Blog integra o projeto de criação, formação e curadoria Comida de Pensar
Jornalista pesquisa e escreve sobre gastronomia há 13 anos e é doutor em Comunicação pela UnB, com estágio doutoral em Ecogastronomia pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo (UniSg, Itália)
Lobão anota passagens pelo jornalismo gastronômico no Jornal de Brasília, Revista Chef, Veja Brasília e Metrópoles
Brasília tem na gastronomia um dos mais importantes ativos na promoção de turismo e lazer. E este mercado gastronômico da capital federal nunca esteve tão aquecido agora. Por outro lado, a cidade carece de referências para o debate aprofundado acerca deste segmento. Para preencher este vácuo de crítica gastronômica qualificada na cidade, o jornalista Guilherme Lobão lança, nesta sexta-feira, seu novo blog: Garfo do Crítico.
“O Garfo do Crítico é uma tentativa de recuperar esse lugar de reflexão e pensamento crítico acerca da comida, ocupado em quase a totalidade apenas pelo trabalho de divulgação de restaurantes”, justifica o crítico, que é comentarista de gastronomia na CBN e foi editor de gastronomia no Jornal de Brasília, publisher na Revista Chef e crítico de restaurantes em Veja Brasília e no portal Metrópoles.
Segundo Lobão, a promoção, o turismo e o colunismo social neste setor são importantes e há muita gente qualificada dedicada a produzir conteúdo. “Mas o blog pretende ser uma referência para análises e discussões isentas de restaurantes, para estimular discussões e reflexões junto ao público”, complementa.
A ideia é avaliar restaurantes e demais estabelecimentos do setor de restauração e hospitalidade sem fazer distinção entre eles, desde comida de rua, padarias, lanchonetes e bares aos restaurantes mais premiados, por todo o Distrito Federal e, aos poucos, incluindo experiências fora da cidade.
“É uma crítica para além do ponto do filé. Será um espaço de continuidade da experiência à mesa em forma de argumentação e reflexão”, diz. Para garantir a isenção, Lobão realiza visitas anonimamente, como um cliente regular, e paga a própria conta.
O sistema de menção do Garfo do Crítico não será o de estrelas ou de notas. Ele se resume à atribuição de 1 Garfo ao final de cada crítica para os estabelecimentos que merecedores do reconhecimento, segundo a avaliação, independentemente de categoria. A proposta não é promover uma disputa entre os restaurantes, mas conferir um atestado de qualidade das casas mencionadas.
O blog já está no ar, com algumas críticas publicadas no início do ano, mas o lançamento oficial será na sexta-feira, com a publicação de uma crítica fresquíssima de um dos mais incensados restaurantes da cidade.
Serviço:
Garfo do Crítico: acesso em
Sobre o Comida de Pensar – O Garfo do Crítico é uma das iniciativas do projeto Comida de Pensar, um hub de formação, curadoria, pesquisa, criação, jornalismo e desenvolvimento de soluções direcionado à promoção da gastronomia como conhecimento transdisciplinar e veículo de transformação social, econômica, cultural, política e tecnológica. O Comida de Pensar se divide em três eixos:
1) Educação: Parceria com a Escola de Humanas:
- Comida de Pensar – Curso online de Ciências Gastronômicas
- Oficina de Escrita Gastronômica
- Recozinha – Curso presencial teórico-sensorial
- LABor – Laboratório de conteúdo digital.
2) Criação: newsletter Coffice, revista digital O Bicho Todo, blog O Garfo do Crítico e produções jornalísticas e de produção de conteúdo terceirizadas para parceiros e outras empresas.
3) Curadoria: curadoria de festivais de cinema (Matula Film Festival) e de atividades formativas para eventos culturais e gastronômicos, como o Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação. Idealização e produção do Sabugo – I Salão Brasileiro de Gastronomia, Arte e Educação, previsto para o segundo semestre de 2023.
Sobre o autor – Guilherme Lobão é jornalista, agente cultural, crítico e pesquisador de cinema e de gastronomia, além de professor universitário. Atuou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense, BandNews FM, Veja Brasília e no Metrópoles. Atualmente, é comentarista de gastronomia na rádio CBN Brasília. É doutor em Comunicação pela UnB, com estágio doutoral no curso de Ecogastronomia, Educação e Sociedade da Università degli Studi Gastronomiche di Pollenzo (Itáia). É criador do Comida de Pensar e autor da newsletter Coffice.
Comments