top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Saúde da mulher: laranja bahia pode ser ótima aliada na prevenção de doenças no público feminino


Rica fonte de fibras, minerais e da conhecida vitamina C, a laranja bahia pode prevenir anemia, além de auxiliar a saúde da pele e na produção de colágeno; Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz dicas de receitas fáceis utilizando a fruta



De polpa suculenta, sabor adocicado e livre de sementes, a laranja bahia é uma rica fonte de minerais, como potássio, magnésio e fósforo, que possuem, entre suas principais funções, um importante papel na saúde óssea e muscular, além da prevenção de cãibras, controle da pressão arterial e melhora na qualidade do sono.


As fibras também estão presentes na fruta e são excelentes para auxiliar no controle de saciedade, no bom funcionamento do intestino e na melhora dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.


Você sabia que uma laranja bahia média já é suficiente para fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C?


Para as mulheres, a grande quantidade de vitamina C presente na laranja pode ser uma excelente aliada na prevenção contra a anemia causada pela falta de ferro no organismo. “As mulheres são mais suscetíveis a apresentar anemias, principalmente quando apresentam fluxo menstrual intenso. Por isso, a vitamina C é fundamental para ajudar na absorção do ferro e prevenir a doença”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.


Outro ponto que Renata destaca em relação a vitamina, é seu papel na produção de colágeno e proteção da pele, dois cuidados importantes que o público femiminino, geralmente, se preocupa em ter ao longo da vida.


O betacaroteno é um componente funcional que também está presente na laranja bahia. Com sua ação antioxidante, ele atua, principalmente, na proteção da pele contra os raios solares nocivos.


Com tantos benefícios para a saúde, fica fácil inserir a doçura dessa fruta na rotina, não é mesmo? Para te ajudar, Renata Guirau separou algumas dicas de receitas fáceis, práticas e deliciosas. Confira e não deixe de experimentar!



Suco de laranja, kiwi e espinafre


Ingredientes: 2 kiwis maduros

2 laranjas bahia descascadas

½ xícara de chá de folhas de espinafre

500mL de água filtrada

Gelo a gosto


Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida, preferencialmente sem coar.




Smoothie de laranja com gengibre


Ingredientes:

1 xícara de suco de laranja bahia congelado

1 xícara de água de coco congelada

1 colher de sopa de gengibre picado

4 folhas de hortelã


Preparo:

Bata tudo no liquidificador, até formar um creme homogêneo. Consuma em seguida.

Se desejar, acrescente castanhas picadas ou granola.




Chá gelado aromático


Ingredientes: 3 sachês de chá de hibisco

3 sachês de chá de erva cidreira

1 litro de água

Suco de 2 laranjas bahia

Açúcar ou adoçante a gosto


Preparo:

Aqueça a água e faça a infusão com os sachês dos chás. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes.

Se desejar, acrescente gelo antes de servir.




Bolo de laranja


Ingredientes: 3 laranjas bahia médias

2 ovos

1 xícara de chá de óleo de girassol

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo:

No liquidificador, bata os ovos, o suco das laranjas e o óleo.

Em uma vasilha, misture os ingredientes secos e vá adicionando o conteúdo do liquidificador. Mexa bem, até formar uma massa homogênea.

Em uma forma untada, leve para assar em forno pré-aquecido, a 180°C, por cerca de 30 minutos.


Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Siga o Oba Hortifruti


Fotos: divulgação


bottom of page