.12. 


Com uma visão contemporânea da gastronomia panamenha, Mario Castrellón, do Maito (No.6),  Cidade do Panamá, foi o mais votado pelos chefs e venceu o Estrella Damm Chefs' Choice Award. O Maito é conhecido como ponto de encontro de culturas, sabores e ingredientes do Panamá. Sua influência na região vem crescendo rapidamente, após ganhar o prêmio Highest Climber Award 2022. 


 O Manu (No.35), em Curitiba, foi o vencedor do Flor de Caña Sustainable Restaurant Award. A chef Manoella “Manu” Buffara promove diversas ações sustentáveis em seu restaurante, incluindo a preservação das abelhas brasileiras e o incentivo a jovens produtores em áreas de pesca e agricultura no estado do Paraná. Ela também promove hortas urbanas em Curitiba, transformando zonas abandonadas da cidade em áreas de fornecimento de alimentos às comunidades.  


 Os vencedores dos prêmios especiais, anunciados previamente, também foram homenageados na cerimônia. Entre eles estão Janaína Torres Rueda, vencedora do Latin America’s Best Female Chef; a estrela de TV e escritora Dolli Irigoyen, homenageada com o Icon Award; e o restaurante Cordero, em Caracas, que levou o American Express One To Watch Award. 


O processo de votação  


 O papel da organização do 50 Best é promover os restaurantes e demonstrar que o talento gastronômico nunca teve tanta importância, continuando a apoiar o setor de hospitalidade e inspirando os consumidores a buscar experiências culinárias inesquecíveis. O 50 Best trabalha com a firma de consultoria Deloitte, sua parceira oficial e independente de arbitragem, para ajudar a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e da lista de vencedores do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023


 A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por mais de 300 membros da região,  todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico da América Latina. Os votos da Academy definem a lista Latin America’s 50 Best Restaurants, que serve como “barômetro” do sabor na região. A Academy é dividida em cinco regiões:  México, Brasil, América Central e América do Sul, dividida em duas partes, norte e sul. Os votantes em cada região são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restauranteurs e gourmets com grandes experiências de viagem. Em 2023, cada membro foi responsável por 10 votos, de acordo com as suas melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. Ao menos quatro desses votos devem mencionar restaurantes fora de seu país de origem (os membros da Academy que não puderam viajar internacionalmente apresentam somente os seis votos em restaurantes do seu países de origem). Para ver mais detalhes do processo de votação da Latin America’s 50 Best Restaurants,  clique aqui. 


Sobre o Best of the Best 


 O grupo Best of the Best é composto por todos os restaurantes que figuraram no topo do ranking anual The World’s Best Restaurants ao longo da história, e que, portanto, já não podem receber votos nas novas edições da lista. Os estabelecimentos do grupo de elite com os No.1 são para sempre reconhecidos como destinos gastronômicos icônicos no hall da fama Best of the Best Hall. O Central será o primeiro restaurante da América Latina a figurar no hall da fama Best of the Best, após conquistar a cobiçada posição No.1, no The World’s Best Restaurants 2023. Para ver mais detalhes sobre o Best of the Best, clique aqui. 


*** 

NOTAS DO EDITOR: 

Ranking - Establishment - City/Town 

1- Maido - Lima 

2 - El Chato - Bogotá 

3 - Don Julio - Buenos Aires 

4 - A Casa do Porco - São Paulo 

5 - Fauna - Valle de Guadalupe 

6 - Maito - Cidade do Panamá 

7- Kjolle - Lima 

8 - Leo - Bogotá 

9 - Boragó - Santiago 

10- Mayta - Lima 

11- Nuema - Quito 

12 - Quintonil - Cidade do México 

13 - Mérito - Lima 

14 - Lasai - Rio de Janeiro 

15 - Pujol - Cidade do México 

16 - Celele - Cartagena 

17 - El Preferido de Palermo - Buenos Aires 

18 -Metzi - São Paulo 

19 - Villa Torél - Ensenada

20 - Oteque - Rio de Janeiro

21 - Nelita - São Paulo

22 - Evvai - São Paulo

23 - Gustu - La Paz 

24 - Sublime - Cidade da Guatemala

25 - Cantina del Tigre - Cidade do Panama

26 - Gran Dabbang - Buenos Aires

27 - X.O. - Medellín

28 - Arca - Tulum 

29 - Pangea - Monterrey

30 - Julia - Buenos Aires

31 - Sud 777 - Cidade do México

32 - Mishiguene - Buenos Aires

33 - Osso - Lima 

34 - Maní - São Paulo

35 - Manu - Curitiba 

36 - Rosetta - Cidade do México

37 - Alcalde - Guadalajara

38 - Alo's - Buenos Aires

39 - Mil - Moray 

40 - Le Chique - Cancún 

41 - Crizia - Buenos Aires

42 - La Mar - Lima 

43 - Niño Gordo - Buenos Aires

44 - Humo Negro - Bogotá 

45 - Parador La Huella - José Ignacio

46 - Rafael - Lima 

47- Sikwa - San José 

48 - La Docena (Polanco) - Cidade do México

49- Mercado 24 - Cidade da Guatemala

50- Cosme - Lima 



Siga o 50 Best: 


• Siga no Instagram: @TheWorlds50Best  #LatAm50Best   

• Siga no X:  @TheWorlds50Best #LatAm50Best   

• Inscreva-se no nosso canal do YouTube: Worlds50Best 


Sobre Latin America’s 50 Best Restaurants 


 Latin America's 50 Best Restaurants foi lançado em 2013 para celebrar a gastronomia em toda a região e fornecer aos clientes de todo o mundo uma visão local e recomendações culinárias. A lista dos Latin America's 50 Best Restaurants é criada pela Academia dos Latin America's 50 Best Restaurants, um influente grupo de 300 líderes da indústria de restaurantes na América Latina, cada um selecionado por sua opinião especializada sobre o cenário gastronômico da América Latina. A lista dos Latin America's 50 Best Restaurants é publicada pela William Reed, que também publica os The World’s 50 Best Restaurants, lançado em 2002; Asia’s 50 Best Restaurants, lançados em 2013; e Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants, lançados em 2022


Sobre o parceiro de destino do host: Prefeitura do Rio 


 O Rio de Janeiro é uma cidade global, conhecida em todo o mundo por sua exuberante beleza natural e sua cultura vibrante. Além das praias, lagoas, florestas e montanhas que se misturam à vida urbana, o Rio tem uma vida gastronômica pulsante, que se reflete, em seus aromas, texturas e sabores, um jeito único de viver. Dos botequins à alta gastronomia, da tradicional feijoada aos frutos do mar, a cidade oferece aos turistas e aos cariocas uma culinária diversa e criativa, rica em ingredientes locais e influências plurais. Chefs renomados e premiados – brasileiros e estrangeiros – deliciam os paladares mais exigentes. E, mesmo nos lugares mais simples, não falta uma porta aberta para a rua, uma mesa na calçada, um petisco, um chopp gelado, uma caipirinha e o jeito carioca de servir a mais sofisticada felicidade. Da comida brasileira tradicional, com seus toques indígenas, africanos e europeus, à fusão contemporânea e cosmopolita dos restaurantes asiáticos, o Rio é uma cidade aberta ao estrangeiro, ao novo. Da culinária vegetariana ao clássico churrasco brasileiro, a cidade está de braços abertos para todos. Em um quiosque à beira-mar ou nos restaurantes em meio à floresta, no alto das montanhas, o Rio é uma verdadeira capital gastronômica da América Latina. No menu: a alma carioca e o sabor de uma vida feliz. 


Sobre o patrocinador principal: S.Pellegrino & Acqua Panna 


S.Pellegrino & Acqua Panna são os principais patrocinadores dos Latin America's 50 Best Restaurants.  S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais águas minerais naturais no mundo da gastronomia. Juntas, elas interpretam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.


Nossos parceiros 


• Prefeitura do Rio – Parceiro oficial do destino do evento 

• S.Pellegrino & Acqua Panna – Parceira principal e parceira oficial de água; patrocinadora do The Best Restaurant in Latin America 2023  

• Estrella Damm – Parceira oficial de cerveja; patrocinadora do prêmio Estrella Damm Chefs’ Choice Award 

• American Express Resy – Parceiro oficial de cartão de crédito e de plataforma de reservas (Resy);  patrocinador do prêmio American Express One To Watch Award 

• República del Cacao – Parceiro oficial de chocolate; patrocinadora do prêmio Latin America's Best Pastry Chef Award 

• Gin Mare – Parceiro oficial de gim; patrocinador do prêmio Gin Mare Art Of Hospitality Award • Beronia – Parceira oficial do vencedor; patrocinadora do prêmio Beronia Latin America's Best Sommelier Award 

• Flor de Caña – Parceira oficial de rum, patrocinadora do prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award 

• Aspire Lifestyles – Parceiro oficial de concierge, patrocinadora do prêmio Highest New Entry Award • Alaska Seafood Marketing Institute – Parceiro oficial de frutos do mar; patrocinador do prêmio Highest Climber Award 

• Pisco, Espírito do Peru – Parceiro oficial de Pisco 

• Copacabana Palace – Parceiro oficial do local sede do evento 

• Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Parceiro oficial de hospedagem

bottom of page