top of page
  • Foto do escritorBárbara Soares

Dicas infalíveis para receber bem

O ano de 2020, sem sombra de dúvida, foi atípico e nos mostrou a importância de valorizarmos nosso bem mais precioso: a saúde, seguida da nossa família e amigos.


Por medida de segurança, não teremos grandes aglomerações nas tradicionais festividades de final de ano. No entanto, não é por isso que iremos deixar de cuidar da nossa casa e de proporcionar bons momentos a quem está próximo de nós, diariamente.


Veja abaixo 10 dicas de como deixar sua casa mais atraente, receptiva e aconchegante:


1) Tenha sempre flores de corte. Você pode comprar em floriculturas, supermercados e feiras. Coloque num vaso com água gelada e uma colher (chá) de açúcar refinado. Essa misturinha fará com que o arranjo fique vivo e dure por mais tempo. Atente-se para as cores escolhidas: normalmente as brancas remetem à paz e algo mais elegante e intimista, ao passo que as coloridas costumam trazer alegria. A amarela visa energia e vibração. Rosa e vermelha são cores mais românticas. Um bom mix de flores do campo costuma proporcionar jovialidade e leveza.

2) Caso não tenha vaso disponível em sua casa, use os utensílios que já possui, tais como: copos (altos ou baixos), jarras (suco ou água), decanter (se for o modelo simples, basta higienizar após o uso com bicarbonato de sódio e água), potes de vidro reciclado (azeitona, maionese, etc) entre outros. Pode inclusive, complementar com uma fita simples (prata, dourada, vermelha, verde, enfim use a criatividade de acordo com a sua decoração).


3) Uma mesa posta fica mais interessante com a presença dos sousplats e eles não necessariamente precisam ser comprados em lojas de decoração já prontos e caros. Tem como adquirir o sousplat em mdf cru e decorar conforme a sua criatividade / necessidade. Seja com capas prontas de tecido que são vendidas em lojas de armarinho ou comprar tecido adesivado e você mesma pode preparar. Que tal customizar aqueles discos de vinil que estão encostados sem uso?

4) Use velas nas mesas e pequenos arranjos horizontais que remetam às festividades. Em algumas quadras residenciais ou até mesmo em alguns parques (como o Parque da Cidade), é possível encontrarmos diversos pinheiros com várias pinhas secas. Que tal customizá-los com tinta em spray dourada que é vendida em lojas de construção? Ou colocar glitter em pó nas extremidades?


5) Cuide da hidratação dos seus convidados. Tenha água saborizada disponível. Pode ser elaborada com frutas cítricas, tais como: laranja, limão e carambola. Ou frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e cereja. É interessante colocar alguma erva aromática como o hortelã, manjericão ou alecrim. Algumas combinações que são sucesso: laranja, limão siciliano e hortelã; limão tahiti e alecrim; morangos com laranja e manjericão. Use a criatividade! Pode usar as jarras próprias de suco / água ou comprar suqueiras com tampa e torneira. Basta repor a água conforme consumir e armazenar posteriormente em refrigeração.


6) Faça no Word um cardápio simples, imprima e coloque à mesa. O convidado terá todos os detalhes do que será servido e você não precisará explicar repetidamente para cada um deles. Além de deixar a recepção mais organizada e elegante. Tem algum quadro sem uso? Reaproveite a moldura colocando o cardápio impresso num aparador / buffet, por exemplo.


7) Capriche na luz quente! É mais aconchegante entrarmos em um ambiente com meia luz. As luzes quentes atraem nossa vontade de comer muito mais do que em ambientes com luzes frias e muito iluminadas, o que nos desperta e causa mais inquietação e ansiedade. Já reparou que nos consultórios médicos as luzes são mais claras e frias e nas cafeterias as luzes mais quentes e aconchegantes?


8) Opte por trilha sonora mais neutra que agrade a todos os convidados sem atrapalhar a conversa. Uma boa música instrumental ajuda bastante principalmente na hora da refeição. Nas plataformas digitais é possível encontrar diversas playlists de estilos mais “lounge bar" , que são super agradáveis.


9) Se não for ficar preso ao serviço da mesa, espalhe pela casa mesas de canto e centro e opte por pequenas queijeiras, tábuas, ramequins que possam armazenar pequenos petiscos para os seus convidados. Copos baixos de destilados comportam muito bem alguns petiscos como oleaginosas.


10) Não tem taça para cada tipo de bebida a ser servida? Calma, não entre em pânico! Lembre-se de que uma taça de vinho padrão pode comportar tanto vinhos quanto espumantes e até mesmo cerveja e coquetéis! Sim! Taças de vinho branco são o grande coringa no serviço de mesa. Todos os estilos de cerveja (temos mais de 100!) podem ser servidos nelas sem problema algum. O serviço ficará elegante e sofisticado. Alguns coquetéis poderão ser melhor servidos em copos baixos, os mesmos que usamos para servir as doses de destilados, ao passo que alguns podem amplamente ser adaptados em taças como é o caso da clássica Gin Tônica.




Fotos: acervo @babigourmet


bottom of page