top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinícola Aurora celebra Dia do Cooperativismo com programação que se estenderá por todo mês de julho

Atividades da Jornada Coop iniciam no próximo dia 2, com a 1ª Festa Julina aberta ao público. Palestras e painéis com participação de colaboradores e famílias de cooperados ocorrem no decorrer do período 



Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado oficialmente em 1º de julho, a Vinícola Aurora terá uma programação que ocorrerá durante todo o mês, com atividades que vão de festa aberta à comunidade a palestras para associados e funcionários.



A Jornada Coop Aurora inicia no próximo dia 2 (domingo), com a 1ª edição da Festa Julina, a partir das 14h, em frente à Matriz (Rua Olavo Bilac), em Bento Gonçalves (RS). O evento será realizado em parceria com entidades assistenciais e cooperativas do município e os recursos obtidos com a venda dos alimentos e das tradicionais brincadeiras de São João serão revertidos para as ações sociais desenvolvidas por elas. 


Na mesma semana, no dia 4 (terça-feira), ocorre a palestra “Identidade Cooperativista”, com o pesquisador e professor de pós-graduação em gestão de cooperativas, Deivid Forgiarini. Já no dia 11, em parceria com o Sicredi, será realizado o painel “Finanças: Mitos e Verdades”, sobre sensibilização financeira.


O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, diz que empresa quer chamar atenção sobre a importância do modelo cooperativista e associativo para toda a comunidade. Tonello lembra que todos os anos é comemorado o Dia C (Dia de Cooperar) no primeiro sábado de julho, com projetos e ações sociais voltadas à população.


       “Neste ano queremos envolver tanto os nossos colaboradores, as famílias cooperadas e a comunidade em geral com uma programação durante todo o mês. Mais do que comemorar o Dia C em parceria com outras cooperativas de Bento Gonçalves, vamos trabalhar assuntos que dizem respeito ao dia a dia dos funcionários e cooperados, como a parte financeira tanto da nossa organização como das próprias famílias, conceitos sobre o que é ser um cooperado e o papel de cada um em prol da empresa”, valoriza Tonello. 


O presidente destaca o painel "Vivências no Cooperativismo", que ocorre no dia 18, e que propõe um bate-papo entre associados e colaboradores. As experiências de cada um dos elos serão relatadas para levar as diferentes realidades ao público, mas que precisam estar em sinergia para o bem da própria cooperativa.   


Essa troca é importante para que todos conheçam o seu papel e também valorizem quem está em outra posição dentro da organização. De nada adianta o produtor trabalhar o ano inteiro se na hora de entregar a uva não tem o corpo de colaboradores que farão o processamento da matéria-prima, ou a divulgação dos produtos, ou qualquer outra atividade interna. Por outro lado, de nada adiantaria termos funcionários sem a força das mais de 1,1 mil famílias cooperadas que são produtoras de uva, assim como é a minha família, e como começou essa trajetória da Aurora há 92 anos”, contextualiza Tonello.     Para os cooperados também serão realizadas quatro palestras, com o título "Cooperado: o que eu ganho?", com a professora e coordenadora da pós-graduação da ESCOOP, Paola Londero.


No encerramento da Jornada Coop, o músico, escritor e palestrante Thedy Corrêa, reconhecido pela trajetória com a banda Nenhum de Nós, mostrará na prática a importância de cada um para o todo. Através da analogia com a música, Thedy trata sobre a importância de ter um propósito para as equipes e como motivá-los para o trabalho em conjunto.


Sobre o Dia C          


  O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto realizado pelo Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias.  As cooperativas gaúchas participam das iniciativas do Dia C desde 2015, por meio do Sescoop/RS. Neste ano a meta é impactar 1 milhão de pessoas durante o mês de julho através do voluntariado das cooperativas gaúchas.


Números do cooperativismo no Brasil*


  • Total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões em 2021 (dado mais recente), o que corresponde a 8% da população brasileira;

  • São 4.880 cooperativas no país;

  • A Aurora é a maior cooperativa vinícola brasileira;

  • Em 2021, foram registrados 493.227 postos de trabalho nas cooperativas brasileiras;

  • O maior número de cooperativas está concentrado no ramo Agropecuário (1.170), que também agrega mais empregados, sendo aproximadamente 49% do total;

  • Mais de 2,5 mil cooperativas têm mais de 20 anos de atuação, sendo que, no Brasil, cerca de 70% das empresas fecham as portas com menos de 10 anos de atividades, o que aponta a força do cooperativismo no país.


*Fonte: Sistema OCB


Fotos: Zéto Telöken/Cooperativa Vinícola Aurora

Comentários


bottom of page