top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinhos Verdes: CVRVV promove série de eventos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis a partir de junho

Mais uma vez no Brasil, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoverá uma série de atividades em 2024 que tem início no mês de junho, com uma programação completa de eventos, entre masterclass e degustações guiadas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.


Foto: divulgação


Localizada entre o Douro e o Minho, entre montanhas e rios, entre o verde da paisagem e o azul do Atlântico, encontra-se a Região Demarcada dos Vinhos Verdes com seus inúmeros tons de verde que lhe dão o nome e, mais que isso, conferem o terroir que dá a esses vinhos uma personalidade e características únicas. E para promover ainda mais a diversidade dos vinhos lá produzidos,  a entidade responsavel para certificação e promoção da Deonominção de Origem Vinho Verde, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoverá uma série de eventos destinados a profissionais do setor e à imprensa, sendo as primeiras no mês de junho nas capitais brasileiras: Rio de Janeiro (dia 17), Belo Horizonte (dia 18) e Florianópolis (dia 20).

Sendo o Brasil o quinto maior mercado no consumo de Vinhos Verdes no mundo, o programa educacional da CVRVV tem por objetivo divulgar cada vez mais os diferentes tipos de vinhos e as formas de produção da região e principalmente a inovação que a respetiva Região Demarcada tem sofrido.

 

Nos encontros serão servidos algumas dezenas de rótulos de diversos produtores e quase que 20 vinhos nas masterclass que serão conduzidas por especialistas da área e pelo novo Embaixador da Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil, Eduardo M. Araújo. Tudo regado a muita informação, degustações e harmonizações.

 

 

Vinhos Verdes para todos os momentos


Gastronomia, enoturismo, cultura e arte são os destaques da região dos Vinhos Verdes que foi oficialmente demarcada no ano de 1908 e que desde então prova ao mundo que tem capacidade de produzir Vinhos Verdes para todos os momentos: desde Vinhos Verdes monovarietais, como as castas Alvarinho, Loureiro ou Avesso, a Vinhos Verdes de diferentes parcelas ou terroirs, passando por vinhas velhas, com carvalho ou de safras mais antigas e até mesmo as castas tintas, como Vinhão, Alvarelhão e a Borraçal. Assim como há Vinhos Verdes para acompanhar todos os estilos gastronômicos. Da comida tradicional até a cozinha de autor. Tudo isso complementado com a beleza deslumbrante da Rota dos Vinhos Verdes.

Viajar por ela é descobrir as origens e os sabores da antiga cultura do vinho cultura do vinho e mergulhar profundamente na história de Portugal. Andar pelos vinhedos, visitar as vinícolas, passear pelos jardins, trilhas e florestas, saborear a comida regional e deliciar-se com a extraordinária beleza natural e o patrimônio cultural circundante.

 

 

 

Confira a programação das atividades da Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil no mês de junho:

 

17 JUNHO, segunda-feira, 11h – 15h

RIO DE JANEIRO | GIUSEPPE GRILL LEBLON

Com Alexandre Lalas e Eduardo M. Araújo

 

18 JUNHO, terça-feira, 15h-17h

BELO HORIZONTE | HILTON GARDEN INN

Com Alexandre Lalas e Eduardo M. Araújo

 

20 JUNHO, quinta-feira, 15h-17h

FLORIANÓPOLIS | LK DESIGN HOTEL

Com Alexandre Lalas e Eduardo M. Araújo

 

 

CVRVV


A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é uma associação regional de carácter interprofissional, coletiva de direito privado, que tem por objeto assegurar a gestão estratégica e a proteção jurídica da Denominação de Origem (DO) "Vinho Verde" e da Indicação Geográfica (IG) "Minho", em representação dos respectivos interesses profissionais da produção e do comércio e de garantir o controlo oficial associado à certificação das referidas DO e IG.

 

Siga em @vinhoverdenobrasil @vinhoverdewineexperience

Comentarios


bottom of page