top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinícola Carmen apresenta Ana María Cumsille como sua nova enóloga

A profissional, que se posiciona como uma das mais prestigiadas do país, inicia seu trabalho a partir do dia 2 de novembro


Foto: divulgação


Carmen, a primeira vinícola do Chile e uma das vinícolas mais importantes da história da viticultura chilena, anuncia a chegada de sua nova enóloga, que a partir do próximo dia 2 de novembro será responsável por liderar o projeto de vinificação da vinícola.


Ana María Cumsille, Engenheira Agrônoma pela Universidad Mayor, possui especialização em enologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e também obteve o Diplôme National D'œnologie (DNO) em Bordeaux, França.


Com mais de 20 anos de experiência profissional e eleita “Enólogo Revelação do Ano” pelo Descorchados 2023 —o renomado guia de vinhos chileno liderado pelo jornalista Patricio Tapia—, Ana María chega a Carmen para continuar promovendo o legado vitivinícola, ao mesmo tempo contribuir com um olhar inovador.


Entre as suas conquistas mais notáveis ​​está o desenvolvimento e posicionamento de sucesso de projetos vitivinícolas de alto padrão, bem como a produção de vinhos de assinatura de renome. Foi enóloga da vinha Altair, em Cachapoal, onde foi responsável pela produção de vinhos como Altair e Sideral, apoiando também a sua comercialização. Também trabalhou na Viña Indómita, em Casablanca, sendo responsável pela produção de vinhos brancos e tintos de alta qualidade.


Trabalhou no Vale do Itata, primeiro como enóloga responsável pela Viña Cucha Cucha, onde seu principal objetivo foi resgatar as variedades tradicionais e típicas da região, como País, Cinsault e Moscatel de Alejandría. Em seguida, desenvolveu seu projeto pessoal de Vinhedos Centenários de Pequenos Produtores de Itatá, buscando refletir as características do sertão litorâneo e destacar o trabalho das pessoas da região.


Além disso, destacou-se por sua passagem por vinhedos nos Estados Unidos (Franciscan Winery), França (Château La Louvière e Château Margaux), além de Los Vascos no Chile.

 

Convidamos Ana María a fazer parte deste projeto pela sua exntesa carreira enológica, pela sua experiência na produção de vinhos de alta gama, pela valiosa contribuição junto aos pequenos produtores, aliada à sua visão inovadora, que sem dúvida vem enriquecer ainda mais toda a nossa equipe e vinhedo”, comenta Jaime de la Barra, Gerente de Viticultura de Santa Rita Estates, grupo ao qual pertence a vinícola Carmen.


Com esta contratação, Carmen pretende continuar a promover o desenvolvimento de vinhos diferentes, únicos e premiados, que a levaram a ser posicionar como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, com projetos que tem surpreendido consumidores e críticos. Entre eles está a linha Carmen DO e o ícone Carmen Gold, que recentemente foi eleito um dos melhores vinhos tintos do ano com sua safra 2020, por Tim Atkin e, indicado entre os 12 melhores Cabernet Sauvignon do mundo, pela revista británica Drink Business.

Comments


bottom of page