top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

120 Delight é a nova aposta da Vinícola Santa Rita para o mercado brasileiro


Consolidada entre as maiores vinícolas do Chile, a centenária Santa Rita, também tem conquistado cada vez mais o mercado brasileiro. Entre as estratégias para fidelizar o público, a marca investe em inovação e no lançamento de novos produtos, como é o caso do 120 Delight, que chega nas gôndolas e e-commerce do Grupo Pão de Açúcar, em todo o país.



Foto: divulgação


Lançado em 2022, trata-se de um vinho com baixa caloria e baixo teor alcoólico disponível nas uvas Cabernet Sauvignon, Moscato e Pinot Grigio. O desenvolvimento deste produto, que foi iniciado em 2019, veio atender às necessidades dos consumidores que, cada vez mais, buscam opções de bebidas alcoólicas com baixa caloria e baixo teor alcoólico.


Depois de um tempo de estudo, em que a vinícola consultou consumidores para definir se seria uma opção viável, chegou-se na formulação do vinho com cerca de 30% menos teor alcóolico e 28% menos calorias por taça do que a linha convencional do 120 Reserva, rótulo carro-chefe da vinícola chilena no Brasil e o vinho mais vendido no Chile.


“Há um grande potencial de crescimento para este tipo de produto, pelo fato da mudança de comportamento dos jovens e consumidores em geral que querem uma boa bebida, mas também estão interessados com o bem-estar. Além disso, temos observado cada vez mais brasileiros interessados no universo da enologia. Inovações como essa contribuem para atrai-los”, explica Oscar Sallas, enólogo da vinícola Santa Rita.


O enólogo, que é responsável pela formulação dos rótulos, detalha que apesar de serem vinhos com menos álcool e por isso sentir-se menos corpo e intensidade, a qualidade e o estilo do vinho se mantem da mesma forma que o original. E em relação ao processo de produção, no caso dos vinhos brancos, são colhidos nas mesmas uvas que os vinhos convencionais, mas no início da estação, por isso são mais frescos e aromáticos. Já nos tintos, utiliza-se o mesmo vinho convencional, ao qual se baixa o teor alcoólico, mas acrescenta-se também um percentual do vinho branco, previamente desalcoolizado. Este primeiro passou por todo o processo de vinificação, armazenado em madeira e tudo o que normalmente é feito.


“Apesar de ser simultaneamente branco e tinto, mais diluído do que um vinho convencional, o tinto preserva a estrutura fenólica, a adstringência, enquanto o branco a sensação aromática típica da casta. Portanto, possuem a mesma lógica de harmonização dos vinhos convencionais. Obviamente, que eles acabam sendo um pouco mais leves. Por isso, é importante não consumi-los com nada que seja muito pesado, para que não esconda o vinho”, completa Oscar Sallas.


Para celebrar a chegada do 120 Delight no Brasil, a vinícola promove nesta quarta-feira (29) um evento descontraído unindo partidas de beach tennis, música e vinho. A ideia é justamente mostrar o quanto o novo rótulo pode combinar com ocasiões que vão desde um encontro informal, até a prática de uma atividade entre amigos, tornando o momento ainda mais leve e prazeroso.


Como parte da campanha de lançamento, a vinícola realiza nesta semana, mídia online em canais nacionais focado no público da bebida e ativação com influenciadores digitais.


Ficha técnica – Linha 120 Delight



Este Cabernet Sauvignon de baixo teor alcoólico apresenta intensa coloração vermelho rubi. No nariz apresenta notas de frutas vermelhas, especialmente framboesa, cerejas e morangos. Na boca é macio com uma suculência longa e um final fresco e agradável.

Harmonizações sugeridas: salada acompanhada de uma proteína magra ou um bom ensopado.

Ano: 2021

Variedade: 100% Cabernet Sauvignon

Região: Valle Central

Álcool: 8,9% vol.

pH: 3,79

Acidez total: 4,8 g/l (exp. em Ácido Tartárico)

Açúcar residual: 6,35 g/l.



Vinho verde claro. No nariz é fresco, com delicadas notas cítricas e florais. Na boca apresenta uma acidez suave e equilibrada, com toques minerais e frutados. É fresco e tem um final leve e agradável.

Harmonizações sugeridas: ideal para acompanhar aperitivos vegetarianos, saladas ou pratos leves com baixo teor proteico.

Ano: 2021

Variedade: 85% Pinot Grigio 15% Moscatel

Região: Valle Central

Álcool: 9,3% vol.

pH: 3,35

Acidez total: 6,6 g/l (exp. em Ácido Tartárico)

Açúcar residual: 12,2 g/l.



No nariz, o 120 Moscato Delight mostra muita lichia, gengibre, jasmim, frutas e notas de flores cítricas, típicas da variedade. No paladar é delicado, oleoso, profundo e com final refrescante.

Harmonizações sugeridas: este vinho combina delicadamente doçura, acidez e frutado, ideal como aperitivo e sobremesa.

Ano: 2021

Variedade: 100% Moscatel

Região: Valle Central

Álcool: 9,2% vol.

pH: 3,2

Acidez total: 6,7 g/l (exp. em Ácido Tartárico)

Açúcar residual: 77 g/l.

 

Preço médio: R$ 57,99

Onde encontrar: lojas físicas e e-commerce do Grupo Pão de Açúcar.


bottom of page