O Don Julio, restaurante localizado em Buenos Aires, é eleito The Best Restaurant in Latin America 2024 na premiação patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, reconquistando a posição que ocupou pela primeira vez em 2020.
Foto: Daniel Ramalho
• Na lista, figuram estabelecimentos de 22 cidades, entre eles, seis estreantes. • Buenos Aires mantém a sua posição de potência culinária na região, com oito restaurantes no ranking, seguida por Lima e São Paulo, com sete estabelecimentos cada.
• O chef-restauranteur colombiano Harry Sasson conquista o Woodford Reserve Icon Award por suas contribuições ao panorama gastronômico latino-americano.
• Camila Fiol leva o título de Latin America's Best Pastry Chef Award, patrocinado pela República del Cacao, por seu trabalho na Fiol Dulcería (Santiago, Chile) e além.
• O Trescha, em Buenos Aires, se posiciona como Highest New Entry Award, estreando na lista na posição No.33.
• The Highest Climber Award, patrocinado pelo Lee Kum Kee, é entregue ao Rafael (Lima, Peru) — o restaurante galgou 27 posições no ranking para assumir, neste ano, a colocação No.19. • Os chefs elegeram Sergio Díaz, do Sublime (Cidade da Guatemala), como vencedor do Estrella Damm Chefs’ Choice Award.
A comunidade gastronômica esteve em peso na cidade do Rio de Janeiro pelo segundo ano consecutivo para a cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, patrocinado por S.Pellegrino & Acqua Panna. Apresentada no icônico Museu Histórico Nacional, no dia 26 de novembro, a 12ª edição anual do ranking celebra a riqueza e a diversidade culinária da América Latina, representadas por estabelecimentos de 22 cidades, escolhidos por 300 especialistas e profissionais do setor.
O Don Julio, em Buenos Aires, é eleito The Best Restaurant in Latin America e The Best Restaurant in Argentina 2024 pela segunda vez — o estabelecimento também chegou ao topo da lista em 2020. Dedicada à parrilla argentina, a casa que ocupou a posição No.3 no último ano é reconhecida globalmente pelas carnes de alta qualidade, pela extensa carta de vinhos e pelo atendimento de alto nível. Trata-se de uma instituição gastronômica liderada pelo restauranteur e sommelier Pablo Rivero, admirado por profissionais da América Latina e de todo o mundo. Seu conhecimento e experiência lhe renderam o prestigiado título de Beronia World’s Best Sommelier no The World’s 50 Best Restaurants 2024.
William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “É com imenso prazer que anunciamos o Don Julio como The Best Restaurant in Latin America 2024. Nossos sinceros parabéns ao Pablo Rivero e à equipe do Don Julio, este lugar especial que coloca a cozinha argentina na vanguarda do panorama gastronômico mundial. Parabenizamos também todos os estabelecimentos reconhecidos na edição atual do Latin America’s 50 Best Restaurants e reafirmamos o nosso compromisso com a promoção da gastronomia latino-americana aos mais altos níveis globais. Estamos ansiosos para testemunhar o crescimento e o sucesso desses restaurantes extraordinários nos próximos anos”.
Buenos Aires mantém a sua posição central no panorama do setor este ano, com oito restaurantes na lista 1-50 como em 2023, — seguida por Lima e São Paulo, com sete restaurantes cada. São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, amplia a sua participação em comparação ao ano anterior — o Tuju (No.16) reaparece pela primeira vez após participar da lista 51-100 em 2021, e o Kotori (No.50) faz a sua estreia na lista 1-50. O Maido (No.2), em Lima, conquista o prêmio The Best Restaurant in Peru, e El Chato (No.3), de Bogotá, é premiado como The Best Restaurant in Colombia.
Outros destaques são o Boragó (No.5), de Santiago, eleito The Best Restaurant in Chile; o Lasai (No.7), no Rio de Janeiro, eleito The Best Restaurant in Brazil; e o Quintonil (No.9), da Cidade do México, eleito The Best Restaurant in Mexico. Além deles, o Nuema (No.11), em Quito, o Maito (No.14), na Cidade do Panamá, o Sikwa (No.25), em San José, e o Gustu (No.38), em La Paz, são considerados The Best Restaurant in Ecuador, The Best Restaurant in Panama, The Best Restaurant in Costa Rica e The Best Restaurant in Bolivia, respectivamente.
Refletindo o emergente panorama culinário da região, seis restaurantes surgem na lista pela primeira vez. O Trescha, em Buenos Aires, estreia na posição No.33, levando o título de Highest New Entry Award e reforçando a reputação de potência gastronômica da capital argentina. O Huniik, em Mérida, figura na posição No.36, e o Lo de Tere, de Punta del Este, entra na posição No.41 do ranking, firmando-se ainda como The Best Restaurant in Uruguay. Outras novidades são o Manuel (No.42), de Barranquilla, e o Cordero (No.44), de Caracas, prestigiado também com o prêmio The Best Restaurant in Venezuela. O Máximo Bistrot (No.43), na Cidade do México, e o Aramburu (No.46), em Buenos Aires, retornam ao ranking depois de dois anos.
Stefano Bolognese, diretor da unidade de negócios internacionais da Sanpellegrino, diz: “Como patrocinadores de longa data do Latin America’s 50 Best Restaurants, a S.Pellegrino e a Acqua Panna têm muito orgulho em apoiar esta prestigiosa celebração da excelência culinária. O evento ressalta as experiências mais finas de toda a região, além de talento e criatividade incríveis, que continuam moldando a vibrante cena gastronômica da América Latina. Celebramos a paixão e a inovação de todos os chefs e equipes que deixam aqui suas marcas e aguardamos ansiosos a oportunidade de testemunhar seu impacto no futuro do setor. Parabéns ao restaurante vencedor e a todos na lista. Continuem transpondo as barreiras da criatividade para, por meio da gastronomia, fazer do mundo um lugar melhor”.
Outros sete prêmios foram distribuídos na cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024. O renomado chef e restauranteur colombiano Harry Sasson é reconhecido com o Woodford Reserve Icon Award por suas contribuições excepcionais para a região. Um dos pioneiros da nova cena gastronômica de Bogotá, Harry lidera uma rede de estabelecimentos que inclui o restaurante homônimo, onde serve uma fusão criativa de sabores latino-americanos, japoneses e europeus, em uma mansão inspirada na dinastia Tudor.
O Latin America's Best Pastry Chef Award, patrocinado pela República del Cacao, é concedido à Camila Fiol, mente por trás da confeitaria Fiol Dulcería, situada na capital chilena. Ex-assistente de Rodolfo Guzmán, do Boragó, Camila foi subindo degraus até chegar à posição de Head Pastry Chef, em 2012, e inaugurar a sua inovadora confeitaria, onde serve combinações ousadas e experimentais.
A enóloga colombiana Laura Hernández Espinosa é reconhecida pelo Beronia Latin America's Best Sommelier Award por suas descobertas e seus estudos sobre as bebidas originárias de comunidades indígenas. Laura atua como sommelier-chefe no Leo, em Bogotá, e no bar La Sala de Laura (no mesmo endereço). Ela também é diretora-executiva do Funleo, fundação dedicada a restaurar e promover o conhecimento ancestral.
Vencedor do Highest New Entry Award, o Trescha (No.33) é um dos restaurantes mais exclusivos de Buenos Aires, com apenas 10 lugares, um menu experimental em 14 tempos e um terraço para coquetéis. O chef Tomás Treschanski serve combinações fascinantes de ingredientes e influências globais. Rafael, em Lima, leva o Highest Climber Award, patrocinado pelo Lee Kum Kee. O prêmio reconhece o grande desempenho da casa multifacetada, que foi do No.46 em 2023 para o No.19 este ano — um salto de 27 posições. Instalado em uma mansão de estilo Art-Deco, o restaurante comandado por Rafael Osterling mescla ingredientes e sabores peruanos, italianos e japoneses.
Reverenciado com o Estrella Damm Chefs’ Choice Award, Sergio Díaz lidera a cozinha do Sublime. Localizado na Cidade da Guatemala, o estabelecimento foi nomeado The Best Restaurant in Guatemala. Sua interpretação da história do país é ilustrada em um menu de 12 tempos que contempla séculos de insumos e sabores, da era pré-colombiana ao presente. Criativo e apaixonado pelo que faz, Sergio nasceu em uma família de restauranteurs nas montanhas guatemaltecas e tem vasta experiência como chef corporativo, o que explica a sua altíssima reputação nos setores de atendimento e alimentação.
O Lunario, situado no terraço de um edifício no Vale de Guadalupe, é o vencedor do Sustainable Restaurant Award. Inaugurado em 2019 e liderado por Sheyla Alvarado, o restaurante tem uma visão única sobre sustentabilidade, inspirada pelas tradições agrícolas locais. A maioria dos ingredientes do menu de seis ou oito tempos é cultivada na Finca La Carrodilla, fazenda onde tudo é produzido de acordo com as diretrizes de certificação orgânica. Já os frutos do mar são trazidos do oceano Pacífico, cuja costa mais próxima está a apenas 15 quilômetros de distância.
A cerimônia ainda foi marcada pela distribuição dos prêmios anunciados em antecipação ao evento oficial. Eles foram entregues à Marsia Taha Mohamed, vencedora do Latin America’s Best Female Chef; ao Tuju (No.16), de São Paulo, vencedor do Gin Mare Art of Hospitality Award; e ao Clara, do Quito, vencedor do American Express One To Watch Award.
O processo de votação
O papel da organização do 50 Best é promover os restaurantes e demonstrar que o talento gastronômico mantém sua vital importância, continuando a apoiar o setor de hospitalidade e inspirando os consumidores a buscar experiências culinárias inesquecíveis. O 50 Best trabalha com a firma de consultoria Deloitte, sua parceira oficial e independente de arbitragem, para ajudar a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e da lista de vencedores do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024.
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 membros da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina. Os votos da Academy definem a lista da Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil. Os votantes são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restaurateurs e gourmets com vasta experiência em viagens. Cada membro envia 10 votos, apresentando o que considera as suas melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. Ao menos quatro desses votos devem mencionar restaurantes fora de seu país de origem. Para ver mais detalhes do processo de votação da Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.
CONFIRA A LISTA 1-50 COMPLETA:
2 Maido Lima
3 El Chato Bogotá
4 Kjolle Lima
6 Celele Cartagena
8 Mérito Lima
9 Quintonil Cidade do México
10 Leo Bogotá
11 Nuema Quito
12 Alcalde Guadalajara
13 Mayta Lima
14 Maito Cidade do Panamá
15 A Casa do Porco São Paulo
16 Tuju São Paulo
17 Fauna Valle de Guadalupe
19 Rafael Lima
20 Evvai São Paulo
22 Sublime Cidade da Guatemala
23 Villa Torél Ensenada
24 Pujol Cidade do México
25 Sikwa San José
26 Nelita São Paulo
27 Metzi São Paulo
28 Cosme Lima
30 La Mar Lima
32 Arca Tulum
35 Maní São Paulo
36 Huniik Mérida
38 Gustu La Paz
39 Mercado 24 Cidade da Guatemala
40 Cantina del Tigre Cidade do Panamá
41 Lo de Tere Punta del Este
42 Manuel Barranquilla
43 Máximo Bistrot Cidade do México
44 Cordero Caracas
45 Humo Negro Bogotá
47 Sud 777 Cidade do México
48 Rosetta Cidade do México
49 Mil Moray
50 Kotori São Paulo
Sobre o Latin America’s 50 Best Restaurants
Lançado em 2013, o Latin America's 50 Best Restaurants nasceu para celebrar a gastronomia da região, além de promover e recomendar restaurantes latino-americanos a entusiastas de todo o mundo. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é criada pela Academia do Latin America’s 50 Best Restaurants, um influente grupo formado por 300 líderes do setor de toda a América Latina, selecionados com base na sua expertise a respeito do panorama culinário da região. A lista é publicada por William Reed, que também é responsável pela publicação das listas The World’s 50 Best Restaurants (lançada em 2002), Asia’s 50 Best Restaurants (lançada em 2013) e Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants (lançada em 2022).
Siga 50 Best:
• Siga no Instagram: @TheWorlds50Best #LatAm50Best
• Siga no X (antigo Twitter): @TheWorlds50Best #LatAm50Best
• Siga no Facebook: facebook.com/LatinAmericas50BestRestaurants
• Inscreva-se no canal do YouTube: Worlds50Best
Sobre o patrocinador principal: S.Pellegrino & Acqua Panna
S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais marcas patrocinadoras do Latin America’s 50 Best Restaurants. Elas são líderes no fornecimento de água mineral natural para o mundo da alta gastronomia. Juntas, elas divulgam o estilo italiano por todo o globo — uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.
Instagram: @sanpellegrino_br
留言