top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

VIK anuncia os ganhadores da primeira edição do Wine LAB

Como uma forma de avançar em seu compromisso social com a indústria do vinho no Chile, a Viña VIK lançou em 2023 o Wine LAB, um projeto cujo objetivo é descobrir e potencializar novos talentos no ramo da enologia e promover suas carreiras e futuros desafios. O projeto Wine LAB da VIK possibilitou à vinícola reforçar sua estratégia de inovação, a qual vem sendo fortalecida ao longo dos seus 19 anos de existência.


Foto: divulgação


O objetivo deste concurso de inovação em enologia permitiu a formação de uma parceria inédita entre o mundo acadêmico e a indústria vitivinícola. Foi assim que alunos destacados das faculdades de enologia de três reconhecidas universidades chilenas puderam fazer um estágio profissional na Viña VIK, a qual abriu as portas de sua adega e disponibilizou seus processos para a comunidade universitária. Durante vários meses, a equipe liderada pelo enólogo-chefe Cristián Vallejo deu a possibilidade a cada aluno de elaborar seus próprios cortes, nas porcentagens por eles definidas com as variedades de vinhos VIK, os quais passaram pela etapa de amadurecimento em barris VIK elaborados sob a técnica “Barroir”.


Recentemente, no último dia 15 de dezembro, foram definidos os ganhadores da primeira edição do projeto “VIK Wine LAB”, quando um exigente júri nacional e internacional realizou uma curadoria dos cortes de 26 alunos das faculdades de Agronomia e Enologia da Universidade do Chile, Universidade Católica e da Universidade de Talca. “Os resultados foram surpreendentes. Foi possível apreciar o talento jovem e a enorme capacidade de trabalho desses enólogos, que deslumbraram ao júri e aos representantes da indústria com suas apostas enológicas de alta qualidade”, comentou Cristián Vallejo, enólogo-chefe da VIK.


A cerimônia de premiação contou com a presença de Alexander e Carrie Vik, fundadores da vinícola, com autoridades das universidades e representantes da indústria vitivinícola.


O veredito foi conhecido após 2 sessões de degustação. Na primeira, os jurados, divididos em 3 grupos, degustaram 9 vinhos diferentes e selecionaram os 3 melhores expoentes por mesa. O ganhador foi escolhido na segunda degustação, com a participação de todos os jurados.


Os alunos Sebastián Farías e Katherine Cruz, da Universidade de Talca, obtiveram o primeiro e segundo lugares, respectivamente. O terceiro lugar ficou com a aluna Katherine Cortés, da Universidade do Chile.


O ganhador foi premiado com uma viagem à França e uma visita às instalações da empresa Sylvain (um dos maiores fornecedores de barris no mundo), seguindo para a Itália onde será recebido pela Enológica Vason (empresa especializada na seleção de matérias-primas e na formulação de insumos para a indústria enológica), além da possibilidade de criar seu próprio vinho até a etapa final, com packaging incluído e o suporte dos departamentos de Enologia, Marketing e elementos para promover sua difusão. O segundo lugar, por sua vez, foi o ganhador de uma viagem para Portugal, onde será recebido por R-Cork (uma das indústrias de cortiça mais relevantes do mundo), além de também visitar a Itália com a Enológica Vason.


O júri foi composto pelo jornalista Patricio Tapia (Descorchados Chile e Brasil), Mariana Martínez (sommelier e editora de vinhos), Alejandro Iglesias (Argentina, jurado da Decanter), Eduardo Milán (Brasil, jurado da Decanter), Jean-Luc Sylvain (França, dono da tanoaria Sylvain), Henrique Ribeiro (Portugal, gerente geral da R-Cork), Alejandra Vallejo (enóloga de Valle Secreto), José Miguel Maturana (enólogo de Maturana Wines), Cristian Vallejo (enólogo-chefe da VIK), Andrea García (gerente de Marketing da VIK), Priscila Fernández (a enóloga da VIK) e Mario Oliva (gerente vitícola da VIK).


WORLD’S BEST VINEYARDS 2023


Vale mencionar que VIK foi eleita recentemente a melhor vinícola chilena no WORLD’S BEST VINEYARDS 2023, ocupando o 3º lugar entre as 50 melhores vinícolas do mundo. Segundo a decisão dos jurados, a experiência VIK entrega aos visitantes uma mistura de arquitetura de vanguarda, inovação e um trabalho enológico acompanhado de tecnologia, ciência e sustentabilidade. Como resultado, os cortes tintos fazem parte do panteão dos grandes vinhos do mundo, por meio de um trabalho focado na inovação, na economia circular e em técnicas vitivinícolas que destacam ainda mais as qualidades do terroir.


Sobre Viña VIK:


Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik em Millahue, no vale do Cachapoal, a VIK tem como objetivo desenvolver vinhedos de classe mundial que originam vinhos únicos. Com 4.500 hectares no vale do Cachapoal e uma equipe formada por enólogos, climatologistas, geólogos, viticultores e agrônomos, o casal VIK desenvolveu um terroir excepcional que dá vida a vinhos premiados. O holismo é o conceito que melhor reflete o espírito VIK. É a união perfeita entre o homem e a natureza, expresso como um todo. Nossos vinhos holísticos são o resultado de um magnífico terroir dinâmico em conjunto com as melhores técnicas e práticas vitivinícolas, protegendo e melhorando o meio ambiente, preocupados com o desenvolvimento humano e social e enfocados na arte e na arquitetura. A vinícola promove práticas vitivinícolas que respeitam o meio ambiente. A fermentação é espontânea, sem a adição de leveduras e utilizamos o método de "água no inverno", irrigando os vinhedos para garantir que não estejam desnecessariamente desidratados ao chegar o verão. Também promovemos outras práticas sustentáveis. A VIK obtém, agora oficialmente, 100% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renováveis não poluentes. O vinhedo está cercado por 2.000 ha de corredores florestais e biológicos. Plantamos árvores nativas periodicamente, incluindo mais de 2.000 quilaias até o momento. A VIK foi escolhida como uma das vinícolas de maior destaque mundial no renomado concurso World’s Best Vineyards (3º lugar em 2022). Sua adega e experiência de enoturismo foi amplamente elogiada pela imprensa internacional, ademais de sua proposta enológica inovadora. Em 2019, tivemos a honra de sermos escolhidos os ganhadores no quesito de Melhor Wine Experience do Mundo, segundo a renomada revista Wine Enthusiast. 


Para mais informações acesse o site 

Comments


bottom of page