Teresita Ovalle, enóloga da Santa Rita, vem ao país para apresentar Floresta, que faz parte da Colección de Origen, a linha Ultra Premium da vinícola chilena
Linha Santa Rita Floresta – Foto: Divulgação
No dia 1 de junho, a vinícola chilena Santa Rita traz ao Brasil Teresita Ovalle, enóloga chefe da linha Floresta, para uma masterclass exclusiva sobre os rótulos Colección de Origen. O evento acontece na embaixada chilena em Brasília, no Distrito Federal, com a presença de Sebastián Depolo, embaixador do Chile.
Floresta é uma linha de baixa intervenção enológica que faz parte dos vinhos da Colección de Origen da vinícola. Esta linha de vinhos Ultra Premium é considerada uma amostra sincera e profunda do que o terroir de Limarí, no norte do Chile, na região do Atacama, tem para oferecer. Seu rótulo é inspirado na vista aérea do labirinto do jardim Doña Paula, localizado dentro da Viña Santa Rita.
Com rótulos premiados e que somam novos reconhecimentos ao portfólio da Santa Rita, recentemente a linha Floresta foi destacada pelo crítico britânico Tim Atkin – um dos mais influentes e importante especialistas do mercado de vinhos – recebendo pontuações acima de 90: Floresta Field Blend Blanco 2021, com 93 pontos; Floresta Cabernet Franc 2021, Santa Floresta Cabernet Sauvignon 2021, Floresta Carmenère 2021, e Floresta Chardonnay 2021, receberam 92 pontos.
Sobre Teresita Ovalle
Nascida em uma família de agricultores e viticultores, rodeada pela natureza, vinhas e todo o processo de vinificação, desde cedo este universo se tornou uma paixão para Teresita Ovalle, o que a levou a estudar Viticultura e Enologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Após a formatura, Teresita viajou para a Europa em busca de diferentes terroirs e formas de fazer vinho, iniciando sua jornada na vinícola Alberto Antonini na Toscana, Itália. Mais tarde, esteve em França, onde trabalhou na adega Le Vins de Vienne no Vale do Ródano e na adega Paul Preiur em Sancerre.
Essas experiências tiveram um impacto em Teresita, uma vez que a ajudaram a conhecer os diferentes lugares e formas de fazer vinho, bem como a relevância de manter a identidade das uvas.
Quando retornou ao Chile, ingressou na vinícola Carmen como enóloga assistente em 2015, onde pode combinar o que aprendeu na Europa com sua criatividade e inovação. No início de 2017 foi nomeada segunda Enóloga da Viña Santa Rita, trabalhando com Sebastián Labbé e, em 2022, assumiu como Enóloga Chefe da linha Floresta.
Sobre Santa Rita
Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.
Comments