top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinho de Brasília é eleito um dos 16 mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos

                                                                 

 

Rótulo é assinado pela Vinícola Brasília, projeto pioneiro que une produtores de uvas em vinificação unificada no Cerrado de Altitude * O vinho estará em pré-venda a partir de 05/11

 


Capital do Brasil, patrimônio cultural, museu a céu aberto e também terroir de grandes vinhos: Brasília desponta no cenário vitivinícola nacional com uma iniciativa inovadora, resultado da união de dez produtores, que criaram a Vinícola Brasília.

 

Especializada na produção de vinhos de colheita de inverno em vinhedos do Cerrado de Altitude, a marca opera com vinificação unificada de 10 vinhedos nos arredores da capital federal, elaborando produtos a partir do blend de uvas do grupo, além da produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.

 

O primeiro grande reconhecimento da Vinícola Brasília acaba de ser anunciado: o Syrah Monumental - 1960 é uma das 16 amostras mais representativas da safra 2023, indicado pela criteriosa Avaliação Nacional de Vinhos, evento anual que elege os melhores vinhos brasileiros.  É a primeira vez na história do concurso que um vinho de dupla poda é destaque entre a seleta lista.

 



Segundo os sócios da vinícola, este é um momento muito importante, pois lançaram recentemente a marca e a vinícola ainda está em fase de implantação, e histórico para o mercado, pois a diversidade que torna o Brasil tão admirado agora está refletida no vinho, que se expande para as mais diferentes regiões, trazendo outros olhares, paladares, aromas e estilos.

 

A conquista é um reconhecimento importante para uma região nova na produção vitivinícola e uma vitória para todos os vinhos de inverno, que são cada vez mais apreciados. Essa classificação se refere ao sistema de produção de dupla poda ou ciclo invertido, onde maturação e colheita acontecem no período de Outono/Inverno – diferente do que ocorre no Sul do país, quando este processo se dá no Verão.

 

A combinação de altitude e amplitude térmica, com noites frias e grande exposição ao sol ao longo do dia, de solo e microclima formam um terroir favorável para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Um cenário perfeito para o desenvolvimento das uvas.

 

O Syrah Monumental -1960 estará em pré-venda em quantidade limitada de somente 1960 garrafas, lote numerado com essa quantidade de vinhos especialmente em homenagem ao ano de inauguração de Brasília. Informações: 61 99423-4854 1960

 

A Vinícola Brasília é marcada por sua atuação coletiva e pioneirismo na vitivinicultura nos arredores de Brasília.

 

A 60 quilômetros da capital, os produtores de uva Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata se uniram para criar o projeto. A produção é dividida em Vinhos da Vinícola Brasília (blends dos vinhedos do grupo) e Vinhos Private Label (rótulos dos vinhedos do grupo).

 

Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, e contam com cultivo diversificado: além da Syrah, principal uva tinta do grupo, se destacam Malbec, Tempranillo, Cabernet Franc, Marselan, Sangiovese, Grenache e Sauvignon Blanc. Cada vinhedo diferencia a sua produção e entrega características singulares dos seus vinhos, de acordo com seu terroir.

 

Mais informações: @vinicolabrasilia.

 

 Fotos: divulgação



Comments


bottom of page