top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Tenuta Foppa & Ambrosi amplia linha internacional


Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi foram buscar a Pinot Noir dos Campos de Cima da Serra para lançar um vinho com a uva tinta mais elegante do mundo, porém com terroir brasileiro

 


Se em Napa Valley, na Califórnia, a brasileira Tenuta Foppa & Ambrosi produz o American Collection Shyrah, aqui no Brasil é feito o Foppa & Ambrosi Brazilian Collection, linha internacional que acaba de ganhar um novo rótulo, o Pinot Noir 2022. Com maceração prolongada, este vinho traz o terroir dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, tendo passado por nove meses com staves de carvalho francês e americano. São apenas 5.200 garrafas.

 

Com a novidade, a linha F&A Brazilian Collection passa a contar com quatro rótulos: Cabernet Franc 2022, Alvarinho 2021, Rosé Blend Vintage 2022 e, agora, o Pinot Noir 2022. A proposta é conectar os vinhos ao Brasil como ponte entre a inovação dos jovens enólogos e o mercado. Por isso, são utilizadas apenas cepas que mostram a diversidade e o potencial de cada terroir, fugindo de variedades tradicionais. “Com este Pinot Noir estamos realizando um sonho de trabalhar com a casta tinta considerada a mais elegante do mundo”, destaca o enólogo Ricardo Ambrosi.

 

O Foppa & Ambrosi Brazilian Collection Cabernet Franc 2022 contempla uvas de Pinheiro Machado com um lote de 2.900 garrafas. Já o F&A Brazilian Collection Alvarinho 2021, com apenas 1.000 garrafas, é resultado da vinificação de uvas cultivadas em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. Ambos, permaneceram durante seis meses com cubos e aduelas de carvalho francês e americano. Enquanto isso, o F&A Brazilian Collection Rosé Blend Vintage 2022, expressa o terroir de São Marcos com 90% Merlot e 10% Moscato Giallo. Este vinho permaneceu por seis meses em tanques de aço inox, resultando em 2.000 garrafas.

 

Além Brasil


Numa iniciativa histórica, os sócios Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi criaram a versão americana da Tenuta Foppa & Ambrosi nos Estados Unidos, com os sócios Alberto Mendoza e Miguel Cará. Constituída em maio de 2021, a vinícola carrega em seu portfólio americano a marca American Collection Foppa & Ambrosi Syrah 2021. As 1.800 garrafas foram rotuladas em maio deste ano. O vinho já pode ser apreciado para quem visita a Califórnia. Aqui no Brasil, a linha foi batizada de Foppa & Ambrosi Brazilian Collection.

 

A VINÍCOLA


Em apenas seis anos, a Tenuta Foppa & Ambrosi saiu do porão de casa e saltou de 300 para 80 mil garrafas, com matriz em Garibaldi (RS), filial na Califórnia (EUA) e distribuição própria em São Paulo. Com um conceito de descentralização de terroir, a vinícola compra toda uva usada nos seus vinhos de viticultores gaúchos instalados em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, com destaque para Bento Gonçalves, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinheiro Machado, Pinto Bandeira e Quaraí. Hoje, a empresa mantém parcerias colaborativas para o maquinário que viabilizam todo processo.

 

Quem visita a Foppa & Ambrosi encontra um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação e espaço para degustações e experiências enogastronômicas, podendo agendar almoços e jantares assinados pelo chef e sommelier mineiro Luan Damiani. A proposta é valorizar a brasilidade nos seus aromas e sabores. Vinhos e espumantes é o que não faltam para tornar cada vivência memorável. São cinco espumantes, 19 vinhos tintos, seis brancos e um rosé, todos em pequenos lotes. O maior – Insólito Corte 5 - tem apenas 5.440 garrafas.

 

Imagem: Divulgação Foppa & Ambrosi

Comments


bottom of page