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Vinícola Urbana: A essência do vinho descomplicado artesanal no coração de São Paulo

Primeira vinícola urbana nacional democratiza o acesso ao vinho no Brasil e une produção, gastronomia e diversidade em Pinheiros

 

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Foto: divulgação


Num país onde o vinho ainda costuma ser tratado como ritual, com rótulos importados, taças longilíneas e guardanapos de linho, uma antiga casa no meio do bairro de Pinheiros abriga um experimento que rompe com esse protocolo. Entre cafés descolados e restaurantes sofisticados, funciona a Vinícola Urbana, a primeira vinícola completa instalada dentro da cidade. Ali, o vinho é produzido, servido e explicado em tempo real, com a naturalidade de quem puxa uma cadeira na calçada para acompanhar o movimento da rua.


 

O projeto, pioneiro no Brasil, teve início em 2018, quando Daniel Colli, economista de formação e vitivinicultor, finalmente encontrou o micro-terroir ideal para transformar em realidade os vinhos que há tempos idealizou produzir em solo brasileiro. Uma parcela em Cunha, no alto do Vale do Paraíba e próximo à Serra do Mar e Paraty, apresentou condições perfeitas, misturando a influência marítima com a altitude adequada para a produção de vinhos de colheita de inverno. Foi ali que nasceu o vinhedo com as primeiras plantações de Pinot Noir e Alvarinho, variedades escolhidas de forma visionária e criteriosa para apresentar algo inovador nos vinhos de inverno.


 

Com o tempo, o family office da família Acar entrou no projeto como sócio investidor trazendo Fernanda Pinheiro, atual sócia diretora, à frente da gestão financeira para concretizar o projeto Vinícola Urbana dentro da cidade de São Paulo.

Inaugurada em 2022, a Vinícola Urbana nasceu como um showroom improvisado. Mas a promessa de beber um vinho “feito ali mesmo” viralizou. O que era para ser uma taça tímida virou wine bar com uma agenda de experiências que mesclam cinema ao ar livre, pipoca, moda, barris e tanques de aço inox. A resposta entusiasmada do público impulsionou a marca a investir em uma estrutura robusta e a trabalhar o conceito de “vinho democrático”, que passou a ser repetido como mantra. Uma taça ali pode custar R$ 22,00 e uma garrafa a R$ 78,00 para viagem. Proposta que atrai um público diverso, jovem e explorador de experiências, desde os amantes de vinho mais experientes até aqueles que estão iniciando sua jornada no mundo vitivinícola.


 

"Nosso propósito é desmistificar o vinho, tornando-o acessível e prazeroso para todos, sem formalidades. Trazer a produção para o coração de São Paulo foi um desafio, mas nos permitiu criar uma conexão genuína com nosso público, mostrando que o vinho pode ser parte do dia a dia", afirma Daniel Colli, sócio-fundador da Vinícola Urbana.

Com três anos e caminhando para novos horizontes, a essência da Vinícola Urbana reside em sua filosofia de ser um pequeno produtor, focado no processo artesanal, onde cada detalhe é cuidadosamente acompanhado. Mas a proposta vai além do artesanal: de 2023 para 2025, a produção saltou de 10 mil para 50 mil garrafas, um crescimento de 500%, consolidando a vinícola como referência em inovação e escala dentro de um modelo urbano único no país.

“A complexidade de ter uma vinícola no meio de São Paulo é superada pela logística inteligente e sustentável da empresa. A marca não se limita a produzir vinhos apenas com uvas de São Paulo; nossa matéria-prima vem de diversas regiões do Brasil, permitindo amplitude de estilos e garantindo capacidade produtiva contínua durante todo o ano” comenta, Fernanda Pinheiro, sócia-diretora da marca.


 

O portfólio da Vinícola Urbana reúne sete rótulos divididos em duas linhas. A Linha vinícola Urbana traz vinhos leves para o dia a dia, como: o Branco, blend de 80% Merlot e 20% Chardonnay da safra 2024 (R$ 78); o Rosé, elaborado com 70% Merlot e 30% Malbec da safra 2025 – lançamento previsto para setembro de 2025 (R$ 78); o Jovem, tinto frutado de 60% Merlot e 40% Tannat da safra 2025, também com lançamento em setembro (R$ 78); e o Vinho Laranja, feito com Viognier da safra 2024, vinificado em inox com breve maceração (R$ 120) e o Carbônica, com vinificação em maceração carbônica e blend de 45%Tannat, 30% Marselan e 25% Merlot (R$ 120). Já a Linha Pilar representa a alta gama da vinícola, entre eles: o Pilar Branco, blend de Alvarinho e Sauvignon Blanc fermentado em carvalho francês, premiado com 94 pontos pela Decanter e 92 pontos pela Revista Adega (R$ 220); e o Pilar Tinto, Pinot Noir da safra 2024 com passagem sutil por barrica, que recebeu 90 pontos da Decanter e Medalha de Prata (R$ 220). Além dos vinhos, a marca também aposta no Vermute Artesanal, feito com 9 botânicos brasileiros (R$98,00)


 

A Vinícola Urbana está localizada na Rua Francisco Leitão, 625, São Paulo, em um espaço que une produção, gastronomia e cultura em um só endereço. Aberta ao público para degustações, visitas guiadas e eventos, a casa convida todos a descobrirem uma nova forma de se relacionar com o vinho, no coração da cidade.


 

Serviço:

Rua Francisco Leitão, 625 – Pinheiros – São Paulo, SP,

De quarta a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados, das 13h às 22h

Telefone: (11) 97512-7757

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Sobre a Vinícola Urbana:


Idealizada em 2018, a Vinícola Urbana é a primeira vinícola com produção completa no meio de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Com uma filosofia de produção artesanal e foco na democratização do vinho, a vinícola oferece um portfólio diversificado de rótulos, desde vinhos leves e descontraídos até opções mais complexas, todos produzidos com uvas de terroirs brasileiros. A Vinícola Urbana busca não apenas vender vinho, mas proporcionar uma experiência cultural e social que celebra o consumo consciente e prazeroso da bebida.


Créditos : Mariana Villano/ Index Conectada

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