Andrés Lavados, CEO do grupo Santa Rita Estates, vem ao Brasil e reforça posição de destaque do mercado brasileiro para os negócios da vinícola
Andrés Lavados - CEO do Grupo Santa Rita Estates
O grupo Santa Rita Estates se prepara para ampliar a presença e assumir o protagonismo do mercado de vinhos no Brasil, uma das praças estratégicas para crescimento das vinícolas do grupo, que está entre as três principais exportadoras de vinho do Chile no país.
Durante os últimos 10 anos, o Brasil tem sido um dos principais mercados para o vinho chileno e um dos únicos com crescimento de vendas superior a 10% ano a ano. Isto tem sido influenciado, sobretudo, pela excelente percepção que os consumidores brasileiros têm em relação à qualidade do vinho chileno.
Parcerias estratégias, investimento em inovação e lançamento de novos produtos está entre as estratégias para sustentar o crescimento, além da aposta em vinhos ultra premium, que vem recebendo fortes investimentos do grupo nos últimos anos, tanto no desenvolvimento dos produtos, quanto em ativações junto a especialistas.
A Santa Rita possui uma das principais marcas do mercado, a 120 Reserva Especial, que além de ser uma de suas marcas mais importantes, é um dos vinhos chilenas mais vendidos no mundo, com uma excelente relação preço / qualidade, iniciando o segmento superior de vinhos.
“Por isso, sentimos uma enorme responsabilidade em continuar a crescer no desenvolvimento de linhas superiores, como a linha Medalla Real Gran Reserva, os nossos vinhos Colleción de Orígen e, claro, o ícone da vinícola, Casa Real Reserva Especial,” explica o CEO da vinícola Santa Rita, que esteve no Brasil para realização de reuniões com parceiros e clientes.
Um dos nossos principais desafios para esta expansão está relacionado à extensão do território brasileiro. Para vencer, essa barreira, recentemente a vinícola firmou um projeto piloto com a Coca-Cola FEMSA Brasil para venda e distribuição de três vinhos dos rótulos 120, seu carro-chefe no País, e 3 Medallas, seu vinho de entrada, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O foco será desenvolver novos canais para Santa Rita e atingir clientes hoje não atendidos pelo grupo.
“Acreditamos que nossa nova aliança com a FEMSA nos permitirá atender adequadamente aqueles clientes que hoje não atendemos diretamente, justamente graças à excelente capilaridade que a FEMSA alcança e às grandes marcas que possui em seu portfólio”,conta Andrés Lavados.
Uma das principais estratégias globais da Santa Rita é se aproximar do consumidor e do mercado, continuar divulgando as marcas no Brasil e gerar um sentimento de pertencimento por parte dos consumidores
Parcerias com a Treasure Wines - empresa australiana líder global em vinhos – para trazer o vinho 19 Crimes, licenciado pelo rapper norte americano Snoop Dogg, é outro caminho encontrado para ampliar a base de consumidores da bebida, que cresceu muito nos últimos anos. Com consumidores cada vez mais interessados em entender melhor sobre a enologia, um dos grandes objetivos de atuação de Santa Rita aqui no país é justamente construir um racional de comunicação que engaje e eduque o cliente.
Além do vinho do Snoop Dogg, este ano, a vinícola investiu em outras novidades do portfólio. O 120 DeLight, vinho com baixa caloria e baixo teor alcoólico, nas uvas Cabernet Sauvignon, Moscato e Pinot Grigio – que vem atender a um público atraído por qualidade de vida. E os mais novos lançamentos de 2023, Cabernário Nº3 e Cabernário Nº5, que completam a linha Cabernário, tintos expressivos e que vem atender a um público que aprecia um vinho mais robusto.
Após investir em novos rótulos para o cenário nacional, a expectativa de crescimento em venda em relação ao ano de 2022 é de 33%. Para isso, a Santa Rita Estates planeja focar em ações e promoções no PDV, além de campanhas institucionais e de marketing.
Mercado brasileiro de vinhos
Dados da Wine Inteligence de 2022 apontam que o Brasil possui mais de 44 milhões de consumidores de vinho regular (que consomem a bebida, pelo menos, uma vez por mês). Este número representa um crescimento de 23% em relação a 2019.
De acordo com a Wine Inteligence, os vinhos Ultra Premium tiveram um crescimento de aproximadamente 8% em 2021 em comparação a 2020. Ainda segundo a pesquisa, a projeção de crescimento é de quase 5% até 2026.
Santa Rita em números
. Santa Rita está entre as três vinícolas com maior participação de mercado no Chile com 30%
. Está presente em mais 10 mil clientes no Chile e mais de 3 mil pontos de vendas no Brasil
. Teve mais de 6 milhões de caixas exportadas em 2022
. Possui filiais comerciais no Reino Unido, Brasil, EUA e China
. Possui a sexta maior área mundial plantada entre as vinícolas (3980 hectares)
. Santa Rita está presente em mais de 50 países nos 5 continentes
. Está entre as cinco principais vinícolas chilenas na Irlanda, EUA, Canadá, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul e Dinamarca
. Foi selecionada 10 vezes a vinícola do Ano pela Wine & Spirits
. Eleita 11 vezes a vinícola as marcas de vinho mais admiradas do mundo
. Eleita entre as empresas mais inovadoras do Chile
. Possui o vinho branco sul-americano mais vendido nos Estados Unidos – 120 Sauvignon Blanc
. Possui vinhos com mais de 90 pontuações nas principais competições de vinho do mundo.
Vinícola Santa Rita
Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.
Este ano, a Vinícola Santa Rita conquistou o primeiro lugar como "Melhor Experiência de Enoturismo" nos "Prêmios de Enoturismo do Chile", uma iniciativa que visa distinguir os vinhedos e as experiências de enoturismo mais atraentes em todo o país e é organizada pelo programa Chile Enoturismo de Corfo.
Foto: divulgação
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