top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Transformando desperdício em oportunidade: o Banquete Invisível iluminou Trancoso

A parceria entre a Danielle Dahoui,chef responsável pelo Bistrô Ruella, e a startup social Comida Invisível, levou para o Organic Festival, o Banquete Invisível, um evento de solidariedade que surpreendeu a todos os presentes com sua generosidade.


O Banquete Invisível, uma iniciativa que busca combater o desperdício de alimentos e promover a inclusão social, alcançou um marco notável ao receber 100kg de alimentos doados, possibilitando a criação de 550 pratos para aqueles que mais precisam.


Conhecido por celebrar a cultura orgânica e sustentável, o evento proporcionou o cenário perfeito para essa ação de caridade, que teve um impacto significativo na comunidade local. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de desfrutar de uma experiência única, onde a comida de qualidade se uniu ao espírito solidário.


O Banquete Invisível contou com a colaboração e parceria da chef Danielle Dahoui, responsável pelo Ruella Bistrô, chef Morena Leite e seus alunos do Instituto Capim Santo, e voluntários da ONG Formiguinhas, que juntos com a startup social Comida Invisível transformaram os alimentos doados em pratos saborosos e nutritivos. 


A doação de 100kg de alimentos não apenas minimizou o desperdício alimentar, mas também ajudou a alimentar aqueles que enfrentam dificuldades econômicas na região. Cada prato servido foi uma demonstração tangível do poder da solidariedade e da responsabilidade ambiental.


Todos os alimentos recebidos através da plataforma da startup, foram frutos do apoio de hotéis, restaurantes, lojas e mercados de Trancoso, que acreditaram na ação, e entenderam a importância do combate à fome e ao desperdício de alimentos. Agora, mesmo após o evento, todos os parceiros possuem acesso à plataforma de doação de alimentos, garantindo que o que sobrar seja direcionado para aqueles que mais precisam. 


Em apenas um ano, a Comida Invisível recuperou o equivalente a 1.700.000 pratos de comida no Brasil, oferecendo uma nova vida a alimentos que teriam sido desperdiçados.


"Estamos extremamente gratos por todo o apoio que recebemos e pelo sucesso desta iniciativa. Essa ação é um lembrete de que podemos fazer a diferença em nossas comunidades e no meio ambiente quando nos unimos em prol de causas nobres.", afirmou Danielle Dahoui.


Com o sucesso do Banquete Invisível, esperamos inspirar outros eventos e indivíduos a adotarem práticas sustentáveis e solidárias. Juntos, podemos continuar a construir um mundo melhor para todos.


Nosso imenso agradecimento aos participantes, @casa.daschefs, @allegriatrancoso, @bonittotrancoso, @favorittotrancoso, @jacadobrasil, @floresta_trancoso, @santocafetrancoso, @cacozinhatrancoso, @feitoamao.trancoso, @pousadaseisemeia, @trancosobenito, @estreladagua, @etniacasahotel, @casadeperainda, @pousadaquartocrescente, @silvanaeciatrancosoquadrado, @alinajanete, @pousadaelgordo, @flotrancoso, @ginogastronomia, @piquia_choperia, @casalatorre, @murutrancoso, @quintaldoxingu_e_capitaojack, @akisushibar, @clubmedbrasil, @casadagloriatrancoso, @andreavieiracasa e @laila.assef


Bistrô Ruella 


Inaugurado em 1996 pela incansável chef Dahoui, o Ruella Bistrô é fruto de um trabalho único e criativo que oferece uma cozinha de bistrô autoral, sem fronteiras e saborosas,  onde os clientes se desconectam do mundo e celebram a vida por meio de encontros, aromas e sabores. Dahoui está no comando desde o começo, transformando a marca em referência nesse mercado de gastronomia. O cardápio garante uma gastronomia de Bistrô de Autoria, plural e confortável, revisitando vários continentes com o paladar franco-pernambucano de Dahoui. Uma releitura despretensiosa e caseira de interpretar clássicos gastronômicos usando produtos típicos do nosso país de pequenos produtores, com toques das colônias francesas, traduzidos para o paladar do brasileiro. Entre os ícones desse menu que traduzem essa cozinha diferente do Bistrô Ruella estão Confit de Pato Molho Roisin, Mignon de Cordeiro ao molho Marsala, Risoto de Camarão ao curry e Escalope ao molho Emmenthal. Para entrada, uma opção muito diferente: o Pout-Pourri - um verdadeiro passeio por todas as opções da casa com Tartare de Salmão, Tartines de Shiitake, Bolinho de Risoto e Kaftas de Cordeiro. As sobremesas fazem a diferença no final da refeição, entre elas estão o Bolinho 3 aos 3 leites e os Profiteroles de Nutella. 

Serviço:

Rua João Cachoeira, 1507 – Vila Olímpia | Tel. Reservas: 11. 3842-7177



Sobre a Comida Invisível


Startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, a Comida Invisível tem como missão reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta. A proposta é usar a tecnologia para ajudar a Humanidade a criar uma nova economia: mais sustentável, local e circular, ao oferecer uma plataforma completa, que conecta quem tem alimento para doar com quem precisa. As empresas (restaurantes, bares, supermercados, hotéis, indústria alimentícia etc.) podem destinar os alimentos que estão próximos à validade para as centenas de ONGs cadastradas na plataforma.

Somente neste ano, a Comida Invisível recuperou no Brasil o equivalente a 1,6 milhão de pratos de comida, oferecendo destino melhor para alimentos bons e próprios para consumo, mas que seriam descartados. Hoje, a startup social conta com grandes doadores, como McDonalds e Ambev, e está abrindo o Instituto Comida Invisível.


Foto: divulgação

bottom of page