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  • Foto do escritorViviane Campos

Wine comemora o descobrimento do Brasil com promoção de 15% para vinhos brasileiros

Conquistas recentes mostram todo o potencial do território brasileiro para produzir vinhos, graças a diversidade de terroirs que produzem diferentes estilos e variedades de uvas



Em 22 de abril, faz 523 anos que os portugueses chegaram ao Brasil. O ano era 1500 e a data marca o início da colonização dos brasileiros. Três décadas depois, Brás Cubas, então fundador da cidade de Santos, começou a cultivar vinhas européias nas terras descobertas. Com o passar do tempo, as videiras subiram a Serra do Mar pelas mãos dos jesuítas e, assim, se espalharam pelo país, conquistando diversas gerações de brasileiros apaixonados por vinhos ao longo dos séculos. De lá para cá, o consumo da bebida no Brasil não parou de crescer e foi impulsionado principalmente pela pandemia, que expandiu o mercado tanto para a importação de novos rótulos como para o fortalecimento dos produtores nacionais. 


Em 2012, o Brasil conquistou sua primeira Denominação de Origem para vinhos finos no país, a D.O. Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, que trouxe um patamar diferenciado para os vinhos da região. Após uma década, outra região do mesmo estado foi reconhecida como produtora de espumantes, a D.O. Altos de Pinto Bandeira. “Essa é a mais alta classificação que uma região vitivinícola pode receber para seus rótulos. As vinícolas elegíveis devem seguir algumas normas para garantir a qualidade e tipicidade dos vinhos que recebem a classificação. Sem dúvida, conquistar uma D.O. valoriza a máxima expressão dos terroirs nacionais”, observa Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine.


Nas lojas e no e-commerce Wine.com.br, os apaixonados por vinhos encontram diversas opções de rótulos nacionais, elaborados em parceria com a vinícola Miolo, uma das maiores e mais tradicionais produtoras brasileiras. Para comemorar essa data, a empresa está dando 15% de desconto em todos os rótulos brasileiros vendidos no e-commerce, App e loja física utilizando o cupom FERIADO15


Para quem quiser explorar mais a produção nacional, a sugestão é a linha Ballade, que apresenta o  Espumante Ballade by Miolo Rosé Brut , elaborado com a Garnacha, uva típica da Espanha, que tem se adaptado muito bem ao terroir do Vale do São Francisco. Além de uma versão branca do espumante Brut, há também o saboroso Espumante Ballade by Miolo Moscatel, que é excelente para harmonizar queijos fortes como o gorgonzola, pratos mais picantes e sobremesas. A linha Ballade também contempla vinhos tranquilos, brancos, rosés e tintos, com destaque para o Ballade Riesling 2022, um exemplar leve, frutado e harmônico, ideal para refrescar o paladar.


E, para quem aprecia inovações, a sugestão são os disruptivos vinhos em lata da linha Somm, que se tornam uma opção prática para degustar em eventos informais. Uma boa pedida é o Somm Tinto Lata 269 ml, que é elaborado com as uvas Cabernet Franc e Syrah, cultivadas em vinhedos do Rio Grande do Sul, que surpreende e agrada a todos os paladares desde o primeiro gole!


Links e fichas técnicas



Além das denominações de origem, outro reconhecimento importante no mundo dos vinhos são as Indicações de Procedência ou Geográficas (I.P.), que identificam as características típicas da região produtora. No Brasil, há atualmente dez I.P.s, sendo a mais recente a I.P. Vale do São Francisco, a primeira mundialmente criada para vinhos tropicais. Com isso, todos os  vinhos finos, nobres, espumantes naturais ou moscatel produzidos na região, de acordo com normas estabelecidas, poderão ser rotulados com essa indicação.


Essas conquistas recentes mostram todo o potencial do território brasileiro para produzir vinhos, graças à sua diversidade de terroirs que produzem diferentes estilos e variedades de uvas. “Certamente, esse é apenas o começo de uma longa história vitivinícola, que vai nos brindar dia após dia com saborosas surpresas! Embora os consumidores brasileiros ainda priorizem os vinhos importados, principalmente chilenos, argentinos e portugueses, os rótulos produzidos no Brasil cada dia são mais valorizados. Torço que possamos aprender diariamente o que as produções internacionais podem nos ensinar e, com isso, consigamos aprofundar nossos conhecimentos para desenvolver ainda mais nossos terroirs. Estamos aperfeiçoando nossa produção vinícola e construindo mais um orgulho nacional!”, ressalta Marina.


Sobre a Wine


A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação


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