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  • Foto do escritorViviane Campos

Entenda a diferença entre a teína do chá e a cafeína

Composto da Camellia sinensis tem característica molecular que se parece com café, mas o chá tem ritmo mais prolongado de absorção pelo organismo


Foto: divulgação


Os chás têm naturalmente um composto químico chamado teína, que age no corpo humano como um energizante. Esse composto é o mesmo que está no café, porém a cafeína é absorvida de forma rápida no estômago (uma reação em meio ácido), provocando incremento na atividade cardiovascular. Enquanto isso, a reação de absorção da teína ocorre no intestino (um meio alcalino) e em um ritmo menos acelerado, devido aos polifenóis do chá.

A diferença prática entre a teína no chá e a cafeína no café é o modo como afetam o corpo: a teína proporciona um efeito energizante longo e suave, mantendo por horas mais disposição e revitalização; já a cafeína implica em picos pontuais de energia, altos, mas de efeito imediato.

A quantidade da substância em um chá é proporcional ao nível de oxidação ao qual as folhas são submetidas, por isso há opções que têm pouca (ou nenhuma) teína. Esses processos de oxidação são os que originam a classificação de chás entre preto, azul (oolong), vermelho, verde e branco – os chás brancos contêm pouquíssima teína e os chás pretos contêm muita teína.

A partir desse conhecimento, é possível escolher qual o melhor chá para cada momento: o ideal é consumir aqueles com mais teína apenas durante o dia. Vale lembrar que estas classificações só se aplicam aos chás – as bebidas provenientes da Camellia sinensis.


Confira na tabela a seguir as principais diferenças entre teína e cafeína.



A Tea Shop

 

A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.

Em 10 anos de operação no Brasil, a Tea Shop já comercializou 60 milhões de xícaras de chá, criando novos hábitos de consumo no país. As infusões são procuradas por quem busca saúde, equilíbrio e bem-estar sem abrir mão do sabor.


O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine à escolha do consumidor com opções para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.) e para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida. 

 

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