top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Top five da Miolo no Concurso do Espumante Brasileiro

Grande Medalha de Ouro para o Miolo Íride Espumante Nature Sur Lie, Um Ouro para Miolo Cuvée e três para rótulos da Almadén, marca que celebra 50 anos no Brasil

 

Cinco espumantes da Miolo Wine Group foram destaque na noite de premiações do 13º Concurso do Espumante Brasileiro. Um deles, o Miolo Íride Espumante Nature 10 anos Sur Lie 2012 ganhou Grande Medalha de Ouro (acima de 93 pontos). O pódio se completa com quatro Medalhas de Ouro (89 a 92 pontos) para o Miolo Cuvée Espumante Brut Rosé, Almadén Espumante Brut, Almadén Espumante Brut Rosé e Almadén Espumante Moscatel Rosé. O concurso, único dedicado exclusivamente a espumantes brasileiros, é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), seguindo normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

Para o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, ter cinco rótulos distinguidos com os maiores prêmios do concurso é motivo de orgulho nacional. “O espumante brasileiro conquistou seu espaço no mundo e nós, da Miolo, somos parte desta conquista. Nossa história com o espumante começou com o Miolo Cuvée há 25 anos e foi com ele que abrimos as portas para o mundo”, comemora. Hoje, 24% da produção anual da Miolo é de espumantes. No ano passado, a empresa comercializou mais de 2 milhões de garrafas de espumantes. A meta até o final de 2023 é ultrapassar as 2,2 milhões de unidades.

 

Do Sul ao Nordeste, a Miolo Wine Group elabora 17 espumantes de diferentes terroirs e estilos, que trazem brasilidade na cor, nos aromas e nos sabores, com opções descontraídas até as mais sofisticadas. Tem espumante tropical, espumante que conquistou até a França e espumante com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. São espumantes para todos os gostos e momentos, indo do Moscatel ao Sur Lie Nature com 10 anos de cave, além de todo portfólio ser 100% vegano, exibindo o Selo da The Vegan Society.

 

São espumantes que colocam na taça toda pluralidade que o Brasil esbanja com um excelente custo-benefício. Elaborados com uvas cultivadas no Vale do São Francisco (BA), no Vale dos Vinhedos, na Campanha Meridional e Campanha Central do Rio Grande do Sul, estes espumantes são ideais para celebrar. Fáceis de beber, carregam expressões dos terroirs em assemblages com uvas como Chardonnay, Pinot Noir, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdejo, Moscato, Grenache, Pinot Gris, Shiraz e Semillon.

 

O 13º Concurso do Espumante Brasileiro foi o maior da história do evento, reunindo 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados brasileiros, sendo eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O veredito foi conferido por um júri formado por 54 especialistas entre enólogos, sommeliers, jornalistas, escritores e influenciadores do mundo do vinho.

 

OS ESPUMANTES

 


Miolo Íride Espumante Nature 10 anos Sur Lie


Feito de tempo, amor incondicional e valores cultivados pela família, é uma obra prima que matura por 10 anos na cave da vinícola, no Vale dos Vinhedos. Safrado, este espumante super premium é a personificação da história da marca, que mesmo jovem, carrega consigo a maturidade que somente grandes obras alcançam. São apenas 2.986 garrafas. Elegante, tem acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca persistente. Límpido, tem coloração amarelo esverdeado com tons dourados e perlage fina. Seus aromas finos lembram frutas secas, brioche, mel e tostados, típicos do envelhecimento prolongado. Acompanha perfeitamente ostras, queijos maturados, salmão defumado, carpaccios, massas e risotos. Sua temperatura ideal é de 6°C a 8°C. Com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, é elaborado com uvas Pinot Noir (75%) e Chardonnay (25%). Recebeu o Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2020, da The Packaging Academy, a maior distinção de embalagem do Brasil.

 


Miolo Cuvée Espumante Brut Rosé


Elaborado pelo método tradicional (champenoise) com uvas Chardonnay e Pinot Noir cultivadas nos vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos, é um espumante que permanece por seis meses sobre borras, amadurecendo nas caves subterrâneas da Vinícola Miolo. É um produto com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Límpido, traz uma coloração rosada de leve intensidade, coroa elegante, perlage fina e constante. Seus aromas são elegantes, lembrando frutas vermelhas como morango, groselha e cereja, com leve toque floral. Tem corpo leve, acidez delicada aliada a boa cremosidade, retrogosto refrescante e longo final de boca.

Este espumante é excelente como aperitivo, harmonizando com comidas leves, saladas de folhas, frutos do mar, peixes, massas e pizzas vegetarianas. Temperatura ideal: 6°C a 8°C.

 


Almadén Espumante Moscatel Rosé


Elaborado pelo método Asti, é leve, descontraído e tem baixa graduação alcoólica. Seu aroma frutado e atraente coloração rosada evidenciam sua casualidade. As borbulhas são abundantes e persistentes e seu aroma delicado traz frutas como morango, cereja e amora. Mas a grande refrescância se sente na boca. Fácil de beber, super leve, adocicado e extremamente frutado, é um espumante que deve ser apreciado numa temperatura entre 4° e 6°C. Sua harmonização combina com pratos leves. A versatilidade do espumante também permite variações com a preparação de drinks, dos mais simples aos mais elaborados, dependendo do momento. Ideal para sobremesa ou como aperitivo.

 


Almadén Espumante Brut


Este espumante natural brut é elaborado pelo método Charmat com uvas Chardonnay, Chenin Blanc e Semillon, plantadas em vinhedos próprios na região da Campanha Central. Ideal para beber com amigos. Apresenta cor amarelo palha com reflexos esverdeados e tem fino perlage. Traz predominância de aromas de frutas cítricas e flores brancas. É um espumante jovem e refrescante devido sua equilibrada acidez. A dica é apreciar este vinho com temperatura entre 6°C e 8°C. Ideal para acompanhar antepastos, petiscos e agradáveis conversas.

 


Almadén Espumante Brut Rosé


Este espumante Natural Brut Rose é elaborado com a uva Shiraz, cultivada em vinhedos próprios na região do Vale do São Francisco (BA). Vinificado pelo método Charmat, apresenta coloração rosada de média intensidade, perlage fino e persistente. No nariz, suave aroma de morangos, amoras e frutos silvestres. Na boca, refrescante equilíbrio entre açúcar e acidez. A dica é degusta-lo com temperatura entre 6°C e 8°C. Excelente com frutos do mar, salmão, pratos leves como saladas, comida japonesa e massas de molhos delicados.

 

Fotos: Divulgação Miolo

Σχόλια


bottom of page