top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

7 receitas de churrasco de frango

A carne do frango é uma proteína que tem seu momento de destaque na gastronomia, e no churrasco não é diferente. E se comparada aos preços das carnes bovina e suína, a de frango é sempre uma opção mais em conta. Por ser muito fácil de preparar na churrasqueira – em sua grande maioria depende de uma boa marinada - o  mestre churrasqueiro José Almiro, apresentador do Churrasqueadas no YouTube, ensina algumas maneiras e técnicas para assar o frango e galeto e deixá-lo mais saboroso e suculento, como por exemplo, desossar a coxa e sobrecoxa de forma simples e rápida, fazer o frango no varal, no fogo de chão,  e até uma reprodução da receita Galeto Al Primo Canto, considerado um dos três pratos tradicionais do Rio Grande do Sul. 

- Coxa e Sobrecoxa de frango desossada Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 5 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=pQRfMlivlmk&feature=emb_title INGREDIENTES: 700g de Coxa 700g de Sobrecoxa Limões Pimenta-do-reino Sal Páprica picante Molho de soja (Shoyu) Azeite  Mostarda MODO DE PREPARO:  - Pegue a peça a coxa e sobrecoxa, e na ponta do osso, corte o couro ao redor, raspe para tirar todo o nervo, dê um nó no osso e puxe para tirá-lo. Limpe as cartilagens. Repita a mesma técnica para tirar o outro osso; - Coloque num refratário e banhe com limão, pimenta-do-reino, sal, páprica picante, shoyu, azeite, mostarda e misture tudo; - Leve à churrasqueira por 25 minutos virando quando necessário;


- Frango Assado no Varal Pode-se fazer uma estrutura de bambu ou de ferro Tempo de preparo: 2 horas Rendimento: 10 porções Execução: Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=8T92ALecYcY&feature=emb_title INGREDIENTES: - 2 Frangos Caipira - Limão-cravo - Molho de soja (Shoyu) - Alho - Cebola roxa - Sal - Manteiga - Laranjas -  Pimenta-do-reino - Salsinha - Alecrim - Pimenta dedo de moça MODO DE PREPARO:  - Primeiro, banhe o frango com o suco do limão cravo; - Prepare o tempero para marinar: molho de soja, pitada leve de sal, suco de laranja, manteiga pré-derretida, pimenta-do-reino, alecrim, salsinha picada, e misture bem.  - Coloque dentro do frango um pouco de salsinha, pedaços de cebola roxa, dentes de alho amassado com casca, pimenta dedo de moça e pitada de sal.  - Pegue o tempero para marinar, coloque um pouco dentro do frango e banhe por fora;  - Passe barbante por todos os lados do frango, amarre as pernas, e coloque os ganchos. Leve ao varal, 50 cm da brasa para assar lentamente, senão queima por fora e fica cru por dentro.  - Faça um maço de alecrim e cheiro verde com o tempero da marinada, e de vez em quando, salpique o frango para dourar.   - Após 30-40 minutos, vire o frango, e se houver necessidade, depois deste tempo, veja se precisa virar novamente para o assado ser uniforme. 


- Frango Recheado com Farofa com bacon no forno Tempo de preparo: 90 minutos Rendimento: 5 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=itV_aSpPwzE&feature=emb_title INGREDIENTES: 2kg de frango 3 laranjas 2 limões 100ml de molho de soja (Shoyu) 3 dentes de alho 1 cebola Sal de parrilla FAROFA: 1 cebola 4 dentes de alho ½ maço de cheiro verde 1 pimentão vermelho 100g de azeitonas sem caroço 200g de farinha de milho 100g de bacon 100g de miúdos de frango Azeite Sal Pimenta dedo de moça MODO DE PREPARO:  - Pegue o frango (separe os miúdos para a farofa), e em um refratário coloque o sal de parrilla e esprema os limões e as laranjas. Coloque também o molho de soja, alho e cebola picada, pimenta-do-reino e misture tudo. Deixe marinar por duas horas (olhar a cada meia hora para espalhar o tempero); - Farofa: em uma panela coloque um fio de azeite, frite o bacon, acrescente os miúdos, a cebola picada, o pimentão vermelho picado, pimenta dedo de moça, alho picado, azeitonas, mexa, uma pitada de pimenta-do-reino e sal, junte a farinha, finalize com o cheiro verde picado e misture tudo.  - Escorra o frango marinado, recheie com a farofa, feche o frango cruzando as pernas e com a pele, coloque em uma travessa com o resto da farofa e leve ao forno em 240º graus;  - Retire, corte algumas fatias, e sirva-se.


- Frango Sentado na Brasa Esta receita é feita no fogo de chão. Forme um círculo com a lenha para preparar a brasa. No meio, coloque um prato ou assadeira de pizza para assar o frango. Tempo de preparo: 120 minutos Rendimento: 4 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=rOl_gyZm5Ec INGREDIENTES: Frango Sal grosso Alho 2 laranjas Azeite 2 limões Páprica doce ou picante Alho-poró Cebola Cerveja (lata 350ml) Mostarda MODO DE PREPARO:  - Se o frango estiver congelado, descongele-o gradativamente na parte debaixo da geladeira pois a carne estará com as características da proteína e sabor conservadas;  - Tempere o frango com sal grosso, alho, suco de laranja, azeite, suco de limão, páprica, rodelas de alho-poró, anéis de cebola, banhe com a cerveja. Misture tudo e deixe marinar por 2 horas (1 hora para cada lado);  - Pegue o frango e coloque o recheio do tempero dentro.  - Pegue a lata da cerveja vazia, coloque sal grosso e encha com o caldo do tempero. Após, sente o frango recheado na lata e pincele o frango com mostarda. Leve para a brasa por 3 horas.  - Dica: aproveite este formato de churrasqueira e coloque espetos de legumes para assar também, como fazer batatas rústicas temperadas com azeite, sal e alecrim. 

- Galeto Achatado à moda caipira Tempo de preparo: 90 minutos Rendimento: 4 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=ywWgbsaPGXM&feature=emb_title INGREDIENTES: 1 Galeto 4 dentes de alho Sal grosso Vinho branco seco Pimenta dedo de moça Manjericão fresco Tomilho fresco Salsinha fresca Azeite Páprica MODO DE PREPARO:  - Tempere o galeto com alho picado, vinho, uma mão de sal grosso, pimenta dedo de moça, manjericão, salsinha, tomilho, cebola (tudo picado), pimenta-do-reino a gosto, fio de azeite e páprica. Misture tudo e deixe marinar por 2 horas (1 hora para cada lado);  - Pegue o galeto e com uma boa faca, corte-o ao meio para achatar e leve-o para grelha no braseiro médio (40cm da brasa) com o osso virado para baixo primeiro por uns 20 minutos. Vire para assar o outro lado, suba para o braseiro fraco (60cm da brasa) e regue o galeto com o tempero por mais 20 minutos para finalizar.


- Galeto Al Primo Canto Tempo de preparo: 90 minutos Rendimento: 8 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=ymnv7OXkmaU&feature=emb_title INGREDIENTES: 2 Galetos Sal Grosso Manjericão picado Salsinha picada Salvia picada Pimenta-do-reino Alho picado Vinho branco seco Noz Moscada MODO DE PREPARO:  - Tempere os galetos com sal grosso, manjericão, salsinha, salvia, alho, pimenta-do-reino, vinho e noz moscada. Misture tudo e deixe marinar por 2 horas; - Coloque os galetos em espetos (com giro automático ou vire manualmente) e leve para a brasa para assar por 1 hora;  - Dica: sirva com polenta para acompanhar; 


- Galeto Marinado Tempo de preparo:  120 minutos Rendimento: 8 porções Execução Fácil Vídeo da receita:  https://www.youtube.com/watch?v=cDF-lmZJKt0&feature=emb_title INGREDIENTES: 2 galetos 1 xícara de azeite 1 taça de vinho branco seco 2 cabeças de alho 1 cebola picada Salvia picada Manjericão fresco picada Cheiro Verde picado ½ xícara de molho de soja (Shoyu) Sal MODO DE PREPARO:  - Coloque os galetos em uma travessa e acrescente o manjericão, salvia, alho e a cebola; - Acrescente o azeite, o vinho branco seco, sal e o shoyu; - Banhe os galetos dos dois lados com esta marinada. Complete o tempero com cheiro verde picado; - Coloque os galetos em um saco plástico com o tempero junto e leve à geladeira para ficar de um dia para outro;  - Após 24 horas, retire os galetos dos sacos, coloque em um espeto (com giro automático ou vire manualmente) e leve para brasa para assar durante 2 horas. 



Fotos: divulgação

bottom of page