top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Xavier Thuizat é o novo sommelier-chefe da Air France


Xavier Thuizat venceu Meilleur Sommelier de France 2022, Meilleur Ouvrier de France 2023 e Grand Prix de Sommelier do Guia Michelin 2024


Foto: divulgação


A Air France escolheu Xavier Thuizat, sommelier-chefe do Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood, para assinar sua futura carta de vinhos, champanhes e destilados em todas as suas cabines de viagem, além dos lounges no aeroporto de Paris. O sommelier nascido na Borgonha também criará uma nova linha de cervejas francesas.


Vencedor do Meilleur Sommelier de France em 2022, Meilleur Ouvrier de France em 2023 e recentemente do Grand Prix de Sommelier do Guia Michelin em 2024, Xavier Thuizat é reconhecido pela qualidade e relevância de suas seleções. Para criar essa nova carta, ele e as equipes da Air France organizarão degustações às cegas em todas as regiões vinícolas da França para identificar os vinhos excepcionais a serem apreciados a bordo ou enquanto relaxam no aeroporto.


Incluindo Champagne, Bordeaux, Borgonha, Vale do Rhône, Languedoc-Roussillon, Vale do Loire e Alsácia, as melhores variedades de uvas da França serão apresentadas na nova carta de vinhos da Air France, assinada pelo sommelier. A lista acompanhará os passageiros na escolha do vinho a ser apreciado, um destaque de qualquer viagem da Air France.


Xavier Thuizat assume o lugar de Paolo Basso, o melhor sommelier do mundo em 2013, que vem produzindo uma carta de vinhos e champanhes de primeira linha para os clientes da companhia aérea desde 2014.

"Gostaria de agradecer a Paolo Basso, que há dez anos tem se empenhado em promover os melhores rótulos dos vinhedos franceses para todos os nossos clientes, em nossos lounges e a bordo de nossas aeronaves. Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Xavier Thuizat, que, tenho certeza, continuará nessa função com o mesmo talento e paixão", comenta Fabien Pelous, vice-presidente sênior de Experiência do Cliente da Air France.

Em todas as suas cabines de viagem, incluindo a Econômica, e nos lounges no aeroporto, a Air France oferece uma ampla variedade de vinhos, champanhes e destilados de alta qualidade que promovem os vinhedos e produtos franceses. Todo ano, mais de um milhão de garrafas de champanhe e mais de oito milhões de garrafas de vinho são servidas aos clientes da companhia aérea.

O abuso de álcool é perigoso para sua saúde, consuma com moderação.


Sobre Xavier Thuizat  


Originário da região vinícola da Borgonha, Xavier Thuizat tem um carinho especial por essa parte da França, que ele destaca em seu trabalho. Tendo trabalhado em estabelecimentos gastronômicos de prestígio, como Relais Bernard Loiseau, Le Meurice, Pierre Gagnaire e Peninsula, ele agora é responsável pelos vinhos e destilados no Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood. Reconhecido pela qualidade e relevância de suas seleções, ele contribui especialmente para o desenvolvimento da adega do hotel, que é uma das mais ricas da França, com mais de 2.500 referências. Também sommelier do Rosewood Europe, Xavier Thuizat é responsável por apresentar o portfólio europeu do grupo. O ano de 2022 marcou um ponto de virada em sua carreira, com o título de Meilleur Sommelier de France e, em 2023, a consagração de seu título de Meilleur Ouvrier de France. Com a força desses prêmios, ele se comprometeu a transmitir seus conhecimentos e valores aos colegas, na esperança de treinar a próxima geração de talentos. Em 2024, ele recebeu o Grand Prix de Sommellerie na cerimônia do Guia Michelin. No mesmo ano, ele se tornou o Sommelier Chefe da Air France.


Sobre o Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood 


Com a majestosa arquitetura de Ange-Jacques Gabriel, o Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood, tem vista para a espetacular Place de la Concorde, uma das mais belas praças do mundo. Construído a pedido de Luís XV, o hotel tornou-se a residência do ilustre Conde de Crillon e de sua família por muitos anos e foi transformado em um hotel em 1909, sob a orientação do arquiteto Walter-André Destailleur. Desde então, sua lista de hóspedes inclui celebridades, políticos, artistas, príncipes e rainhas, todos atraídos pela reputação única e perene de excelência do hotel. Há muito tempo, o Hôtel de Crillon garantiu seu status icônico como uma propriedade única, um testemunho vivo do melhor estilo de vida que a França tem a oferecer. Após uma transformação de quatro anos, o hotel foi reaberto em 2017 e agora conta com 124 quartos e suítes, quatro restaurantes, o Sense, o Rosewood Spa, uma piscina recém-criada, três salões históricos para reuniões e eventos e muito mais. Mais informações em www.rosewoodhotels.com/fr/hotel-de-crillon.  


Sobre a Air France 


Desde 1933, a Air France promove e destaca a França ao redor mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, carga e manutenção aeronáutica, a Air France é um grande player do transporte aéreo. Mais de 38 mil funcionários que compõem a sua força de trabalho estão comprometidos diariamente para oferecer a cada cliente uma experiência única de viagem. 

Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia formam o Grupo Air France-KLM. O Grupo conta com seus poderosos hubs Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol para oferecer uma vasta rede internacional de voos. Seu programa de passageiro frequente Flying Blue tem mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM são membros da aliança SkyTeam, que tem um total de 18 companhias aéreas membros. 


A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, e está trabalhando para reduzir e apoiar projetos que absorvem a armazenam carbono da atmosfera em sumidouros naturais de carbono. Como parte do programa Air France ACT, a companhia está comprometida em reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% vs. 2019, representando -12% em emissões absolutas de CO2. Essa ambição é apoiada por amplos investimentos para renovar sua frota com aeronaves de nova geração mais eficientes em combustível, o desenvolvimento de mais Combustível Sustantável de Aviação, ou a generalização da eco-pilotagem. 

Comments


bottom of page