top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Descubra o corte perfeito: como a arte do corte influencia no sabor e na experiência dos queijos

Redondos, quadrados, cilíndricos, em formato de coração, piramidais... A Europa produz queijos das mais variadas formas e tamanhos. Descubra aqui as melhores maneiras de cortar e saborear seu queijo preferido 


Foto: divulgação


Amplamente conhecida por sua rica tradição na produção de queijos, a França apresenta uma variedade impressionante de sabores e texturas que encantam os paladares de amantes de queijos no mundo todo. Cada queijo francês possui características únicas que os tornam verdadeiras obras-primas gastronômicas, e o corte adequado de cada variedade é essencial para aprimorar sua experiência de degustação. 


O sabor de um queijo varia da casca a seu centro, ele não é uniforme. De modo geral, quanto mais próximo à casca, mais acentuado será o sabor. Já no centro ele se torna mais cremoso e seu entorno é mais saboroso. Para lidar com a variedade de formas e texturas dos queijos, foram definidas regras de corte com o intuito de aproveitar ao máximo todo seu potencial de sabor. 


Adaptar o método de corte ao formato ou à variedade de queijo


Queijos redondos e planos, tais como o Camembert, são cortados como um bolo, do centro e puxando a faca para fora, formando fatias triangulares e regulares de queijo. 


Queijos redondos e grandes, tais como o Brie, temos duas opções possíveis:

• Cortar primeiramente a ponta e apenas algumas porções ao longo do queijo. Em seguida, cortar no sentido do comprimento em porções perpendiculares à borda;

• Ou cortar fatias longas, como o Camembert, e depois cortar as mesmas ao meio.


Queijos em formato de pirâmide ou cilindro, tais como o Emmental: são fatiados como os queijos redondos ou quadrados, em porções finas e alongadas em toda a altura do queijo. É melhor cortar pelo menos 8 porções.


Queijos em quartos, como o Bleu d’Auvergne ou Mimolette fracionados: devem ser colocados na horizontal e espalhados a partir do centro da parte fina.



Os perigos do corte errado


Cortar os queijos de forma inadequada pode resultar em perdas significativas de sabor e textura. Por exemplo, fatias muito grossas de queijos cremosos podem acentuar tal característica e desmoronar facilmente, enquanto fatias mal cortadas de queijos duros podem diminuir a apreciação de suas notas sutis de sabor.


Utensílios corretos


É importante usar facas apropriadas à massa de cada queijo, para que os sabores não se misturem. Cada faca é projetada para fazer cortes precisos, em função da textura da massa e do formato do queijo.


Faca para queijos de massa mole e casca branca: a finalidade desta faca é cortar queijos com textura cremosa e pegajosa, como o Brie e o Camembert, por exemplo, sem que a massa grude muito, graças à sua lâmina longa e alveolada.


Faca para queijos de massa prensada e cozida: adequada para queijos duros, pode-se utilizar o polegar para pressionar a ponta na extremidade da lâmina para cortar facilmente queijos muito duros, tal como o Emmental.


Faca para queijos de massa prensada e não cozida: essa é uma faca de lâmina longa projetada para fatiar queijos grandes e de dureza média, como o Mimolette jovem.


Faca para queijos azuis: essa faca de lâmina larga foi projetada para fatiar queijos com veias azuis, tais como o Bleu d’Auvergne, que são mais frágeis, sem quebrá-los demais.


Espátula de serviço para queijos azuis: usada para levantar delicadamente a porção de queijo de veios azuis da faca para que possa ser colocada no prato sem quebrar.


Convidamos todos os entusiastas da gastronomia a explorar a rica diversidade dos autênticos queijos franceses. Pegue sua faca e corte com cuidado, pois cada pedaço é uma jornada sensorial única e deliciosa!


Bon appétit !


bottom of page