top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

VIK aposta no Brasil e amplia atuação no país

Hotel no interior de SP inspirado na luxuosa propriedade chilena da marca, e-commerce próprio com exclusividades e lançamento do primeiro NFT da empresa estão entre as novidades



Localizada em Millahue, no Vale do Cachapoal e presente no mercado desde 2004, a vinícola VIK visa desenvolver vinhedos de classe mundial que originam vinhos únicos. O mercado brasileiro é um dos principais em que a companhia atua, sendo uma grande aposta para a ampliação de sua presença em 2023 e nos próximos anos. 


Entre as novidades, está o lançamento de seu primeiro hotel no país, Vik Retreat Brasil, que será sediado no condomínio residencial Fazenda Vista Verde, em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. A iniciativa é fruto do grande sucesso e consolidação da marca Vik no Brasil, que se destaca por ter consumidores que buscam produtos e experiências premium. 


O desenvolvimento do projeto será em parceria com a construtora e incorporadora Luan Investimentos, que consolida sua atuação no mercado imobiliário de luxo com o empreendimento, e contará com um investimento de R$100 milhões. Nele contempla a construção de instalações de características similares às do Vik Retreat Chile: um prédio com 30 acomodações - capacidade que poderá ser ampliada futuramente. 


O projeto, que será executado em uma fazenda de 4 milhões de metros quadrados, contempla também piscinas, academia, spa, restaurantes, heliponto, áreas gourmet, haras, mini fazenda, quadras esportivas e piscina com ondas artificiais para a prática de surfe.


Vale destacar que atualmente o hotel no Chile tem a sua ocupação composta por 50% de hóspedes brasileiros ao longo do ano. 



Ainda na esteira de novidades previstas está o NFT BY VIK. Os NFTs se tornaram verdadeiras tendências no mercado de cripto e ultimamente os tokens não fungíveis parecem estar por todos os lados. Desde a arte e música a até tuítes e vídeos, estes ativos digitais já fazem parte do futuro do comércio. 


Enquanto alguns opinam que são uma tendência mainstream, outros acreditam que os NFT chegaram para ficar e que mudarão as formas de investimento para sempre. Atenta a isso, VIK escolheu a sua edição limitada VIK 2018 - avaliada com 98 pontos por James Suckling, um dos críticos de vinho mais renomado do mundo -, para lançar 50 unidades no formato Double Magnum (garrafa de 3 litros), como o primeiro NFT da empresa.


Este corte único de 75% de Cabernet Sauvignon e 25% de Cabernet Franc foi elaborado sob o olhar atento do enólogo-chefe Cristián Vallejo e maturado durante 26 meses em barricas de carvalho francês. Vale ressaltar que esta safra 2018 foi pensada especialmente para colecionadores de vinhos e se tornará um vinho de culto, uma vez que estará disponível apenas nas melhores listas de vinhos. Um must-have para conhecedores de vinhos finos que sabem apreciar a alta qualidade dos vinhos da VIK.


A safra 2018 se destaca como uma oportunidade única de colecionar uma edição especial, pois será vendida unicamente no formato NFT e não estará disponível no comércio tradicional.


VIK é reconhecida em importantes publicações


Recentemente foram divulgados os resultados da pesquisa World’s Best da revista Travel+Leisure e Vik Retreat Chile ficou em 2º lugar na categoria dos 5 resorts favoritos dos leitores da América do Sul em 2023. Entre os critérios de votação analisados por mais de 165.000 leitores estão os quartos, instalações, localização, gastronomia e o preço. Por esta razão, o Vik Retreat Chile foi escolhido graças a sua experiência holística que combina a arte, a natureza, a conexão com a sustentabilidade e a paixão pela hotelaria. Além disso, a VIK foi vencedora global no World Travel Awards 2022, que reconhece, premia e celebra a excelência em todos os setores da indústria global de viagens e turismo, nas categorias “Chile’s Leading Resort” e “World's Leading Wine Region Hotel”.


E por último, VIK foi eleita recentemente a melhor vinícola chilena no WORLD’S BEST VINEYARDS 2023, ocupando o 3º lugar entre as 100 melhores vinícolas do mundo e 1º no Chile. Segundo a decisão dos jurados, a experiência VIK entrega aos visitantes uma mistura de arquitetura de vanguarda, inovação e um trabalho enológico acompanhado de tecnologia, ciência e sustentabilidade. Como resultado, os cortes tintos fazem parte do panteão dos grandes vinhos do mundo, por meio de um trabalho focado na inovação, na economia circular e em técnicas vitivinícolas que destacam ainda mais as qualidades do terroir.



Sobre a Viña VIK:


Fundada em 2004 por Alex e Carrie Vik em Millahue, no Vale do Cachapoal, a VIK tem como objetivo desenvolver vinhedos de classe mundial que originam vinhos únicos. Com 4.500 hectares no vale do Cachapoal e uma equipe formada por enólogos, climatologistas, geólogos, viticultores e agrônomos, o casal VIK desenvolveu um terroir excepcional que dá vida a vinhos premiados. O holismo é o conceito que melhor reflete o espírito VIK. É a união perfeita entre o homem e a natureza, expresso como um todo. Nossos vinhos holísticos são o resultado de um magnífico terroir dinâmico em conjunto com as melhores técnicas e práticas vitivinícolas, protegendo e melhorando o meio ambiente, preocupados com o desenvolvimento humano e social e enfocados na arte e na arquitetura. A vinícola promove práticas vitivinícolas que respeitam o meio ambiente. A fermentação é espontânea, sem a adição de leveduras e utilizamos o método de "água no inverno", irrigando os vinhedos para garantir que não estejam desnecessariamente desidratados ao chegar o verão. Também promovemos outras práticas sustentáveis. A VIK obtém, agora oficialmente, 100% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renováveis não poluentes. O vinhedo está cercado por 2.000 ha de corredores florestais e biológicos. Plantamos árvores nativas periodicamente, incluindo mais de 2.000 quilaias até o momento. A VIK foi escolhida como uma das vinícolas de maior destaque mundial no renomado concurso World’s Best Vineyards (2º lugar em 2022). Sua adega e experiência de enoturismo foi amplamente elogiada pela imprensa internacional, ademais de sua proposta enológica inovadora. Em 2019, tivemos a honra de sermos escolhidos os ganhadores no quesito de Melhor Wine Experience do Mundo, segundo a renomada revista Wine Enthusiast. 


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page