top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Dia do Sorvete: saiba como comemorar a data sem culpa

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala das características do alimento e ensina quatro receitas caseiras de sorvete


Alimento perfeito para os dias de calor, o sorvete ganhou um dia inteiro para chamar de seu. O Dia Nacional do Sorvete é comemorado em 23 de setembro, data que marca a chegada da primavera, estação que anuncia o início das temperaturas mais quentes do ano. Mas, como comemorar essa data sem culpa? Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, afirma que mesmo o sorvete sendo um alimento hipercalórico, há maneiras de consumi-lo sem exagerar nas calorias.


 Segundo a nutricionista, o ideal é buscar uma opção mais natural de sorvete. “Olhe sempre o rótulo e evite aqueles com muitos aditivos químicos em sua composição”, orienta. Renata indica o preparo de sorvetes em casa, com frutas e, de preferência, com uso de água em vez de leite, o que deixará o alimento mais leve. Ela ainda alerta para algumas armadilhas calóricas ao consumir o produto, como os acompanhamentos: caldas, confeitos, castanhas, chocolates. Esses ingredientes são ricos em açúcares, o que aumenta o valor calórico do sorvete. Em todos os casos, a dica da nutricionista é o consumo moderado, com equilíbrio. A nutricionista também faz recomendações para pessoas pertencentes a grupos especiais: 


● Diabéticos devem consumir com muita moderação e, preferencialmente, versões sem adição de açúcar.


● Pessoas com intolerância à lactose devem preferir opções sem leite ou com preparados com leite sem lactose.


● Pessoas com dificuldades em digerir gorduras, como quem passou por retirada recente de vesícula, precisam ficar atentas à quantidade consumida, pois podem ter indigestão e mal-estar intestinal.


A nutricionista indica o preparo de sorvete com frutas frescas e ingredientes simples e naturais. O sorvete é um alimento de alto valor nutritivo e fonte de energia e as frutas são ótimas opções para uma alimentação saudável, pois são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças. Portanto, o sorvete de fruta fresca é um alimento saboroso e altamente nutritivo.


As frutas de cores amarelas e laranjas são ricas em vitaminas A e têm boa quantidade de vitamina C, como a manga, também rica em fibras e carotenoides, que ajudam a proteger a pele e a visão. Já as frutas cítricas, como abacaxi, limão, laranja, são excelentes fontes de vitamina C, fibras e potássio, protegem o organismo contra infecções e radicais livres. Frutas como coco também são excelente opção por fortalecer o sistema imunológico e repor a perda de minerais por conter zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio e vitaminas A, C e E.Renata ensina algumas receitas fáceis de sorvetes para fazer com frutas frescas em casa e curtir com moderação. 


 

SORBET DE ABACAXI COM MANGA


 Ingredientes:

2 xícaras de chá de abacaxi maduro picado½ xícara de chá de coco ralado1 xícara de chá de manga picadaO mínimo possível de água (só o suficiente para bater) Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.



 SORBET DE COCO


 Ingredientes:


Polpa de 4 cocos verdesO mínimo possível de água (só o suficiente para bater) Modo de preparo:Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida. 



SORVETE COM ESPECIARIAS


 Ingredientes:


1 xícara de chá de creme de leite fresco3 colheres de sopa de leite em pó1 colher de chá de canela em pó1 colher de chá de cravo em pó1 xícara de chá de açúcar mascavo1 xícara de chá de água1 colher de café de essência de baunilha Modo de preparo:Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida. 


SORVETE DE CHOCOLATE 


Ingredientes:


1 e ½ xícara de creme de leite fresco1 xícara de chá de açúcar 1 xícara de leite integral 1 xícara de chocolate em pó 50% cacau Modo de preparo: Bata no liquidificador o creme de leite, o leite, o açúcar e o chocolate por 5 minutos, até obter um creme homogêneo e fazendo bolhas. Coloque em um refratário e leve ao freezer por 2 horas. Retire e bata a massa novamente. Volte ao freezer por mais 2 horas antes de servir. 


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/ Siga o Oba HortifrutiSite: https://obahortifruti.com.br/Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ 


Fotos: divulgação


Comments


bottom of page