Dia da Cachaça: docente do Senac ensina receitas que tem a aguardente como destaque
- Viviane Campos
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
cachaça já ultrapassou há muito tempo os limites do copo e conquistou definitivamente as nossas cozinhas. No Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro, festejamos não apenas uma bebida, mas um produto que carrega história, cultura e infinitas possibilidades culinárias.
Para comemorar a data, Joyce Luz, nutricionista e docente da área de Gastronomia do Senac em Contagem, que integra o Sistema Fecomércio MG, destaca que “a cachaça é um ingrediente versátil, que pode ser utilizada tanto em pratos doces quanto salgados, potencializando sabores e agregando identidade brasileira às criações culinárias”. Ela compartilha três sugestões que demonstram como o destilado pode transformar receitas do dia a dia.

Risoto mineiro de linguiça caipira
Ingredientes:
200g de arroz arbóreo;
200g de ragu de linguiça caipira;
50 g de cebola;
20g de alho;
200g de queijo minas meia cura;
20 ml de suco de limão Taiti;
350 ml de fundo aromático de legumes;
60g de manteiga;
40 ml de cachaça(preferencialmente envelhecida);
10g de sal;
20g de salsinha repicada.
Modo de preparo: Refogue o alho e a cebola na manteiga. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por dois minutos. Adicione a cachaça e deixe evaporar. Adicione duas conchas do fundo aromático aquecido e vá mexendo com uma espátula até secar. Repita o processo até o arroz ficar al dente. Incorpore o ragu de linguiça. Quando o arroz estiver quase no ponto desejado, acrescente o queijo. Adicione o suco de limão e uma colher de manteiga gelada. Finalize com salsinha repicada e sirva imediatamente.

Costela de boi cozida com cachaça
Ingredientes:
2 kg de costela bovina;
Duas cebolas grandes picadas;
Uma cabeça de alho repicado;
Uma colher de sopa de manteiga;
Três tomates-grandes sem semente picado em cubos pequenos;
250 ml de cachaça.
Páprica doce (a gosto);
Salsinha repicada(a gosto).
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola na manteiga. Em seguida, acrescente o tomate e mexa por dois minutos. Adicione a costela bovina, a páprica e a cachaça. Coloque pressão na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Verifique se a carne está macia e, se houver necessidade, reduza o caldo. Sirva com batatas assadas.

Brigadeiro de caipirinha
Ingredientes:
Uma lata de leite condensado (395g);
Uma colher de sopa de manteiga (20g);
50 ml de suco de limão Taiti (uma unidade);
50 ml de cachaça envelhecida;
Açúcar cristal e raspas de limão Taiti para decorar(quanto bastar).
Modo de preparo: Em uma panela acrescente o leite condensado, a cachaça e a manteiga. Deixe a mistura no fogo e misture sem parar até dar a consistência de enrolar (o brigadeiro descola do fundo da panela). Desligue o fogo e acrescente o suco do limão. Misture vigorosamente. Despeje em uma travessa de vidro e espere esfriar. Modele os brigadeiros no tamanho desejado e passe na mistura de açúcar refinado e raspas de limão Taiti. Coloque em forminhas e sirva.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Contagem
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Em Contagem desde 1996, o Senac oferta cursos ágeis nas áreas de saúde, tecnologia, gestão e comércio, gastronomia, marketing, entre outros, além de Aprendizagem Comercial. No ensino técnico, é possível cursar Administração, Informática, Segurança do Trabalho e Logística. Devido à sua localização, no bairro Eldorado, a unidade é uma opção para as comunidades de Caeté, Contagem, Esmeraldas, Nova Lima, Piedade dos Gerais, Raposos, Rio Acima e São José da Varginha.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Créditos: Rede Comunicação
Fotos: divulgação