top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Um espumante para cada dia da Fenachamp

A ‘feminina’ Courmayeur leva todo seu portfólio de espumantes para a Festa do Espumante Brasileiro, exibindo diversidade, frescor e complexidade em diferentes estilos



A Capital Brasileira do Espumante se prepara para sua maior festa. Depois de dois anos sem acontecer diante da pandemia do Coronavírus, a Fenachamp retorna para celebrar a vida. E a Vinícola Courmayeur estará participando da Festa do Espumante Brasileiro em grande estilo, levando para o público visitante toda sua linha de espumantes. Os 12 rótulos vão do nature, passando pelo extra-brut, brut, demi-sec, até o moscatel. A grande novidade são os recém-lançados: Courmayeur Quintessencial Extra Brut 100% Chardonnay e Courmayeur Quintessencial Extra Brut Rosé 100% Pinot Noir. A Fenachamp acontece de 6 a 30 de outubro, sempre de sextas a domingos, em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

 

Localizada no Vale dos Vinhedos, a vinícola se dedica todos os dias do ano a elaboração de espumantes, expertise acumulada em quase 50 anos de história. Dos 700 mil litros elaborados todos os anos pela empresa, 560 mil litros são de espumantes, ou seja, 80% da produção total. Para atender uma demanda constante que pede desde espumantes frescos até os mais elaborados, a empresa precisou investir numa estrutura dinâmica, capaz de manter uma rotina de elaboração e engarrafamento ativa durante todo o ano, em todos os dias em que a vinícola está operando.


São 76 tanques de aço inox, sendo 16 autoclaves, com capacidades que variam de apenas 3,8 mil litros até 10 mil litros. Assim, a empresa consegue ter agilidade no processo e garantir qualidade com a elaboração de pequenos lotes, o que assegura uma entrega de espumantes mais joviais para consumo mais rápido. A feminina Courmayeur, assim chamada por ter a maior parte de seu time formado por mulheres, é gerida pelas irmãs Talita (enóloga, sommelier e nutricionista) e Gílian Nicolini Verzeletti (contadora). Também fazem parte da equipe a enóloga Deise Tem Pass na cantina e um grupo de profissionais qualificadas na área comercial e no enoturismo.


Para quem visita a Fenachamp, a dica é aproveitar o passeio para conhecer a estrutura enoturística da Courmayeur que conta, ainda, com loja, bicicletário, área pet friendly e de recreação. Informações e reservas pelo telefone (54) 3463.8517, pelo whatsapp (54) 9 9143.3599 ou pelo e-mail atendimento@courmayeur.com.br.


PORTFÓLIO DE ESPUMANTES COURMAYEUR

Courmayeur Quintessencial Extra Brut 100% Chardonnay

Courmayeur Quintessencial Extra Brut Rosé 100% Pinot Noir


Courmayeur Retrato Nature – Blanc de Blancs

Courmayeur Extra-Brut

Courmayeur Moscatel

Courmayeur Moscatel Rosé

Courmayeur Prosecco

Courmayeur Brut Rosé

Courmayeur Brut

Courmayeur Demi-Sec


Courmayeur Tevere Brut

Courmayeur Tevere Moscatel


OS LANÇAMENTOS

Courmayeur Quintessencial Extra Brut 100% Chardonnay

Com aspecto limpo e brilhante, este espumante tem coloração amarelo palha com reflexos dourados e um perlage fino e intenso. Apresenta aromas delicados de frutas cítricas como abacaxi maduro e melão, que se complementam com notas de manteiga, pão torrado e mel. Em boca é complexo, com acidez marcante e retrogosto intenso, lembrando os aromas encontrados no olfato. Ótimo para acompanhar frutos do mar, queijos de maturação média e massas com molhos brancos. Ideal ser apreciado com temperatura de 4°C a 6°C.

 

Courmayeur Quintessencial Extra Brut Rosé 100% Pinot Noir

Este espumante apresenta coloração rosa salmão com reflexos acobreados. Seu aspecto é limpo e brilhante com perlage fino e intenso. Os aromas são delicados e lembram frutas vermelhas como morango e ameixa em calda, com notas de manteiga, pão torrado, mel e amêndoas. No paladar, é complexo, com acidez marcante e retrogosto intenso, lembrando os aromas encontrados no olfato. Acompanha bem frutos do mar, queijos de maturação média e massas com molhos brancos. Sua temperatura ideal é de 4°C a 6°C.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page