• Viviane Campos

Fred Restaurante faz aniversário e celebra com novidades

Para comemorar os 30 anos, a casa lança três cervejas


Neste ano de 2021, o Fred Restaurante faz 30 anos. Inaugurado em 1991, por Alfred Norbert Gassner, o Fred, a casa alemã na essência e brasileira no sabor, tem uma história de sucesso. Ao longo dessas três décadas, passou por uma reforma que trouxe o terceiro salão do restaurante e mudou de mãos. Hoje, quem toca são duas jovens: as primas Ana Paula Brant e Cyntia Resende, sempre com o apoio de Tofeti, pai da Cyntia e tio de Ana. Sim! É uma empresa familiar. Para brindar a data, o restaurante vai lançar a cerveja Fred Bier, em 3 versões: a Hop Lager, Puro Malte e a Weiss. Elas são produzidas na cervejaria local Bezy, em Sobradinho/DF, e serão vendidas a um preço especial de lançamento por R$ 14,90. Os clientes podem consumir no restaurante e ainda levar para casa.

A Hop Lager é uma cerveja de baixa fermentação, tal como uma pilsner ou american lager, que recebe uma maior quantidade de lúpulos, principalmente visando acentuar o aroma e não o amargor. Assim, atende quem deseja degustar uma cerveja leve, mas que gosta dos aromas dos lúpulos mais presentes. De cor clara e cristalina, suave nota dos caráteres maltados, tem altíssima drinkability. É uma cerveja de cor dourada, clara, cristalina e com teor alcoólico médio (4,9%ABV).

Já a Puro Malte, é uma cerveja leve, cristalina, de cor dourada, feita exclusivamente com maltes claros, lúpulos nobres e suaves, fermentação lager e com teor alcoólico médio-baixo (4,1%ABV). Os sabores e aromas do malte e do lúpulo se harmonizam em um balanço bem equilibrado, podendo ser notados por todo o tempo em que você estiver degustando essa cerveja, dentro de uma ideia de leveza e drinkability, mas com uma rica experiência sensorial.

E, a Weiss, famosa por seu perfume de cravo e banana, proporciona aromas frutados produzidos pelas leveduras e não pela inclusão de adjuntos. É refrescante, tem corpo suave, teor alcoólico médio-baixo (4,5%ABV) e uma leve nota de trigo, lembrando pão ou grãos. Possui cor amarelo-palha e alta turbidez, causada em muito pelas proteínas do trigo, que também auxiliam na formação e retenção da espuma, farta e cremosa. Costuma ser a primeira experiência no mundo das cervejas especiais para a maioria das pessoas.


Para harmonizar, o Fred Restaurante possui um extenso cardápio. Dentre as delícias, os famosos: couvert da casa, o steak tartare e o mix de salsichas que são um sucesso desde a inauguração.


Apesar da especialidade alemã, que traz no menu clássicos como o goulash com spatzle e o einsbein com chucrute, o prato preferido do público é o picadinho, que desde a fundação é tido como o melhor e o mais tradicional de Brasília. O prato representa 90% dos pedidos realizados pela clientela, a maior parte nem sequer abre o menu. Feito com filé mignon picado, flambado e apurado em molho roti especial da casa, ele vem acompanhado de farofa de pão, banana à milanesa, ovo pochê e arroz branco. O prato mais pedido é o picadinho de filé mignon (R$ 119) e serve duas pessoas. Para harmonizar, a dica é a Hop Lager.

Apesar da pouca idade, Brasília tem alguns restaurantes que já fazem parte da história da capital e o Fred é um deles. Quem é que não tem uma memória para contar sobre o picadinho deles? Uma coisa é certa: o prato se tornou um patrimônio gastronômico brasiliense. Para acompanhar todas as novidades, acesse o Instagram: https://www.instagram.com/fredrestauranteoficial Fred Restaurante Endereço: 405 Sul, Bloco B, Loja 10 Telefone: (61) 3443 1450 Horário de funcionamento: Das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sábado e domingo, almoço até às 16h. No domingo, segunda, terça e quarta; não abre para jantar Instagram: @fredrestauranteoficial Fotos: 4 X soluções