• Viviane Campos

Como salgar a carne para o churrasco



Uma das dúvidas frequentes que o canal Churrasqueadas recebe é sobre sal para assar  a carne: se deve ser feita antes de ir para a grelha ou depois de pronta. O churrasqueiro José Almiro – apresentador do maior canal do país de receitas de churrasco nas redes sociais – responde a este respeito com alguns esclarecimentos e dicas: 1. É possível sim salgar a carne antes ou após assada. De acordo com o José Almiro, é uma questão de gosto.

2. Tipos de sal mais comuns para churrasco.


O sal fino, o grosso, o entre fino (sal de parrilla) e flor de sal. Existem as variações como o sal do himalaia, que se encontra tanto fino como grosso também. O sal grosso é para temperar peças grandes e antes de ir para a churrasqueira. Já os outros, podem temperar a carne antes ou depois de assadas. O sal grosso é recomendado para peças grandes e inteiras como costela, por exemplo, peças que vão ficar um tempo maior na churrasqueira. Os demais, são para peças menores ou em bifes. 3. Quando vai assar uma carne, muitos dizem que se salgar antes, a tendência é desidratar a carne, mas segundo o churrasqueiro, isso é mínimo e imperceptível a perda de líquido e suculência. “A não ser que se coloque muito sal e deixe por muito mais tempo na carne”, comenta. José Almiro recomenda salgar na hora que for levar a carne para a churrasqueira. Caso queira colocar o sal depois de assado, então deve-se usar o sal de parrilla ou fino, e não sal grosso. A vantagem de salgar depois da carne assada e cortada em tirinhas é que o sal espalha sobre todos os lados, e não somente na parte exterior quando se salga antes. 4. A quantidade de sal na peça também depende muito do tipo que será usado e a carne que será assada.


José Almiro explica que o sal grosso adere menos na carne, diferente de um sal mais fino, como o de parrilla. “Por isso, quando usar um sal mais fino, use bem menos do que usaria o sal grosso. E a quantidade é a gosto”, ressalta o churrasqueiro. O momento do uso do sal pode variar com a preferência. Normalmente, a carne de frango, cordeiro e a suína, costuma-se temperar antes, e até com uma certa antecedência, para que o tempero penetre mais na carne. Já o peixe, como é uma carne mais delicada, pode ser temperada antes ou depois. No caso de uma picanha, por exemplo, é possível usar o sal grosso para temperar a picanha inteira, mas com o sal de parrilla há mais controle sobre a quantidade e a possibilidade de corrigir o sal depois de assado. O Churrasqueadas soma mais de cinco milhões de seguidores nas redes sociais. Já ultrapassa a marca de 1,5 milhão de inscritos no Youtube (com total de 85 milhões de views), 3.3 milhões no Facebook (com total de 600 milhões de views), além dos mais de 895 mil seguidores no Instagram. Novos vídeos de receitas toda segunda e sexta. O passo a passo das receitas também estão disponíveis no site do Churrasqueadas. CHURRASQUEADAS @churrasqueadasoficial www.facebook.com/churrasqueadasoficial www.youtube.com/churrasqueadas SUGESTÃO DE RECEITA

- Picanha Engessada e Farofa de Bacon Caipira Vídeo da receita: https://youtu.be/c6dH44ynTJE INGREDIENTES: 1 peça de Picanha Sal grosso Acompanhamento – farofa de bacon (quantidade a gosto): Azeite Bacon Alho Cebola Tomate Pimentão amarelo Pimenta calabresa seca Chimichurri Farinha de milho Cheiro verde Salsinha Cebolinha MODO DE PREPARO: 1 - Pegue um forma retangular e faça uma cama caprichada de sal grosso. Deite a picanha e faça alguns riscos na gordura. Acrescente mais uma boa camada de sal para cobrir toda a peça. 2 - Leve ao forno por 1 hora. 3 – Farofa de Bacon: frite o bacon, reserve. Frite o alho e cebola picados. Acrescente o tomate picado, depois o pimentão picado, pimenta calabresa, tempere com chimichurri e levemente com sal. Misture tudo com o bacon. Coloque a farinha aos poucos e mexa ao mesmo tempo. Complemente com a cebolinha, cheiro verde e salsinha picados. Finalize com fio de azeite. 4 – Retire a picanha do forno e o excesso de sal nela. Sirva com a farofa.  

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com