top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinhos Laranjas: viva essa experiência única e elegante

Aproveite o Dia Nacional do Vinho Laranja, comemorado em 06/10, para descobrir porque esse novo estilo está conquistando tantos consumidores


Foto:divulgação


O dia 06 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Vinho Laranja, um estilo relativamente novo de vinhos, que vem chamando a atenção pela cor e desperta a curiosidade até dos mais tradicionais consumidores.


A cor alaranjada vem do contato das peles das uvas brancas com o mosto durante o processo de fermentação, tradicionalmente retiradas para elaboração dos vinhos brancos. Além da cor, esse processo agrega taninos, polifenóis presentes nas uvas que proporcionam a sensação de adstringência, normalmente sentida nos vinhos tintos.


“Em linhas gerais, os vinhos laranjas são vinhos brancos vinificados como tintos, aliam frescor, notas cítricas e amendoadas, texturas suaves, leve tanicidade e, muitas vezes, uma certa turbidez, que é incomum em vinhos brancos convencionais”, explica Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Outro diferencial dos vinhos laranjas são as harmonizações. Os Vinhos laranjas são bastante versáteis e acompanham com muita elegância tanto carnes vermelhas, quanto peixes e aves brancas. Pratos das culinárias japonesa, tailandesa, coreana e mediterrânea também são ótimas opções, além de combinarem muito bem com aperitivos e tábuas de frios.


Para embarcar nessa jornada, a dica é apostar no Skin by Bouchon D.O. Valle del Maule Semillon 2021, fermentado e depois envelhecido por 12 meses com as cascas em ânforas de 700 litros. ‘Suas uvas são cultivadas no Vale do Maule, sul do Chile, a 30 km do Oceano Pacífico, num terroir inspirador que contribui para as notas de frutas verdes como pera, frutas cítricas maduras, aromas de especiarias como pimenta branca e anis, um toque herbáceo, além da mineralidade”, observa ”, Marina Bufarah de Souza.



Complexos e diferentes de tudo que seu paladar já provou, os vinhos laranjas tem grande potencial para despertar todos os sentidos e encantar seus convidados. Comemore o Dia dos Vinhos Laranjas em grande estilo! Saúde!


Sobre a Wine


A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commercewww.wine.com.bre do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Comments


bottom of page