top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Manteiga Ghee: benefícios para a saúde e sabor para as receitas


Mais concentrada que a versão tradicional, a manteiga clarificada garante benefícios nutricionais e sabor especial aos pratos

Conhecida por fazer parte do cardápio saudável de famosos, a manteiga clarificada, também chamada de manteiga ghee, conquistou muitos adeptos que buscam por mais qualidade de vida e sabor para as receitas. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, essa versão do óleo é fonte de nutrientes, tem função antioxidante e é um alimento com alta densidade energética – o que atraiu diversas celebridades do mundo fitness.


“Além disso, a ghee é rica em vitaminas A e E, que ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, previnem o envelhecimento precoce e contribuem para a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos. Também possui melhor digestibilidade que a manteiga comum, sobretudo por ter uma grande redução no teor de lactose”, explica a especialista.


Por esse motivo, é recomendada, principalmente, por quem possui intolerância ao açúcar do leite. Não só isso, o alimento também é indicado para quem precisa diminuir a quantidade de sódio – um inimigo quando o assunto é pressão arterial e retenção de líquidos - já que sua composição é 100% livre do componente.


Versátil, a manteiga clarificada pode ser utilizada em diversas aplicações culinárias e, como toda gordura, realça o sabor de preparações. O ingrediente pode fazer parte de receitas grelhadas, assados (bolos e tortas), para temperar saladas cruas e incrementar torradas e pães, em uma substituição da margarina comum.


Entretanto, a nutricionista do Oba Hortifruti salienta que o consumo exige atenção: “assim como qualquer outro alimento, quando consumida em excesso, a manteiga ghee também pode se tornar prejudicial para a saúde. Por isso, deve ser incorporada ao cardápio com cautela e dividindo espaço com outras fontes de gorduras, as insaturadas, como o azeite e as castanhas”, finaliza a profissional.

Por fim, Renata ensina o passo a passo de pãozinho caseiro para degustar com a manteiga e uma versão da ghee que pode ser aromatizada com ervas de forma caseira. Confira!



MANTEIGA GHEE AROMATIZADA


1) Aqueça a manteiga ghee em banho-maria até que fique bem líquida.

2) Adicione ervas de sua preferência (orégano, alecrim, manjericão).

3) Deixe descansando por pelo menos 1 dia antes de utilizar.

4) Utilize em pães, torradas ou para temperar carne e até mesmo saladas.



PÃO CASEIRO


500g de farinha de trigo

250mL de água morna

1 ovo

1 col de sopa de açúcar

1 col de chá de sal

2 envelopes de fermento granulado


1) Misture o fermento em 50mL de água e reserve.

2) Acomode a farinha em uma vasilha e acrescente o ovo, o sal e o açúcar.

3) Adicione o fermento e vá adicionando a água aos poucos, misturando a massa inicialmente com uma colher de pau e em seguida sovando com as mãos até que a massa se solte da vasilha.

4) Deixe descansando por cerca de 30 minutos e em seguida abra a massa com um rolo de macarrão e modele no formato que deseja assar.

5) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que o pão fique dourado.

6) Sirva ainda quente com manteiga ghee.



 Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Com mais de 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Siga o ObaHortifruti

Fotos: divulgação

bottom of page