top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Undurraga se destaca em um dos concursos de vinhos mais influentes do mundo

Vinícola chilena que integra o portfólio da Wine obteve as pontuações mais altas na International Wine Challenge 2023 e Rafael Urrejola é eleito o melhor enólogo



O enólogo Rafael Urrejola, da Vinícola Undurraga, uma das mais antigas e renomadas do Chile, foi premiado como o Melhor Enólogo do Ano na categoria Red Winemaker of the Year, da International Wine Challenge 2023 - competição anual de vinhos realizada no Reino Unido e um dos concursos mais prestigiados do mundo. Em uma dupla celebração, os vinhos da Undurraga tiveram as mais altas pontuações no concurso. A Undurraga foi a única vinícola chilena que conquistou prêmios na categoria Trophy, a mais alta do concurso, com um total de quatro distinções.


Desde o ano passado, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação no Brasil, é a distribuidora exclusiva da marca Undurraga no Brasil, com 30 rótulos da vinícola chilena integrando o seu portfólio. “Ficamos extremamente contentes com essa notícia. É uma conquista que traz ainda mais prestígio e reconhecimento internacional”, diz German Garfinkel, diretor de Supply e B2B do Grupo Wine.


Os prêmios da “Winemaker of the Year” contemplam cinco categorias: Red Winemaker, White Winemaker, Fortified Winemaker, Sparkling Winemaker e Sweet Winemaker. Em cada uma delas são indicados somente três enólogos. Neste ano, o enólogo Rafael Urrejola foi o único chileno e americano incluído na categoria Red Winemaker.


“É emocionante e reconfortante receber este importante prêmio, num concurso tão rigoroso e global, em que são degustados milhares de vinhos de todo o mundo, da mais alta qualidade e diversidade, às cegas”, disse Urrejola, que disputou o prêmio com um francês da Borgonha e um outro enólogo australiano. Ele completa que “ser o primeiro chileno e americano a receber esta distinção é um enorme orgulho, e ajudará a dar mais visibilidade e atenção aos vinhos chilenos e à sua alta qualidade”.


Trophies e medalhas de ouro para a Undurraga


Além dos Trophies, a Undurraga liderou a obtenção de Medalhas de Ouro no IWC: levou cinco das sete concedidas ao Chile, seu país. Entre os vinhos chilenos, dois rótulos Undurraga atingiram a pontuação mais alta de 96 pontos.


Outros três vinhos ficaram entre os cinco nacionais com 95 pontos. Na lista de premiados estão o T.H. Carignan Maule 2021, que obteve dois Trophies, Chilean Carignan Trophy e Chilean Red Trophy, além de uma Medalha de Ouro


O Trama Pinot Noir 2021, vencedor do Chilean Pinot Noir Trophy, também levou uma Medalha de Ouro. Já o rótulo T.H. Cabernet Sauvignon Alto Maipo 2021 teve reconhecimento de Chilean Cabernet Sauvignon Trophy, juntamente com uma Medalha de Ouro. O T.H. Riesling San Antonio e Pinot Noir Malleco — ambos da safra de 2021— também foram premiados com Medalha de Ouro.


Com os resultados, o T.H. Carignan Maule 2021 fica posicionado como o Melhor Carignan; T.H. Riesling San Antonio 2021 é proclamado como o Melhor Riesling; o Trama Pinot Noir e o T.H. Pinot Noir Malleco são os Melhores Pinot Noir; O Melhor Cabernet Sauvignon é o T.H. Cabernet Sauvignon Alto Maipo 2021.


O objetivo principal do Winemaker of the Year é reconhecer e premiar a excelência na produção de vinhos em todo o mundo.  A competição é realizada por um painel de especialistas em vinhos, incluindo sommeliers, enólogos, escritores e críticos de vinhos renomados. Os vinhos inscritos são avaliados por meio de degustações às cegas, o que significa que os jurados não conhecem a identidade dos vinhos que estão avaliando. Isso garante uma avaliação imparcial baseada exclusivamente na qualidade do vinho.


A conquista de um prêmio no International Wine Challenge é considerada uma distinção significativa, pois aumenta a visibilidade e a reputação no mercado internacional.


Para Garfinkel, da Wine, prêmios e reconhecimentos como este não apenas aumentam a visibilidade de pessoas, vinícolas e rótulos que fazem sucesso no mundo do vinho, como também contribuem para o conhecimento do consumidor final sobre este universo. “No caso de um enólogo, as premiações agregam credibilidade ao seu trabalho e colaboram na construção de uma reputação sólida no setor. Mas estas premiações também fortalecem a confiança dos consumidores, que passam a conhecer mais sobre cada rótulo e seus produtores. Para a vinícola, os prêmios conferem uma validação externa da qualidade dos vinhos produzidos e servem como um selo de aprovação, indicando que especialistas no setor reconhecem a excelência e o mérito dos rótulos”, comenta o executivo.


Por outro lado a IWC (International Wine Challenge) reconheceu em 2023 a Viña Undurraga como a vinícola chilena a obter as pontuações mais elevadas do Chile, colocando-a como a grande vencedora deste concurso.


“Desde o início da parceria nos comprometemos em levar a Viña Undurraga ao consumidor brasileiro e tornar este produto hiperdisponível para todos os nossos consumidores. Tenho certeza que a premiação do Rafael Urrejuola somada a premiação da Viña Undurraga e seus vinhos, contribuirão neste objetivo".


Pioneirismo em vinhos premium


A história da Vinícola Undurraga começa quando Don Francisco Undurraga adquiriu a propriedade, fundada em 1865, por dona Isidora Goyenechea, uma das primeiras mulheres viticultoras do Chile. Don Francisco viu o potencial da região para a produção de vinhos de alta qualidade e decidiu expandir a vinícola.


A Undurraga passou por um processo de modernização ao longo dos anos, introduzindo técnicas avançadas de vinificação e investindo na plantação de variedades de uvas europeias. Essas mudanças permitiram à Undurraga elevar a qualidade de seus vinhos e ganhar reconhecimento internacional.  


Ao longo dos anos, a Vinícola Undurraga expandiu seus vinhedos para outras regiões do Chile, como o Vale do Leyda e o Vale do Colchagua, em busca de terroirs únicos e condições ideais para o cultivo de diferentes variedades de uvas. A produtora desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da indústria vinícola chilena, contribuindo para a reputação do país como produtor de vinhos de classe mundial. Sua história de mais de um século é um testemunho do compromisso contínuo com a qualidade e a tradição, bem como da paixão pela viticultura.


Sobre a Wine


A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page