Leves e refrescantes, do Vale do São Francisco, para celebrar as Festas de Final de Ano e o verão apresentando a nova identidade da marca que nasceu no sertão nordestino há 22 anos e que hoje está na taça de todos os brasileiros
Viver tropical, os espumantes Terranova brindam a chegada de 2024 com rótulos novos que esbanjam a jovialidade, regionalidade e brasilidade do Vale do São Francisco. A nova cara mescla elementos atemporais e contemporâneos que aliam modernidade e tradição numa harmonização de detalhes vibrantes, pensados para simbolizar toda alegria e frescor do Nordeste brasileiro. Com formas mais orgânicas, os espumantes expressam um Brasil engarrafado capaz de reunir num único brinde toda diversidade cultural deste país continental.
Para o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, esta evolução carrega consigo toda caminhada do grupo na descoberta e compreensão do que cada terroir tem de melhor. “Aprendemos com cada terroir onde fincamos nossas raízes. No sertão nordestino fomos desafiados a desbravar uma nova terra, mostrando ao mundo que é possível elaborar vinhos e espumantes de qualidade”, destaca. “Avançamos no vinhedo, no produto e agora avançamos também na embalagem. Tudo para entregar uma experiência cada vez melhor aos apreciadores de espumantes”, reforça.
O Terranova Tropical Moscatel, por exemplo, é o mais vendido não apenas da marca, mas do grupo Miolo Wine Group, sendo apreciado de Norte a Sul do país. Ideal para o verão, ele traz a alegria e descontração do povo brasileiro. As uvas Moscatéis estão entre as que melhor se adaptaram ao terroir devido a influência do sol. A leveza do espumante retrata o que o solo do Vale do São Francisco é capaz de oferecer. Elaborado com uvas colhidas o ano inteiro, já que os vinhedos são irrigados por sistema de gotejamento com as águas do Velho Chico, traz como grande diferencial um frescor único que só é possível nesta região. Isso porque as uvas são colhidas o ano todo e o espumante é elaborado nas quatro estações, chegando ao mercado muito mais fresco, como deve ser.
A linha é comporta, além do Terranova Tropical Moscatel (Moscato), pelo Terranova Brut - Blanc de Blancs (Chenin Blanc e Verdejo), Terranova Brut Rosé – Rosé de Noir (Grenache) e pelo Terranova Demi-Sec – Blanc de Blancs (Chenin Blanc e Verdejo).
Alimentados pelo Velho Chico, os vinhedos cultivados pela Miolo Wine Group na Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), colorem e perfumam o ambiente que já foi sertão, transformando a paisagem do lugar e comprovando que a marca é fruto do que a terra tem de melhor. Os vinhedos ganharam raízes a partir de 2001, ano em que também começou a construção da vinícola com projeto concluído em 2008. O primeiro vinho elaborado na região foi o Terranova Shiraz. A partir daí, a produção de espumantes foi intensificada, sobretudo com o Terranova Moscatel. De lá para cá, a empresa alcançou 200 hectares plantados e uma indústria que transforma a uva em vinhos, espumantes, suco de uva e destilados.
Pelas águas do Velho Chico
O Vale do São Francisco é surpreendente. As experiências em torno da cultura do vinho começam pelas águas do Velho Chico com o roteiro enoturístico Vapor do Vinho. O tour parte de Juazeiro e durante 2h30min o barco vai parando em pontos turísticos. A degustação a bordo é regada a vinhos e espumantes Terranova, que harmonizam com comidas típicas da região. Ao chegar na vinícola, os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido e uma estrutura composta por uma cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são realizadas duas safras anuais. Isso somente acontece graças à irrigação dos vinhedos que se dá pelo sistema de gotejamento com as águas do Rio São Francisco.
Miolo na Bahia
Capacidade anual de produção: 4,5 milhões de litros (2,5 milhões de litros para espumantes e vinhos e 2 milhões de litros para destilar)
Vinhedos: 200 hectares
Variedades:
Brancas - Moscato Itália, Chenin Blanc, Verdejo, Sauvignon Blanc
Tintas - Shiraz, Cabernet Sauvignon, Grenache, Mourvedre e Tempranillo
Turismo: mais de 50 mil visitantes ano
Colheita mecanizada e manual
Fotos: Divulgação Miolo / Rodi Goulart
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