top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Tradicional evento gaúcho investe em atrações culturais de peso para atrair o brasiliense

Expotchê acontece de 2 a 11 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, trazendo nomes como a banda Nenhum de Nós, o cantor Vitor Kley, o grupo circense Tholl e uma mostra de cinema com o melhor da produção gaúcha 



maior feira de artigos e cultura gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul pousa novamente em Brasília. Com o tema “Há 30 anos no coração da gente”, a Expotchê comemora seus 30 anos de realização, entre os dias 2 e 11 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. 


O evento, além de reunir diversos produtos da cultura, turismo e gastronomia gaúcha, também conta com a apresentação de vários artistas e bandas musicais. Neste ano, em parceria com a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Cinema do estado, será retomada a exibição de filmes com a apresentação da Mostra “Primavera Gaúcha”.


Na 30ª edição se apresenta na feira a banda Nenhum de Nós; o cantor Vitor Kley; o Grupo Tholl, trupe circense de Pelotas; o grupo de danças Coração Gaúcho; o grupo musical SBORNIA KONTR”ATRACKA!; a dupla sertaneja Eder e Emerson; os Grupos de Danças dos CTGs do DF e entorno; o humorista Guri de Uruguaiana; a Cia Equilibra Performance; o músico Luiz Kur que se apresenta juntamente com o Trio Migrante; os grupos musicais Cancioneiros do Planalto e Peão Farrapo e um especial com a banda de Porto Alegre “The Beatles no Acordeon”. 


A feira funciona de segunda a sexta, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia entrada. Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca e quem estiver pilchado, ou seja, vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, também não paga para entrar.


Saiba mais sobre os artistas:


SBORNIA KONTR’ATRACKA  A Sbornia, país flutuante, apresentada em Tangos & Tragédias, criada por Hique Gomez e Nico Nicolaiewky, completou 35 anos em 2019 e, ao longo destas três décadas encanta crianças e adultos. Em “A Sbørnia Kontr’Atracka”, Kraunus (Hique Gomez) divide o palco com Nabiha (Simone Rasslan), a grande pianista sbørniana formada pela Libertok Universitik de Musik da Sbørnia, mesma universidade do Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky - 1957-2014), que na história voltou para a Sbørnia com o objetivo de controlar uma revolução. Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan) apresentam as canções e causos sbørnianos junto a seus convidados especiais: MenThales (Tales Melati), o tocador de gaita-foles e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia, Pierrot Lunaire (Gabriella Castro), a grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia.


VITOR KLEY – Dono do hit “O Sol”, Vitor Barbiero Kley é um cantor natural de Porto Alegre, musicista e compositor brasileiro. Em 2009, lançou seu álbum de estreia, Eclipse Solar. Seu segundo álbum, Luz a Brilhar, foi lançado em 2012 e teve a produção do cantor Armandinho. Em 2015, assinou com a gravadora Midas Music, lançando seu primeiro EP, o homônimo Vitor Kley, em 2016. 


Adrenalizou (2018), o terceiro disco, foi vencedor do Disco de Platina, pela gravadora Midas Music. O álbum tem 14 canções. Entre as já conhecidas estão "O Sol", single com o qual o artista ganhou Disco de Ouro e Disco de Diamante Duplo, que foi trilha sonora da novela Espelho da Vida, da Globo. Dentre os destaques de 2019 tem "Pupila". A união do artista com o duo Anavitória chegou para carimbar mais um grande sucesso. No início de 2020 sai o EP Ao Vivo em Portugal, registro ao vivo das apresentações feitas durante a turnê realizada no país. 


Além da parceria com Lulu Santos na regravação de "A Cura", o ano de 2021 teve o DOC "Bem-vindos à Bolha" e o lançamento da "Turma do Menino Sol", projeto infantil de grande sucesso composto por 3 volumes, clipes animados e livro ilustrado. Finalizando o ano, "O Amor Machuca Demais" sai em homenagem ao rock dos anos 2000, com participações de Di Ferrero, Lucas Silveira, Daniel Weksler, Mari Moon e outros artistas da cena. 2022 começou Astral e Solar com a novidade "Tudo Me Lembra Você". A música que bombou nos algoritmos do TikTok, antes mesmo de ser lançada, com o arranjo, falsete, levada de violão e riff. Vitor também foi o primeiro artista a participar do Apple Music Home Session do Brasil.


Vitor Kley conquistou espaço e desponta como um dos principais talentos musicais do país. 


GURI DE URUGUAIANA  Considerado o maior expoente do humor gaúcho da atualidade, o Guri de Uruguaiana é hoje um dos personagens mais queridos do Rio Grande do Sul e vencedor do Prêmio Top of Mind (Revista Amanhã) por 3 anos consecutivos. O espetáculo que já divertiu quase 3 milhões está com muitas novidades, conta com um cenário totalmente remodelado, novas paródias do Canto Alegretense, novos causos e clipes ao vivo, o show renovado do gaudério mais querido do Rio Grande é garantia de boas risadas para toda a família


EDER E EMERSON  Uma dupla sertaneja formada por dois irmãos gaúchos, encantam a todos com a sua potência vocal e afinação por onde passam. “Os Guri”, como são chamados carinhosamente pelos fãs, já colecionam shows em 4 países e mais de 15 estados brasileiros e seguem levando consigo a essência do sertanejo com um entrosamento e sincronia musical únicos. 


Hoje a dupla já tem 7 anos de história, colecionam encontros com grandes figuras do cenário sertanejo brasileiro e são apadrinhados por Marrone, da dupla Bruno e Marrone. Em 2018 a dupla lançou seu primeiro single “Vivo por Você”, disponível em todas as plataformas digitais. Em 2019 o primeiro DVD da dupla, “Relíquias”, foi lançado trazendo grandes clássicos do sertanejo na voz dos Guri, contando com a participação de Marrone em duas faixas. 


THE BEATLES NO ACORDEON  De Liverpool para os palcos do Brasil. Uma verdadeira imersão ao universo Beatles. Um projeto que encanta os mais exigentes fãs de uma das bandas mais importantes de todos os tempos. Um show com o toque mágico do acordeon e uma banda especialista em The Beatles.


Diego Dias consagra os grandes sucessos dos ‘fab four’ no acordeon. A irmã de John Lennon, Julia Baird, assistiu um show no Brasil e convidou a banda para tocar em Liverpool. Os ingleses se encantaram e vibraram com as apresentações registradas num belíssimo DVD no palco do lendário Cavern Club, que foi o lugar onde os próprios Beatles iniciaram a carreira. 

O sucesso foi tanto que as versões foram autorizadas a rodarem nas principais plataformas digitais. Foi no Domingão do Faustão, ainda na TV Globo, que o The Beatles No Acordeon mostrou o espetáculo para o país e encantou a todos.  

Hoje, o multi-instrumentista Diego Dias, ao lado da banda composta pelos irmãos Diogo e Cassiano Farina e por Robledo Rock, apresenta um especial com músicas de outros artistas consagrados. Do Rei Elvis Presley, ao mitológico Raul Seixas, passando por músicos populares como Roupa Nova e Legião Urbana, a novidade tem sido um dos muitos pontos altos do espetáculo. 


GRUPO THOLL  O Grupo Tholl foi fundado em 2002 pelo ator João Bachilli, formando um grupo que mistura dança, teatro e o “novo Circo” Estreia neste mesmo ano, o espetáculo “Tholl, Imagem e Sonho”. Em seguida, a trupe de Pelotas/RS conquista o título de Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Tem em seu currículo, além do já citado Tholl, Imagem e Sonho:

Exotique, Cirquin, Gaudium Maré, No Natal Daquele Ano, Bate Pra Tua Patota que Hoje Tem Circo, O Rei, o Rio e o Natal, além do musical Par ou Ímpar que reúne o Grupo Tholl com a dupla Keiton e Kledir.

Além do grupo circense, o Grupo Tholl possui seu Núcleo de Teatro com seus seguintes espetáculos: O Circo de Bonecos, Casinha de Chocolate e Pai-de-Deus.


CIA EQUILIBRA PERFORMANCE – A Cia Equilibra vem da união de dois artistas conhecidos mundialmente por trazer uma combinação de culturas e técnicas únicas no mundo do Circo e Flowarts e Dança.


Gustavo Ollitta é um artista circense que vem desde 2007 fazendo pesquisas no meio da manipulação com Poi , Buugeng o qual foi o artista pioneiro no Brasil a difundir esta arte com vídeos de mais de 2milhões de visualizações, tornando-o uma referência mundial e muitos outros equipamentos de Flowarts. 


Lucero Ponce, artista a qual vem dedicando sua vida em pesquisas na Dança do Ventre,  Manipulação de Bambolês e Flow arts envolvendo o Fogo, Luz em suas performances.Formada como Profesora de Yoga na Thaiândia e Dançarina de Dança do ventre a 6 anos, Lucero traz um estilo original em suas pesquisas levando à audiência um show místico e memorável.


Com a originalidade em seus shows e técnicas criadas, a companhia vem sendo convidada por festivais de circo e música, programas de tv, conferências internacionais e retiros por mais de 30 países ao longo do mundo.


PROGRAMAÇÃO DA 30ª EXPOTCHÊ

(Acompanhe a atualização pelo site e redes sociais)


02 JUNHO – SEXTA-FEIRA 

17h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

18h – Grupo Tholl- Pocket – Tablado do palco principal

19h – Grupo Tholl – Palco Regional

20h – Grupo de Música e dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

21h – Show musical – SBORNIA KONTR’ATRACKA! – com Hique Gomez e Simone Rasslan – Palco Principal 

19h às 21h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA   – Filme “ O HOMEM QUE COPIAVA” 


03 JUNHO – SÁBADO

13h - Apresentação de Dança – CTG Querência de Valparaíso – GO – Tablado do palco principal

14h – Grupo Tholl – Pocket – Tablado do palco principal

16h – Grupo de Dança - CTG Querência de Valparaíso - GO – Palco regional

18h – Grupo Tholl – Palco Regional

20h – Grupo de Dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

21h – Vítor Kley – Palco principal

14h às 22h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA

14h às 16h – Filme “ EM TEU NOME”

17h às 19h – Filme “ YONLU”

20h às 22h - Filme “ANTES QUE O MUNDO ACABE”


04 JUNHO - DOMINGO

13h – Grupo de Dança do CTG Sinuelo da Saudade – Palco Regional

14h – Grupo Tholl - Pocket – Tablado do palco principal

15h – Grupo de Música e Dança – Coração Gaúcho – Palco Regional

16h – Grupo de Dança do CTG Sinuelo da Saudade - Tablado do palco principal

19h – Grupo Tholl – Palco Regional

20h - Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

21h – Grupo de Música Cancioneiros do Planalto – Palco Principal 

14h às 22h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA

14h às 16h – Filme “ O CÁRCERE E A RUA”

17h às 19h – Filme “ A CIDADE DOS PIRATAS”

20h às 22h - Filme “CONTOS GAUCHESCOS”


05 JUNHO - SEGUNDA-FEIRA

18h - Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

19h – Grupo Tholl - Pocket – Tablado do palco principal

20h – Grupo Tholl- Palco Regional

21h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Principal 

19h às 21h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA – Filme “CIDADES FANTASMAS”  


06 JUNHO – TERÇA-FEIRA

19h – Grupo Tholl – Palco Regional

20h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

20h30 - Grupo Tholl - Pocket – Tablado do palco principal

21h – Guri de Uruguaiana – Humorístico - Palco Principal

19h às 22h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA – Filme “ EM TEU NOME” 


07 JUNHO – QUARTA-FEIRA

17h – CIA Equilibra Performance – Palco Regional

18h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

19 – CIA Equilibra Performance – Tablado do palco principal

20h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

20h40 – CIA Equilibra Performance - Palco Regional

21h – Nenhum de Nós – Palco Principal 

19h às 21h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA – Filme “ YONLU” 


08 JUNHO – QUINTA-FEIRA

15h – Cia Equilibra Performance – Palco Regional

17h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

18h -– Equilibra Performance – Tablado do palco principal

19h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

20h – Grupo musical - Luiz Kur e Trio Imigrante – Palco Regional

21h – Eder e Emerson – Palco Principal

19h às 21h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA - Filme “ANTES QUE O MUNDO ACABE” 


09 JUNHO – SEXTA-FEIRA

18h – Cia Equilibra Performance – Palco Regional

19h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

20h – Cia Equilibra Performance – Tablado do palco principal

21h – Grupo Musical Peão Farrapo – Palco Principal

19h às 21h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA - Filme “O CÁRCERE E A RUA”

 

10 JUNHO - SÁBADO

14h - Cia Equilibra Performance – Palco Regional

16h – Grupo de Dança CTG Estância Gaúcha – Palco Regional

17h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do Palco Principal

18h - Cia Equilibra Performance – Tablado do Palco Principal

19h - Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do Palco Principal

20h - Cia Equilibra Performance – Palco Regional

21h – The Beatles no Acordeon – Palco Principal 

14h às 22h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA

14h às 16h – Filme “A CIDADE DOS PIRATAS”

17h às 19h – Filme “ CONTOS GAUCHESCOS”

20h às 22h - Filme “O HOMEM QUE COPIAVA”


11 JUNHO – DOMINGO

13h – Cia Equilibra Performance – Palco Regional

14h – Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Tablado do palco principal

16h - Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco Regional

17h – Cia Equilibra Performance – Palco Regional

19h - Cia Equilibra Performance – Tablado do palco principal

20h - Grupo de Música e Dança Coração Gaúcho – Palco principal

14h às 22h – MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA

14h às 16h – Filme “ANTES QUE O MUNDO ACABE”

17h às 19h – Filme “ O CÁRCERE E A RUA”

20h às 22h - Filme ” A CIDADE DOS PIRATAS”



SERVIÇO:


O que: 30ª Expotchê 


Horário: Segunda a sexta, das 16h às 23h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 23h.

Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Entrada: R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada.


Todos os dias na primeira hora a entrada é franca. Crianças até sete anos, pessoas pilchadas e com carteirinha do CTG não pagam.

Realização: Rome Eventos

Comentários


bottom of page