top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vinícola Arteviva lança experiências online para confrarias e grupos de estudo de vinhos

Encontros são conduzidos pelo enólogo Giovanni Ferrari

O enólogo Giovanni Ferrari e as barricas de madeira da Vinícola Arteviva.Crédito: Antonio Valiente


Fiel ao propósito de promover o desenvolvimento da sensibilidade humana por meio do vinho, a Vinícola Arteviva lança quatro experiências online para apreciadores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a bebida. A proposta alia teoria e prática em encontros virtuais nos quais o enólogo Giovanni Ferrari apresenta as particularidades dos diferentes terroirs onde são cultivadas as uvas utilizadas pela vinícola gaúcha com sede em Bento Gonçalves na elaboração de seus vinhos e espumantes (Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha). Além disso, Ferrari conduz uma aula a respeito do uso de madeiras brasileiras na maturação da bebida, conferindo ao líquido os atributos únicos que caracterizam o portfólio da Arteviva.


Com foco em confrarias e grupos de estudo, as experiências têm duração de duas horas e podem ser adquiridas no site www.vinicolaarteviva.com.br. Ao efetuar a compra, o participante recebe um kit com quatro amostras de 187ml, sendo uma delas a referência, para distinção do tema abordado na aula. Confira:

 

:: Madeiras Brasileiras


Nesta aula, o enólogo Giovanni Ferrari ensina sobre as madeiras brasileiras utilizadas na elaboração de rótulos brancos, tintos e rosés, além de espumantes: castanheira, amburana, cabreúva, bálsamo, grápia, jequitibá rosa e acácia negra. Durante o encontro, os participantes aprendem a respeito do processo de fabricação dos barris e como cada tipo de madeira interage com a bebida. Nesta experiência, são degustadas três amostras de vinho, cada uma delas maturada e um diferente tipo de madeira brasileira, e uma amostra de referência, amadurecida em carvalho francês.

 

:: Terroir Serra Gaúcha, Terroir Campanha e Terroir Encruzilhada do Sul 


O solo, o clima, o relevo, o fator humano e as principais variedades de uvas, cultivadas nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul são o tema das três experiências Terroir da Arteviva. Nos encontros, o enólogo apresenta as características físico-químicas dos vinhos da vinícola oriundos de cada região e suas descrições aromáticas e gustativas. Em cada experiência são degustadas três amostras de diferentes castas da região e uma amostra de referência com uvas de outra região produtora para os alunos fazerem a comparação.

 

Serviço:


Experiências Online


:: Madeiras Brasileiras, Terroir Serra Gaúcha, Terroir Campanha, Terroir Encruzilhada do Sul: encontro virtual com a participação do enólogo Giovanni Ferrari. Degustação de quatro amostras em cada experiência.

Duração: 2h. R$ 350 cada + frete

:: Como adquirir: no site www.vinicolarteviva.com.br

:: Instagram: @vinicolaarteviva

 


 

Sobre a Arteviva


A Vinícola Arteviva tem a missão de elaborar produtos com singularidade, exoticidade, consistência e fineza, proporcionando a transcendência de paradigmas do universo dos vinhos. Nosso propósito é promover o desenvolvimento da sensibilidade humana através do mundo do vinho. Alicerçado em valores como integridade, responsabilidade, criatividade e sustentabilidade, o projeto do enólogo Giovanni Ferrari tem sua unidade de elaboração em São Valentim, Bento Gonçalves (RS). Atualmente, o volume de produção é de 55 mil garrafas/ano. Com formação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Ferrari iniciou sua trajetória profissional em 2009, quando conheceu os vinhos finos de alta gama. Com passagens por vinícolas de pequeno, médio e grande porte no Brasil, também realizou estágios no Douro (Portugal) e em Epernay (França).



Kommentare


bottom of page