VIK mantém posição de destaque mundial ao celebrar novos reconhecimentos internacionais
- Viviane Campos
- há 54 minutos
- 3 min de leitura
Conquistas incluem distinções no Global Masters e no Global Design & Packaging Masters, além de altas pontuações na Wine Enthusiast e na Wine Spectator

A vinícola chilena VIK atravessa um período de destaque no cenário internacional, acumulando prêmios e avaliações de peso. Nos últimos meses, seus rótulos foram reconhecidos em concursos organizados pela The Drinks Business, em Londres, e receberam altas pontuações em duas das principais publicações especializadas do mundo: Wine Enthusiast e Wine Spectator.
No Global Travel Retail Masters e no Global Carménère Masters, ambos promovidos pela The Drinks Business, a linha La Piu Belle conquistou três Medalhas de Ouro, posicionando-se entre os vinhos mais valorizados do cenário internacional e consolidando a VIK como referência em inovação, arte e excelência enológica.
No Global Design & Packaging Masters 2025, também parte da série Global Wine Masters, os rótulos STONEVIK e VIK 2021 Tubes Special Edition receberam duas Medalhas de Ouro e um Grand Master, distinção máxima da competição.
O júri, composto por especialistas de renome internacional — incluindo Masters of Wine e Master Sommeliers — destacou os rótulos pela excelência, classificando-os como “vinhos brilhantes que se tornam referência em sua categoria”. O reconhecimento também reforça a inovação estética e o compromisso da VIK em aliar funcionalidade, sustentabilidade e arte à produção de vinhos de alta gama.
No campo da crítica especializada, a revista norte-americana Wine Enthusiast destacou o portfólio da vinícola em sua próxima edição. O VIK 2021 recebeu 95 pontos e a distinção Editor’s Choice, enquanto o “A” Cabernet Franc 2023 foi avaliado com 91 pontos e nomeado Hidden Gem. Outros rótulos, como La Piu Belle 2022 e Milla Cala 2022, também obtiveram notas expressivas.

Já a Wine Spectator, em avaliação conduzida pelo crítico Aaron Romano, concedeu 93 pontos ao VIK A Carménère 2023, ressaltando sua pureza, frescor e elegância, além do potencial de guarda até 2035.
Em sua nota de degustação, Romano destacou: “Maravilhosamente puro e fresco, apresenta elegantes aromas de alisso-doce e groselha vermelha, com uma camada de pedra molhada por baixo. O paladar é vibrante, porém estruturado, construído em torno de notas suculentas de ameixa Santa Rosa e frutas silvestres, que permanecem no final junto a toques de cacau em pó e páprica, além de taninos finos com um toque mineral."
“Esses reconhecimentos refletem o trabalho contínuo de nossa equipe e a visão da VIK: unir ciência, arte, terroir e inovação para criar vinhos de classe mundial. Cada garrafa é a expressão de Millahue e da filosofia holística que guia nossa vinícola”, afirma Gastón Williams, CEO da VIK.
Sobre Viña VIK:
Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik no vale do Cachapoal - Chile, a Viña VIK tem como missão produzir vinhos únicos e de classe mundial. Com 4.450 hectares e uma equipe de especialistas, o casal Vik desenvolveu um terroir excepcional, criando vinhos premiados. A vinícola adota um conceito holístico, integrando o homem, a natureza e práticas sustentáveis. Seu portfólio de vinhos ultra premium tem sido constantemente reconhecido; como o VIK 2021, que conquistou o pódio dos vinhos a nível global com 100 pontos de James Suckling. Recentemente, a vinícola lançou o STONEVIK 2024, que alcançou 98 pontos do renomado crítico norte-americano e foi considerado um dos vinhos mais inovadores dos últimos tempos. Reconhecida internacionalmente, a VIK conquistou o 2º lugar no "World’s Best Vineyards 2024" e foi premiada pela Wine Enthusiast como a "Melhor Wine Experience do Mundo" em 2019.
Para mais informações acesse o site.
Sobre o Global Wine Masters
Desde 2013, o Global Wine Masters premia a excelência na produção de vinhos, ajudando marcas de alta qualidade a se destacarem e oferecendo aos consumidores uma referência de confiança. Com uma estrutura única — que define as categorias por variedade de uva ou estilo, em vez de região —, a competição permite que os melhores vinhos do mundo concorram em igualdade de condições. Cada edição é julgada por alguns dos paladares mais respeitados do mundo: Masters of Wine, Master Sommeliers e compradores seniores.
O Global Wine Masters concede medalhas de Bronze, Prata, Ouro e Master, sendo esta última a mais alta distinção. Os resultados de cada competição são publicados na revista e no site da the drinks business (com tiragem de 13.000 exemplares impressos e 1,9 milhões de acessos mensais), garantindo ampla visibilidade internacional para os vencedores perante um público altamente qualificado da indústria do vinho.
Fotos: divulgação
Créditos: MktMix Assessoria de Comunicação