Trata-se do Gran Dante Malbec 2021, que obteve 96 pontos no International Wine Challenge, um dos concursos mais prestigiados. Isso lhe rendeu o International Malbec Trophy, que o distingue como o Melhor Malbec do Mundo
Buenos Aires, maio de 2024. – A Bodega Dante Robino, com seu Gran Dante Malbec 2021, conquistou uma medalha de ouro e 96 pontos no prestigiado concurso IWC (International Wine Challenge). Este rótulo, degustado às cegas por uma equipe de críticos e profissionais, também obteve o International Malbec Trophy que o distingue como o Melhor Malbec do Mundo 2024.
“Estamos muito felizes por este reconhecimento, que é até agora o mais importante na história da vinícola. É o resultado do grande trabalho que nossa equipe de enólogos vem fazendo há anos, e sem dúvida nos motiva a continuar crescendo e a tentar fazer vinhos cada vez melhores”, explicou María Inés Mastrogiacomo, diretora de marca da Bodega Dante Robino.
Além do International Malbec Trophy, o Gran Dante também ganhou os prêmios Argentinian Malbec Trophy (Melhor Malbec da Argentina) e Uco Valley Malbec Trophy (Melhor Malbec do Vale de Uco). Sobre isso, Jorge Riccitelli, assessor enológico da vinícola, acrescentou: “Este triplo reconhecimento ao nosso vinho Gran Dante Malbec 2021 é a recompensa pelo esforço que temos realizado desde o cuidado e a escolha do vinhedo (em Los Chacayes, Vale de Uco) até o trabalho na vinícola para obter um vinho de excelência, rico e que nos enche de orgulho.”
O International Wine Challenge é um dos concursos mais importantes do mundo e é realizado há trinta anos em Londres, Reino Unido. Cada vinho é degustado às cegas por um júri de especialistas, entre os quais estão Tim Atkin MW, Sam Caporn MW, Oz Clarke, Dr. Jamie Goode, Peter McCombie MW e Helen McGinn, e após duas rodadas de degustação são atribuídas pontuações e medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores exemplares. Este ano participaram mais de 6.000 vinhos de todo o mundo.
Este não foi o único rótulo premiado da vinícola: o Dante Robino Bonarda 2023 recebeu medalha de prata, com 90 pontos.
Como é o vinho distinguido como Melhor Malbec do Mundo no IWC 2024
O Gran Dante Malbec 2021 é elaborado com uvas de Los Chacayes, no Vale de Uco, o que também o levou a ganhar o “Valle de Uco Malbec Trophy”, sendo o melhor exemplar desta cepa na região. “Há vários anos estamos trabalhando para conseguir vinhos que nos identifiquem no mundo, e hoje com o Gran Dante Malbec 2021 começamos a ver esses frutos e reconhecimentos, que se sustentam desde a seleção do vinhedo, as tarefas de vinificação e da vinícola, com controles rigorosos até o momento do engarrafamento e armazenamento de cada vinho. Com o Gran Dante Malbec queremos expressar o melhor de Los Chacayes, Mendoza e Argentina. É um vinho potente à vista, com aromas frescos, fruta exuberante e notas elegantes de violeta, que encontra equilíbrio e harmonia na boca através de seu envelhecimento em barricas de carvalho francês, com grande corpo e estrutura, com um paladar longo e taninos maduros. Realmente o Gran Dante Malbec 2021 representa o orgulho e a paixão que colocamos em cada um de nossos vinhos", resumiu Gonzalo Funes, enólogo da Dante Robino.
De cor vermelha vibrante com tons violáceos e brilhantes, este vinho 100% Malbec é elaborado com uma cuidadosa seleção de cachos e bagos e uma maceração prefermentativa a frio durante 2 a 3 dias, com suaves movimentos diários. A fermentação e maceração pós-fermentativa são realizadas em pequenos recipientes com temperaturas controladas entre 25ºC e 28ºC. Durante todo o processo fermentativo são realizados remontagens e delestages para manter em contato a fase sólida e líquida para maior extração. O resultado é um vinho elegante, intenso na boca e voluptuoso, de taninos maduros firmes e marcados, e um perfume intenso que nos lembra frutos negros maduros, framboesa, com uma nota doce de baunilha e o aporte sutil da madeira. Um Malbec com toda a expressão varietal, onde se destaca a fruta, a sedosidade e o equilíbrio, com um potencial de guarda de dez anos. O rótulo da safra premiada será lançado à venda em julho de 2024 com um preço sugerido de $29.270.
Sobre a Bodega Dante Robino
Localizada em Luján de Cuyo, Mendoza, a Bodega Dante Robino é o resultado da cultura do trabalho e do progresso. Uma vinícola com 104 anos de experiência, comprometida com a elaboração de vinhos e espumantes da mais alta qualidade. A Bodega Dante Robino reúne tradição e maestria com produtos reconhecidos mundialmente.
Com presença destacada no mercado doméstico e uma rede de distribuição que permite destinar 30% de sua produção a mais de 40 destinos, é um dos grandes produtores e protagonistas da economia vitivinícola argentina.
A vinícola foi adquirida em 2020 pela Cervecería y Maltería Quilmes, uma empresa com mais de 130 anos de trajetória na Argentina.
Fotos: divulgação
Comments