top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Tramontina ingressa no mundo da Internet (IoT) ao lançar cooktop conectado que ensina a cozinhar


Tecnologia ajuda no preparo de receitas elaboradas até mesmo pra quem nunca cozinhou



Um produto inovador que promete ser a evolução da cozinha, e do livro de receitas também. Em dezembro de 2021, no ano em que completou 110 anos, a Tramontina apresenta o GURU - cooktop conectado que ajuda a cozinhar. O lançamento é o primeiro da marca a utilizar a Internet das Coisas (IoT) e garante a qualquer usuário o preparo dos mais diversos pratos a partir de receitas guiadas, controles de temperatura, peso e tempo. “Muito mais que um equipamento, o GURU será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada”, afirma Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina.


Neste lançamento, a marca une três públicos: os fascinados por novidades em tecnologia, os que curtem se aventurar na cozinha e aqueles que são iniciantes no preparo de refeições em casa - seja para si, para a família e também para receber e impressionar amigos. A experiência completa acontece por meio de um aplicativo - no celular ou tablet - conectado ao cooktop que pode ser utilizado em qualquer lugar, basta estar plugado na tomada e com acesso à Internet. Depois de escolher entre as mais de 150 receitas já disponíveis no sistema - número que irá crescer ao longo do tempo -, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos.


O sensor de temperatura e a balança integrados são o segredo para a precisão no processo, transformando quem usa num cozinheiro de mão cheia, sem se preocupar com o tempo, quantidade de calor, entre outros detalhes de cada receita. O funcionamento por indução - ou seja, quando o calor gerado do fundo da panela é transferido diretamente para o alimento por meio de campo eletromagnético abaixo da superfície vitrocerâmica - garante a segurança e eficiência no preparo. Todas as receitas da lista foram criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi.


Para viabilizar o projeto, a Tramontina contou também com equipes multidisciplinares, como o escritório brasileiro Design Único, para design do produto; a empresa gaúcha AYGA, que auxiliou no desenvolvimento da solução IoT (Internet das Coisas) e do aplicativo, além de outro parceiro de hardware. Assim como outros produtos no portfólio da marca, o GURU recebe financiamento da FINEP, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.


O desenvolvimento acontece após uma série de pesquisas que resultam em um produto de qualidade, moderno e focado no consumidor final. “A Tramontina sempre foi muito tecnológica da porta pra dentro, em processos fabris. Faltava um produto que entregasse tecnologia da porta pra fora, transformando a vida do consumidor em uma cozinha conectada”, afirma Bianchi. O GURU, ainda, vai possibilitar maior conexão da marca com o cliente que, via aplicativo, poderá avaliar as receitas e o próprio produto, sempre aberto a evoluções.


O aplicativo acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando em suas próprias receitas. “De repente, você está cozinhando e quando vê, já trocou o app que te ajuda a pedir, pelo app que te ajuda a fazer comida”, destaca o diretor.


O GURU será vendido como parte de um kit que conta, também, com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca - uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco - que são ideais para o preparo das receitas do aplicativo. Essas, junto com mais três modelos Tramontina - a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco - garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes no GURU, ainda antes do lançamento.



O valor do kit com 2 panelas + régua e colheres + GURU será de R$ 2.099,00. Pode ser encontrado nos canais próprios da Tramontina - lojas T factory, T store e e-commerce, além no clientes FAST Shop e nas lojas exclusivas Via Inox e Supreme Inox.


Sobre a Tramontina

A empresa com mais de 22 mil itens no portfólio e 110 anos de história, conta hoje com dez fábricas no país - oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil colaboradores e exporta seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No mix estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos, móveis de madeira e plástico.


Confira mais sobre o produto em: https://www.tramontinastore.com/guru




Foto: divulgação

bottom of page