top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

VIK 2021 obtém a pontuação perfeita: 100 pontos de James Suckling

Pela primeira vez, o icônico VIK obtém 100 pontos com sua última safra, uma conquista extraordinária para uma vinícola com apenas 20 anos de história



O caminho da VIK para chegar à excelência no mundo do vinho inicia em 2004, quando os visionários Alex e Carrie Vik dão início a este grande projeto e, apenas 20 anos depois, chega este reconhecimento para toda a equipe, alcançando a pontuação perfeita: 100 pontos entregues por James Suckling ao vinho ícone do portfólio VIK em sua safra 2021.


Este vinho, cuja primeira safra foi em 2010 e comercializado a partir de 2015, inicia sua história incorporando todas as variedades de uvas da propriedade: Merlot, Syrah, Carménère, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. No decorrer dos anos seguintes, evolui de 5 a 3 castas, até chegar finalmente ao corte 2021 elaborado pelo enólogo Cristian Vallejo e sua equipe, no qual se destacam as 2 variedades emblemáticas do vinhedo: 77% Cabernet Franc e 23% Cabernet Sauvignon.


A degustação do VIK 2021 foi realizada a princípios de fevereiro de 2024, data na qual o renomado crítico James Suckling e o editor-sênior Zekun Shuai de JamesSuckling.com visitaram a vinícola chilena e degustaram as novas safras e lançamentos na companhia do enólogo Cristián Vallejo. Entre os vinhos degustados, foi destaque também o novo Stone VIK 2023 com um grande reconhecimento já na sua primeira safra: 98 pontos.


Stone VIK é uma inovação que pode ser resumida no conceito de enologia circular, no qual foram combinados 3 projetos inovadores:


1- Barroir: barricas tostadas com carvalho caído que entregam uma marca única ao vinho durante o amadurecimento.

2- Fleuroir: incorporação de flores à fruta colhida, como transportadoras de levedura nativa.

3- Amphoir: ânforas elaboradas com argila da mesma propriedade da VIK.


Para obter o novo vinho Stone VIK, estas ânforas foram levadas até as alturas do vale de Millahue a mais de mil metros acima do nível do mar, onde passaram por um processo de amadurecimento de 8 meses, escoltadas por um bosque de carvalho milenar.


Suckling descreveu esta primeira edição do Stone VIK da seguinte forma: “Cor vermelho-rubi escuro com aromas de terracota triturada, terra, cogumelos, iodo, grafite, amoras, sálvia, tomilho e folha de carvalho. É como caminhar por um bosque. Com muito corpo e taninos em camadas densas que dão uma sensação aveludada de densidade, mas que em seguida permanecem ágeis e leves. Mastigável e saboroso, mas não pesado. Final suculento e com toques de chocolate. Um corte de 77% Cabernet Franc, 19% Cabernet Sauvignon e 4% Carménère. 98 pontos”.


Por sua vez, La Piu Belle 2021 e Milla Cala 2021 alcançaram também excelentes 96 pontos, os mais altos obtidos em sua história. 


A nova linha “A” da VIK também recebeu grandes pontuações:

VIK “A” Cabernet Franc 2022: 93 pontos (primeira safra lançada).

VIK “A” Carmenere 2022: 92 pontos.

VIK “A” Cabernet Sauvignon 2022: 92 pontos.


Mais informações em www.jamessuckling.com.


WORLD’S BEST VINEYARDS 2023


Vale mencionar que VIK foi eleita recentemente a melhor vinícola chilena no WORLD’S BEST VINEYARDS 2023, ocupando o 3º lugar entre as 50 melhores vinícolas do mundo. Segundo a decisão dos jurados, a experiência VIK entrega aos visitantes uma mistura de arquitetura de vanguarda, inovação e um trabalho enológico acompanhado de tecnologia, ciência e sustentabilidade. Como resultado, os cortes tintos fazem parte do panteão dos grandes vinhos do mundo, por meio de um trabalho focado na inovação, na economia circular e em técnicas vitivinícolas que destacam ainda mais as qualidades do terroir.


Sobre a Viña VIK:


Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik em Millahue, no vale do Cachapoal, a VIK tem como objetivo desenvolver vinhedos de classe mundial que originam vinhos únicos. Com 4.500 hectares no vale do Cachapoal e uma equipe formada por enólogos, climatologistas, geólogos, viticultores e agrônomos, o casal VIK desenvolveu um terroir excepcional que dá vida a vinhos premiados. O holismo é o conceito que melhor reflete o espírito VIK. É a união perfeita entre o homem e a natureza, expresso como um todo. Nossos vinhos holísticos são o resultado de um magnífico terroir dinâmico em conjunto com as melhores técnicas e práticas vitivinícolas, protegendo e melhorando o meio ambiente, preocupados com o desenvolvimento humano e social e enfocados na arte e na arquitetura. A vinícola promove práticas vitivinícolas que respeitam o meio ambiente. A fermentação é espontânea, sem a adição de leveduras e utilizamos o método de "água no inverno", irrigando os vinhedos para garantir que não estejam desnecessariamente desidratados ao chegar o verão. Também promovemos outras práticas sustentáveis. A VIK obtém, agora oficialmente, 100% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renováveis não poluentes. O vinhedo está cercado por 2.000 ha de corredores florestais e biológicos. Plantamos árvores nativas periodicamente, incluindo mais de 2.000 quilaias até o momento. A VIK foi escolhida como uma das vinícolas de maior destaque mundial no renomado concurso World’s Best Vineyards (3º lugar em 2022). Sua adega e experiência de enoturismo foi amplamente elogiada pela imprensa internacional, ademais de sua proposta enológica inovadora. Em 2019, tivemos a honra de sermos escolhidos os ganhadores no quesito de Melhor Wine Experience do Mundo, segundo a renomada revista Wine Enthusiast. 


Para mais informações acesse o site 


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page