top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Vale do São Francisco é reconhecido como IG de Vinhos Tropicais


A Sommelière Érika Líbero sugere alguns vinhos da região do Vale do São Francisco, primeiro local do mundo a receber o certificado de Indicação Geográfica de Vinhos Tropicais



A região do Vale do São Francisco, que engloba vinícolas nos estados da Bahia e de Pernambuco, recebeu no início de novembro o primeiro certificado do mundo como IG de Vinhos Tropicais.  Por muito tempo acreditou-se que só era possível produzir vinhos de qualidade em algumas regiões do mundo, entre os paralelos 30-50 no Hemisfério Norte e 30-40 no Hemisfério Sul.  No entanto a região do Vale do São Francisco que fica no paralelo 8 mostra que é possível produzir vinhos tropicais bons e com duas colheitas ao ano devido às condições climáticas locais e a forma diferente no cultivo das plantas.  


 Com a recente IG de Vinhos Tropicais A tendência é que mais pessoas se interessem em conhecer melhor os vinhos da região, então Érika Líbero sugere alguns deles.  Confira a seleção montada pela Sommelière:



Rio Sol Brut Grand Prestige


 Feito com Syrah e Arinto, duas das uvas permitidas na IP Vale do São Francisco, o espumante é leve, aromático e com acidez muito agradável. Excelente para acompanhar saladas e queijos mais leves. 


Terranova brut Rosé


 Terranova Brut rosé é o primeiro espumante brasileiro feito com a uva Grenache. É um espumante leve e com intenso aroma de frutas vermelhas, como morango e cereja. Excelente para harmonizar com uma massa com camarões. 


 Rio Sol Chenin Blanc-Viognier


 Feito com Chenin Blanc e Viognier, duas uvas de origem francesa, é um vinho branco fresco e aromático, excelente para acompanhar peixes e frutos do mar.  


Testardi Syrah 


 Produzido pela Miolo, uma das mais renomadas vinícolas brasileiras, o Testardi Syrah é um vinho encorpado, com aromas de frutas vermelhas e negras maduras e notas defumadas devido a sua passagem por barrica de carvalho. Faz uma ótima harmonização com carnes grelhadas. 


Sobre Érika Líbero


 Érika Líbero é paulistana, Sommelière de vinhos formada pelo SENAC-RJ e ganhadora do Talentos Senac 2015 no RJ. Em 2019 criou seu primeiro curso “Vinho : O Básico” e em seguida lançou seu segundo curso sobre as regiões do vinho e seu terceiro curso sobre harmonização de vinhos, ministrando aulas para mais de 200 alunos até hoje.Em 2021 se tornou Sommelière do Bardega, um dos mais conceituados Wine Bar de Sao Paulo. Erika ministra cursos, palestras em todos os locais e produz conteúdo em suas redes sociais @erika.libero

Comments


bottom of page