top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

XIII Concurso de espumante brasileiro 2023. 13ª edição será em setembro

Inscrições deverão abrir em julho

 


O número de espumantes e de vinícolas que participam do maior e mais representativo concurso de espumantes brasileiros não para de crescer. A trajetória do evento mostra o contínuo crescimento, refletindo, também, a evolução qualitativa da bebida reconhecida mundialmente. O Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela ABE desde 2001 sempre em anos ímpares, chega a sua 13ª edição com nova data. Desta vez, o evento será realizado no mês de setembro, entre os dias 26 e 29, no Dall’Onder Ski, em Garibaldi (RS), integrando o Calendário Oficial de Eventos da Capital Brasileira do Espumante.

 

Em 2021, das 425 amostras inscritas por 93 vinícolas, 134 foram premiadas, oito delas com Grande Medalha de Ouro, ou seja, alcançaram mais de 92 pontos. As medalhas foram para espumantes de vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Para este ano, o presidente da Associação, enólogo Ricardo Morari, acredita que a adesão será ainda maior. “O gosto pelo espumante nacional segue conquistando novos mercados mundo afora e até mesmo aqui no Brasil. Nossa qualidade é diferenciada, fruto do nosso terroir que favorece a elaboração de espumantes mais frescos, alegres e descontraídos”.


Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). São premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas


Fotos: Jeferson Soldi

Opmerkingen


bottom of page