top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinhos para o inverno

  Saiba como escolher e harmonizar diferentes uvas  


As temperaturas despencaram nos últimos dias, né? E Brasília sendo Brasília, a gente já sabe que faz muito calor de dia e muito frio de noite! O bom disso tudo é que o vinho ganha cada vez mais espaço. Pode ser nos encontros românticos, nas reuniões com os familiares, encontro com os amigos, seja em casa ou num restaurante. A queda nos termômetros pede pratos quentes e mais encorpados, como sopas, massas, risotos, carnes e fondues, além das sobremesas. Para acompanhar tudo isso, nada melhor do que uma boa taça de vinho.  


Vinho e inverno são uma combinação perfeita, isso porque, em dias mais frios, a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente e ajuda a aquecer o corpo e combina bem com diferentes pratos da estação.


Apesar dos vinhos tintos serem os mais consumidos no frio, tem muito branco e rosé que combinam com a estação, principalmente aqueles estruturados e com passagem por barricas.


Eleita a vinícola de 2022 pelo Guia Descorchados, a Vinã Morandé tem vários rótulos que harmonizam perfeitamente com a estação, desde as uvas mais estruturadas, como a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Syrah, até as menos potentes Cinsault, Carignan e Garnacha, que geram vinhos pra lá de elegantes. Para quem curte ensopados, pratos apimentados, steak tartare, cordeiro assado e até mesmo um tutu de feijão, a dica é o Vigno 2018, elaborado com Carignan (87%) e Syrah (13%),com uvas de vinhas com mais de 65 anos do Vale do Maule.



House of Morandé 2019, escolhido como o melhor tinto do Chile, além de arrebatar os prêmios de melhor blend tinto e melhor vinho do Maipo Andes, é um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carignan e harmoniza super bem com esse frio.


Se você é fã de vinhos diferente, a dica é o Creole 2019, um blend de 85% Cinsault e 15% País feito pela maceração carbônica e envelhecido em ovo de concreto e em barricas francesas usadas por seis meses. A coloração é rubi, e os aromas são de framboesa, com notas terrosas e de especiarias combinam com embutidos, queijos curados, massas com molhos vermelhos e carnes magras.


Para os apaixonados por vinhos brasileiros, que tal Fração Única Tannat, novidade Casa Perini? O rótulo, um dos mais recentes da marca, chega para completar a linha Fração Única Casa Perini.  


Produzido com uma uva de origem francesa, com alta concentração de taninos, é ideal para quem aprecia vinhos complexos. Elaborado a partir da seleção especial de videiras, ele apresenta ótima estrutura e harmoniza bem com carnes vermelhas e de caça, com destaque para cordeiro, massas, pizzas e pratos com molhos ou bases mais condimentadas, embutidos e queijos de sabor intenso e curados. 


Quem aprecia os vinhos brancos, o Fração Única Chardonnay, também da Casa Perini, é uma boa opção para o frio. Com aromas amanteigados de chocolate branco e baunilha, a fermentação dele é concluída em barricas de carvalho, onde o vinho repousa para ganhar complexidade. Boa opção para acompanhar carnes brancas com molhos, frutos do mar, risotos e queijos em geral.


Fechando a lista, têm várias sugestões da linha Rabbit da vinícola francesa Domain Du Pere Guillot. Essa linha traz rótulos modernos e descontraídos, fáceis de harmonizar, com preços acessíveis e que podem ser encontrados em supermercados.


Tem o Dirty Rabbit Petit Verdot, um vinho com notas de frutas vermelhas frescas e delicadas com predominância para morangos, cerejas além de especiarias que vai super bem com carnes vermelhas, risotos cremosos, pratos condimentados e queijos duros.



Da mesma vinícola, tem também o Mr. Rabbit Cabernet Sauvignon, um tinto da região do Languedoc com boa acidez, taninos marcantes e longa persistência e ainda o Mrs. Rabbit Pinot Noir, um vinho macio, redondo, fácil de beber e que combina muito com massas ao molho de tomate, carnes brancas grelhadas e verduras na grelha. Agora é só escolher o que mais te agrada e optar por cobertas, maratona de séries ou fogueira com os amigos.  


Fotos: divulgação

bottom of page