top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinho brasileiro com uva grega: Manus apresenta o Liberum Assyrtiko


Elaborado no Brasil com uma uva originária da Grécia, acaba de chegar ao mercado o Liberum Manus Assyrtiko, vinho integrante de uma linha de rótulos autorais e experimentais da vinícola Manus Vinhas e Vinhos.

 

Foto: divulgação


Com vinhedos próprios localizados em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, a Manus, cujo nome vem do latim e significa ‘mãos’, realiza um trabalho único, se dedicando à elaboração de rótulos de alta gama e ao desenvolvimento de vinhos com uvas diferenciadas.

 

É o caso do ousado Liberum Manus Assyrtico, elaborado com uma variedade branca grega que se desenvolveu plenamente nos terroirs de Encruzilhada do Sul.

 

“A Assyrtiko é originária da ilha de Santorini, também cultivada em outras ilhas do Egeu, como Paros. Em nosso país, resultou em um vinho de bela coloração amarelo palha, fresco, com bom volume de boca integrada com uma bela acidez no paladar, um belo frescor com notas de frutas cítricas, pimenta verde, marmelo e melão”, detalha o vinhateiro e proprietário Gustavo Bertolini.

 

O Liberum Manus Assyrtico une a experimentação do cultivo de uma variedade incomum em território brasileiro e a inovação e critividade em sua vinificação.

 

Sua maturação de cerca de 6 meses em contato com as rochas oriundas do solo e terreno onde a vinha está plantada, agregaram ao vinho complexidade e mineralidade, expresssando o terroir na taça.

 

Ideal para harmonizar com peixes e frutos do mar, Gustavo sugere que seja consumido a temperaturas entre 8° e 10° C. Produção limitada de apenas 950 garrafas.


www.manusvinhasevinhos.com.br | @manusvinhasevinhos

Comentarios


bottom of page