Campanha destaca como o autêntico Tennessee Whiskey está ainda mais presente neste universo e Daniel Lee, pitmaster em defumação, dá dicas de como fazer um BBQ em casa
O terceiro ano da campanha Jack BBQ no Brasil reforça o match entre o churrasco e o whiskey. Com o mote “Seu BBQ merece um Jack”, a marca incentiva o churrasco em casa com responsabilidade.
A campanha da marca foi pensada justamente para este momento em que as pessoas estão em isolamento social, em razão da pandemia de COVID-19, e se arriscando em novos hobbies ou diversas atividades, inclusive na cozinha. Segundo Caio Almeida, gerente da marca Jack Daniel’s no Brasil, toda a comunicação respeita o momento atual. “Apesar do churrasco – ou BBQ – ser uma das principais ocasiões sociais dos brasileiros, a situação atual nos demanda adaptar os encontros para o bem de todos. E por que não tornar o BBQ online também? Muitas pessoas estão se aventurando em suas cozinhas, preparando desde cortes típicos do churrasco de domingo até se arriscando em tipos de carne mais especiais, como o famoso dry-aged. Acreditamos que Jack Daniel’s pode acompanhar este momento gastronômico pelo fato de ser um whiskey suave e versátil, podendo ser apreciado tanto puro, quanto em drinks, como o Maracujack”, destaca o executivo, que ainda aponta a necessidade de consumo consciente do whiskey, principalmente neste período.
Mas, qual a forma correta de consumo da bebida? Para Giuliano Odone, head de Marketing da Brown-Forman Brasil, empresa detentora da marca, não há uma regra de consumo da bebida, mas sim modos de inclui-la em diferentes experiências. “Jack Daniel’s acredita que o melhor jeito de beber whiskey é o seu, então, não importa se será puro, on the rocks ou drinks. O fundamental é a experiência de cada momento e que esta seja única como a nossa bebida. Quando falamos da ocasião de churrasco, trazemos algo lá da essência da marca, que mantém sua identidade há mais de 150 anos, e que também é algo que os brasileiros gostam muito. Jack chega para complementar este momento de forma singular. O preparo dos nossos drinks, por exemplo, torna a bebida ainda mais refrescante, com um ótimo custo-benefício ao consumidor, já que uma garrafa rende vários drinks, e são de fácil preparo”, comenta Odone.
JACK DANIEL’S X CARVÃO
A relação de Jack Daniel’s com o BBQ é antiga, não só pelo fato de a destilaria da marca estar localizada na cidade onde há o mais icônico campeonato de churrasco americano do mundo, como também por assinar e liderar esta iniciativa, conhecida como “Jack Daniel's World Championship Invitational Barbecue” - ou apenas The Jack.
O carvão, insumo fundamental ao churrasco, também é imprescindível para a produção de toda família do autêntico Tennessee Whiskey. Jack Daniel’s utiliza o carvão em seu processo único de fabricação artesanal, chamado charcol mellowing, que consiste em suavizar cada gota do whiskey em três metros de carvão de maple, o qual confere o sabor único e suave ao Jack, o diferenciando de um Bourbon.
CHURRASCO EM CASA
Seja no quintal, na varanda gourmet ou mesmo no fogão, o pitmaster em defumação, especialista em dry aged e fundador da Pitmasters Brasil, Daniel Lee, revela alguns truques para a obtenção do melhor resultado no churrasco caseiro. De acordo com Lee, é possível defumar o seu BBQ em casa, mesmo sem equipamentos profissionais, como o pitsmoker.
Daniel Lee (crédito: Henrique Peron)
O primeiro (e indispensável) passo é ter o tipo de lenha correta. “Minha recomendação são as frutíferas, pois trazem um sabor especial às carnes. Em uma churrasqueira convencional, é comum que as pessoas joguem as lascas ou pedaços maiores de lenha direto sobre a brasa de carvão. Este processo não é considerado errado, mas a queima acontecerá muito rápido e o tempo de fumaça será curto, ou seja, gasta-se muita lenha sem atingir um bom resultado. A defumação requer que a carne fique sob a fumaça por, pelo menos, 30 minutos. Aqui, o ideal é deixar o pedaço de lenha ou lascas mais distantes da brasa. Se a churrasqueira tiver dois andares de grela, posicione-a na grelha mais próxima da brasa e a carne na parte superior. Caso a churrasqueira tenha um único andar, a carne pode ser colocada em cima da madeira limpa, pois vai defumar da mesma forma. O segredo é ir aumentando a quantidade e duração da fumaça”, explica o pitmaster.
Outra dica do especialista é que a carne esteja sempre em temperatura ambiente. É necessário ainda separar alguns itens, como uma faca bem afiada para garantir um bom corte, um pegador para virar a carne (esta não deve ser perfurada senão perde líquidos) ou espátula para manusear hambúrgueres e peixes. Dentre os drinks recomendados para este momento do churrasco destacam-se o tradicional Jack & Coke, Jack Citrus e Maracujack.
ANOTE AS RECEITAS
Jack & Coke
Ingredientes
- 50 ml de Jack Daniel's Old No7;
- 250ml de Coca-Cola ou Coca-Cola Sem Açúcar;
- Cubos de gelo.
Modo de Preparo:
- Coloque muito gelo em um copo;
- Adicione 50 ml de Jack Daniel’s Old No7;
- Adi cione 250ml de Coca-Cola ou Coca-Cola Sem Açúcar.
Jack Citrus
Ingredientes:
- 50 ml Jack Daniel's Old No7;
- Refrigerante Citrus;
- Limão Tahiti;
- Gelo.
Modo de Preparo:
- Coloque bastante gelo em um copo alto;
- Adicione 50ml de Jack Daniel's;
- Complete o copo com refrigerante de citrus;
- Finalize com uma rodela de limão.
Maracujack
Ingredientes:
- 50 ml Jack Daniel's Old No7;
- 01 Maracujá;
- Xarope de Açúcar;
- Refrigerante Citrus;
- Cubos de Gelo.
Modo de Preparo:
- Coloque os cubos de gelo em uma coqueteleira;
- Adicione ½ polpa de Maracujá;
- Coloque 50ml de Jack Daniel's;
- Adicione 25ml de xarope de açúcar;
- Complete com citrus.
Sobre a Brown-Forman
Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é detentora de marcas como Jack Daniel’s – com o tradicional Old Nº 07, os saborizados Honey e Fire, além dos super premium Gentleman Jack e Single Barrel –, Woodford Reserve, Finlandia Vodka e as tequilas el Jimador e Herradura.
A multinacional está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de 30 marcas é vendido em mais de 160 países. Foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede e, em todo o mundo, possui mais de 4.600 funcionários. Dentre as campanhas proprietárias no Brasil estão Jack & Coke, Jack BBQ e o campeonato de bartenders Tennessee Calling.
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