blend branco 1290 e o Cabernet Sauvignon 1050 chegam ao país para completar linha de alta gama da vinícola argentina
Foto: divulgação
Martin Kaiser, enólogo e head de Viticultura e Enologia de Doña Paula, esteve no país para apresentar dois novos rótulos que completam os vinhos de alta gama da vinícola argentina Doña Paula, o Doña Paula Altitude Series: 1290 e 1050. Os vinhos desta linha capturam a essência dos terroirs argentinos; o respeito e o conhecimento do local de origem das uvas são as premissas que norteiam a produção dos vinhos de Doña Paula. Cada vinho faz referência à altitude onde é cultivado
Originado da região de Gualtallary, a 1290 metros acima do nível do mar em Vale do Uco, localizado ao sudoeste de Mendoza, o Doña Paula Altitude Séries 1290 é um vinho branco fresco, de sabor persistente e concentrado. “Um blend que apresenta cor amarelo esverdeado, com aromas de minerais típicos do Riesling (17%), bem como aromas intensos de frutas cítricas e notas tropicais de Chardonnay (50%) e o frescor das notas herbais de Sauvignon Blanc (33%)”, explica Martin Kaiser, enólogo da vinícola Doña Paula.
Já o Donã Paula Altitude Séries 1050 trata-se um vinho produzido a partir da cabernet sauvignon , que se destaca por possuir um aroma expressivo e sedutor onde combinam notas de amora e cereja com pimenta preta, café, folhas de tabaco e cacau. Vem da fazenda El Alto, localizada a 1.050 metros acima do nível do mar em Ugarteche, Luján de Cuyo, na província de Mendoza, na Argentina. “Na boca, a bebida traz um bom corpo, textura com final aveludado e gosto persistente. A combinação de altitude, solo, clima e casta, nos dá um ótimo vinho”, complementa o enólogo.
Além dos lançamentos, a linha ainda traz o Doña Paula Altitude Series 1100, vinho complexo e equilibrado, de cor violeta intensa. Apresenta aromas florais, como violeta e rosa mosqueta, provenientes da Malbec e o Syrah proporciona notas de especiarias, bom volume na boca e taninos sedosos. O Doña Paula Altitude Series 1350, é um blend composto por 50% Cabernet Franc, 45% Malbec e 5% Casavecchia, dando origem a uma bebida complexa e equilibrada, de cor violeta profunda, com notas picantes, combinadas com aromas de frutas vermelhas; e o Doña Paula Altitude Series 969, na cor violeta intensa com tonalidade preta, no nariz, Petit Verdot traz aromas de mirtilo e jasmim enquanto Bonarda acrescenta aromas intensos de amoras e framboesas. Além disso, se destaca pelos taninos firmes e bom volume de boca, o Malbec ainda oferece estrutura atraente e final longo.
Para fechar, destaca-se o ícone da vinícola, o Doña Paula Selección de Bodega com 95% de Malbec aliado a outras duas uvas Cabernet Franc (2,5%) e Cabernet Sauvingnon (2,5%). Sintetizando todo o conhecimento que a vinícola adquiriu em seus mais de 26 anos de existência, é um vinho que leva em consideração três importantes “seleções”: a seleção dos melhores lotes - cuidadosamente estudados; a seleção das melhores barricas - para complementar a evolução do vinho e a terceira e mais personalizada seleção – que está relacionada a escolha do local, do momento e da pessoa. Na boca apresenta grande amplitude e equilíbrio, com taninos firmes que tornam o final muito persistente.
A vinícola Doña Paula tem seus rótulos dentre os vinhos mais premiados. A marca recebeu por mais de 140 vezes pontuação acima de 90 pontos nas principais premiações do setor, com destaque para o Doña Paula Selección Bodega Malbec 2020, presente no Ranking de Melhores Malbec com 96 pontos, no Descorchados 2022. Doña Paula possui certificação de qualidade pela BRC Food e de sustentabilidade pela BA, por suas práticas de respeito e integração ambiental. Devido ao seu processo de produção, todos os vinhos da vinícola são adequados para celíacos, veganos e vegetarianos.
Fichas técnicas
Doña Paula Altitude Séries 1290
Ano: 2022
Variedade: 50% Chardonnay, 33% Sauvignon Blanc e 17% Riesling
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 13% Vol.
pH: 3,11
Acidez total: 6 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L.
Doña Paula Atitude Séries 1050
Ano: 2022
Variedade: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Malbec
Região: El Alto, Ugarteche, Luján de Cuyo, Mendoza
Álcool: 14% Vol.
pH: 3,8
Acidez total: 5,3 g/L
Açúcar residual: 2,3 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 1350
Ano: 2022
Variedade: 85% Cabernet Franc, 10% Malbec e 5% Casavecchi
Região: Gualtallary, Tupungato, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 14,5% Vol.
pH: 3,67
Acidez total: 5,5 g/L
Açúcar residual: 3,67 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 969
Ano: 2022
Variedade: 55% Petit Verdot, 40% Bonarda e 5% Malbec
Região: El Alto, Ugarteche, Luján de Cuyo, Mendoza
Álcool: 14,4% Vol.
pH: 3,6
Acidez total: 5,47 g/L
Açúcar residual: 1,8 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 1100
Ano: 2021
Variedade: 70% Malbec e 30% Syrah
Região: Los Indios,El Cepillo San Carlos, Valle de Uco
Álcool: 14,2%
pH: 3,6
Acidez total: 5,4 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L
Doña Paula Selección de Bodega Malbec
Ano: 2020
Variedade: 95% Malbec, 2,5% Cabernet Franc e 2,5% Cabernet Sauvignon
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 15% Vol.
pH: 3,6
Acidez total: 5,5 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L.
Sobre Martin Kaiser:
Nascido em Mendoza, Martín vem de uma família com longa tradição em vinhos. Formou-se como Engenheiro Agrônomo em 1999 com a nota máxima pela Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza. Continuou seus estudos em Montpellier, na França, onde completou um Master of Science em Viticultura e Enologia, na École Nationale Supérieure Agronomique, em 2001.
Até 2004 foi responsável pelos vinhedos e consultor de diversas vinícolas na Argentina e Paraguai e no desenvolvimento de novas plantações e áreas de cultivo. Entre 2005 e 2006 foi Gestor de Vinhas na MAIS Argentina, uma filial da MASI Itália. Paralelamente, entre 2001 e 2009, foi pesquisador e professor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Cuyo.
Em 2006 ingressou na Doña Paula como Gerente de Vinhedo, onde desenvolveu um programa exaustivo de investigação das vinhas denominada "Terroir em Foco", sobre a influência do clima e do solo na Malbec. São mais de mil cavas que identificam os diferentes solos, com cerca de 500 microvinificações para refletir cada solo em um vinho, aprofundando sua relação. Sob sua tutela, desenvolveram vinhas emblemáticas da Viña, como Alluvia, em Gualtallary e a propriedade Los Indios em El Cepillo, San Carlos, dando lugar a vinhos tão renomados como Alluvia Parcel e a linha Altitude Series.
Em 2020, Kaiser assumiu o cargo de Subgerente de Viticultura e Enologia, com a responsabilidade de liderar ambas as áreas. Neste mesmo ano, o renomado crítico inglês Tin Atkin MW, premiou Martín Kaiser como o "Viticultor do Ano”, destacando seu foco contínuo no terroir, em seu Relatório Especial sobre a Argentina.
Sobre a Vinícola Doña Paula
Fundada em 1997, Doña Paula hoje se posiciona como uma das vinícolas mais importantes da Argentina, com mais de 700 hectares distribuídos em quatro vinhedos, sendo 100% vinhedos próprios para a produção de todos os seus rótulos. Estes vinhedos, estrategicamente localizados nas melhores regiões do país, procuram dar vida aos vinhos, que conseguem transmitir a expressão mais autêntica de cada terroir. Desde a sua criação, a Doña Paula tem apostado no desenvolvimento da viticultura de precisão, destacando variedades emblemáticas como Malbec, Cabernet Franc e Chardonnay. Um grande compromisso com a sustentabilidade tem sido inerente à sua filosofia desde o início.
Comments