top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

St. Patrick's Day no Brasil: saiba como a festa irlandesa chegou aqui e prepare sua cerveja verde!

Criado para celebrar São Patrício, padroeiro da Irlanda, o St. Patrick's Day se popularizou no Brasil e pode ser celebrada com mais do que a cerveja verde.



Oktoberfest não é a única data festiva na qual a cerveja é protagonista. Comemorado no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day é a tradicional festa irlandesa, marcada pela cor verde nas roupas e, é claro, na bebida 一 além de muita animação.


Neste ano, o Dia de São Patrício será celebrado numa sexta-feira. E, apesar de não ser uma criação brasileira, ele se popularizou no país a partir da última década.


Saiba os motivos:

 Como surgiu o St. Patrick’s DaySão Patrício é o padroeiro da Irlanda. Nascido no Século IV, ele viveu até os 16 anos na Inglaterra e seguia costumes pagãos 一 segundo historiadores, ele inclusive não chamava Patrício.Sequestrado por piratas e escravizado em solo irlandês, ele se tornou católico durante seus seis anos em cativeiro. São Patrício conseguiu escapar e, ao voltar à Inglaterra, passou doze anos num mosteiro 一 onde ele se tornou bispo e ganhou o nome de Patrício.Em seguida, ele retornou à Irlanda como missionário e com a missão de evangelizar o país. São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar a doutrina cristã aos pagãos.


Séculos depois, o St. Patrick’s Day foi criado para celebrar a vida do padroeiro irlandês. Como a data é no período de quaresma, no qual os católicos não comem carne vermelha e possuem restrições comportamentais, a Igreja Católica tornou o Dia de São Patrício a exceção: o fiel pode comer, festejar e beber o que quiser no dia 17 de março.


Curiosamente, os pubs britânicos fechavam durante o St. Patrick’s Day. Isso mudou na década de 70, quando as cervejarias locais os incentivaram a participar da festa 一 o que, como você pode imaginar, foi muito bem recebido.


Como o St. Patrick’s Day chegou ao BrasilPopular na Irlanda e no Reino Unido, o Dia de São Patrício se expandiu graças ao êxodo de imigrantes irlandeses durante dois períodos: a Grande Fome, no Século IX, e a crise econômica enfrentada pelo país no começo do Século XX.No Brasil, foi criada uma colônia irlandesa em Pelotas em março de 1852 com 300 pessoas que saíram do condado de Wexford. Curiosamente, não foram eles que popularizaram o St. Patrick’s Day no Brasil 一 com os imigrantes que rumaram aos Estados Unidos sendo os responsáveis.


Após desembarcarem na ex-colônia britânica e se estabelecerem, eles começaram a celebrar a data e a identidade de sua terra natal. E, como os Estados Unidos são a terra da oportunidade, estes imigrantes foram responsáveis por tornar o Dia de São Patrício uma data celebração global 一 e lucrativa.


Para a popularização no Brasil, dois fatores também foram importantes. O primeiro é a popularização de pubs britânicos a partir da década de 90, enquanto o segundo se trata da indústria cultural retratando os costumes irlandeses 一 seja através de filmes, séries, literatura e música.


O Cônsul-Geral da Irlanda no Brasil, Barry Tumelty, comemora o fato de outros países celebrarem a data. “O Saint Patrick’s Day é um momento de muita alegria, em que celebramos não só o nosso país, mas também a amizade ao redor do mundo”, diz.


Principais símbolos do St. Patrick’s Day?Na Irlanda, o Dia de São Patrício é celebrado como o Carnaval: desfiles, fantasias verdes, música e, é claro, muita cerveja durante cinco dias. Nos Estados Unidos, é celebrado o Halfway to St. Patrick's Day 一 no dia 17 de setembro, quando faltam seis meses para a data.


Entre os principais símbolos da festa, vale destacar:


A Cor Verde Historicamente, a cor verde é usada para simbolizar a primavera irlandesa, conhecida como Terra Verde. Além disso, o São Patrício usava o trevo de três folhas para ajudar na conversão dos pagãos 一 tornando a cor ainda mais importante.Inclusive, trata-se da cor usada nos trajes dos soldados irlandeses durante a Rebelião Irlandesa de 1798 一 bastante associada à identidade nacional e responsável pela expressão “The Wearing of Green”.Cruz CeltaSão Patrício tinha a missão de converter pagãos para o catolicismo. Para isso, ele decidiu adaptar símbolos como Cruz Celta 一 mistura do sol pagão e a cruz cristã. Desta forma, os recém-convertidos entenderiam a importância da cruz na religião.


Trevo de Três Folhas


Antes de São Patrício voltar à Irlanda, o trevo de três folhas já era visto pelos celtas como sinônimo de boa sorte. Com o objetivo de explicar a Santíssima Trindade 一 Pai, Filho e Espírito Santo 一 ao povo local, o padroeiro usou a planta como metáfora.


Corned Beef Boiled


A cerveja é o carro chefe do St. Patrick’s Day, mas não é só a bebida que a festa vive. O Corned Beef Boiled é o prato tradicional da culinária irlandesa escolhido para a festa, consistindo em carne bovina cozida. Esta receita é temperada com louro, pimenta e canela 一 geralmente servida com repolho, purê de batata, arroz e outros vegetais.


Leprechauns


Para completar a lista está um personagem que é parte do folclore irlandês: os Leprechauns. Surgido na cultura celta, este duende bem humorado que usa cartola verde protegem o pote de ouro no outro lado do arco-íris 一 e foi incorporado ao St. Patrick’s Day como uma forma de relembrar as origens do povo.


Quais as bebidas típicas do St. Patrick’s Day?


Além das roupas e cartolas verdes, as pessoas celebram o St. Patrick’s Day com um cardápio vasto de bebidas. A seguir, você pode conferir as principais:


Cerveja Verde


Você com certeza já viu fotos do Dia de São Patrício com as pessoas bebendo chopp e cerveja de cor verde. A Green Beer é tradicional e procurada durante a data e rótulos artesanais são comuns de ter a coloração direto da fábrica. Em outros casos, é adicionado corante à cevada.


Irish Coffee


Gosta de café e uísque? Esta bebida é ideal para você. Além de misturar ambos, o Irish Coffee mistura os dois com açúcar mascavo e creme de leite para os amantes da cafeína.


Mojito


Popular no Brasil, o Mojito mistura folhas de hortelã, suco de limão, rum, açúcar e água com gás 一 e costuma ser consumido com canudo.


Old Fashioned


Trata-se de um dos drinks mais populares com uísque irlandês. Ele possui açúcar e Angostura, que possui gosto amargo. E, é claro, deve ser servido com gelo.


Irish Manhattan


Criado pelos imigrantes irlandeses nos Estados Unidos, a bebida mistura uísque irlandês e Vermute 一 bebida à base de vinho, ervas e flores. O drink ainda é servido com uma cerveja por motivos decorativos.


Green Spider


Não é só a cerveja que é verde. O Green Spider é feito com rum, licor de menta e hortelã, sendo uma opção para quem não gosta de cerveja e quer celebrar a data.


Irish Highball


Para completar, outra bebida com uísque irlandês. O Irish Highball é fácil de fazer, bastando adicionar gelo e Canadá Ginger Ale, que é um refrigerante de gengibre.


Foto: divulgação

Kommentare


bottom of page