top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Excelência italiana: Vittoria D’Italia Ristorante celebra 10 anos


Chef Francesco Bravin comemora uma década do seu restaurante Vittoria D’Italia e cria prato comemorativo para a data


Foto: divulgação


O italiano Francesco Bravin, proprietário e chef do restaurante Vittória d’Italia, instalado na quadra 214 da Asa Norte, especializado na “vera Cucina italiana” especialmente a gastronomia da região do Vêneto/Italia, está comemorando no próximo dia 25 de abril uma década de Brasília.


No Brasil, a trajetória do chef Francesco, que nasceu em Portogruaro, uma pequena cidade na província de Veneza/Italia, e que aprendeu a cozinhar com as “nonnas” inicia quando conhece em Barcelona, Andreia, hoje sua esposa. Na ocasião comandava o Piazze d”Italia, o restaurante italiano mais famoso e antigo da cidade Catalã, pertencente ao Italiano Pugliese Nicola Marino, grande referência em sua trajetória.


Seguindo o coração, Bravin deixou Barcelona e se estabeleceu em Brasília. Na capital, ficou por um ano analisando o mercado gastronômico e buscando um espaço para montar seu restaurante.

A cozinha do Vittoria D’Italia é totalmente afetiva, e a inspiração veio de suas avós que cozinhavam muito bem, “ainda menino, gostava de ficar por perto observando e aprendendo o oficio de cozinheiro, que exerço desde os 16 anos profissionalmente” ressalta orgulhoso Bravin que passou por restaurantes na Itália nas cidades de Portogruaro, Bibione, Jesolo.


Em uma década na capital do país, Bravin faz um balanço muito positivo dessa trajetória. Apesar dos muitos desafios, o restaurante hoje tem seu importante papel no roteiro gastronômico e é referência na cozinha italiana clássica. Uma grande conquista foi o reconhecimento pela Câmara de Comércio italiano que concedeu ao estabelecimento o Selo Ospitalità Italiana.


Para celebrar a data, o chef criou um prato comemorativo: Filetto di manzo com redução de vinho italiano primitivo, acompanhado de gnocchi com cogulmelos orgânicos e finalizado com crema di tartufo nero


Vittoria D’Italia e o Selo Ospitalità Italiana


O selo “Ospitalità Italiana” é um programa de certificação de qualidade e reconhecimento para os restaurantes italianos no mundo e tem diversos objetivos, tais como promover as tradições dos produtos da Itália e valorizar a sua cultura gastronômica; Valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que respeitam os padrões de qualidade do programa Ospitalità Italiana e criar novas oportunidades e ações de promoção para os restaurantes italianos no mundo e para o selo Ospitalità Italiana.

Organizado mundialmente pela União das Câmaras de Comércio Italianas no Mundo e supervisionado pelo Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas, com apoio do Ministério do Turismo, do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais da Itália e outras instituições, que conta com mais de 1.800 restaurantes certificados em 60 países.


Sobre o Vittoria D’Italia


Vittoria D´Italia é um restaurante, localizado em frente ao Parque Olhos d´Água na comercial da 214 norte, bem intimista, aconchegante e agradável. Oferece culinária italiana clássica de antepastos e massas artesanais com carnes, aves e pescados. O Chef Francesco faz questão de oferecer a seus clientes, uma culinária italiana tradicional e muito saborosa. No restaurante não se utiliza temperos industrializados pois o chef gosta e quer que cada ingrediente tenha o seu sabor, e está em constante estudo para inovar o seu cardápio, sem fugir da tradição italiana.


10 Anos do Ristorante Vittoria D’Italia


Endereço: CLN 214, Bloco D, Loja 19

Telefone: 3547-0795

Métodos de pagamento: Visa, Mastercard e dinheiro

Horário de funcionamento:

Ter-Sex: 19h às 23h30

Sábado e domingo: aberto para almoço e jantar

bottom of page