top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Santa Rita celebra 40 anos de Medalla Real

Jantar as escuras” em São Paulo e lançamento de edição especial de aniversário no Chile, estão entre as ações previstas para comemorar a data


A Vinícola Santa Rita celebra neste mês de novembro 40 anos de um dos nomes mais expressivos do seu portfólio, o Medalla Real. Trata-se de uma linha premiada e reconhecida por tornar o Chile, uma referência mundial em vinhos.


Entre as ações previstas para comemorar a data, aqui no Brasil a Santa Rita promoverá um evento intimista com a presença de convidados, que terão a oportunidade de degustar alguns dos rótulos da linha Medalla Real, durante um “jantar às escuras”. A vinícola também lança uma edição especial de aniversário, disponível para venda apenas no Chile. Trata-se de um vinho envelhecido 13 meses em barricas francesas, composto por 5% Cabernet Franc e 95% Cabernet Sauvignon. 


Medalla Real nasceu em 1983 em homenagem a Francisco García Huidobro, ancestral da família fundadora da Vinícola Santa Rita e Marquês de Casa Real, que estabeleceu a primeira Casa da Moeda do Chile. Para comemorar o bicentenário deste acontecimento, foi fabricada uma medalha com seu rosto e com o símbolo da coroa real espanhola. 


O grande marco na sua trajetória, no entanto, foi em 1987, quando o Vale do Maipo ainda não era uma referência. Uma garrafa de Medalla Real Cabernet Sauvignon safra 1984 transformou a história do vinho chileno. Durante as “Olímpiadas do Vinho de Paris”, em uma análise às cegas, o rótulo Medalla Real superou mais de 35 participantes, entre vinhos franceses, espanhóis e do Vale de Napa, na Califórnia, obtendo a medalha de ouro e sendo o primeiro vinho chileno a conquistar o título.


Esta premiação, organizada pela revista francesa especializada em vinhos e gastronomia Gault-Millau, permitiu posicionar o Chile como um produtor de vinhos de alta qualidade em nível internacional, superando países ícones da vitivinicultura do Velho Mundo. Da mesma forma, deu visibilidade ao Vale do Maipo como uma zona de excelência na produção do Cabernet Sauvignon. O rótulo já ganhou pontuação superior a 90 em mais de 180 vezes nas mais prestigiadas publicações da indústria vitivinícola na última década.


“O Medalla Real tem um papel importante não só na história da vinícola Santa Rita, mas foi fundamental para consolidar o vinho chileno no cenário mundial. Então comemorar 40 anos dessa trajetória não é apenas gratificante, como uma forma de darmos continuidade a este legado. O Brasil é um dos grandes consumidores de vinhos chilenos e temos assumido a responsabilidade de fazer com que esse público cresça cada vez mais, inclusive apostando na entrada dos nossos vinhos ultrapremium, que é o caso do Medalla Real.”, comenta Jaqueline Messias Cardoso, Marketing Manager da vinícola Santa Rita no Brasil.


Em relação a forma com que o grupo, escolheu para comemorar os 40 anos aqui no Brasil, Jaqueline explica que a ideia foi justamente contar um pouco dessa história do rótulo.


“O modelo de jantar às cegas foi pensado para fazer alusão ao momento histórico, relembrando que há 40 anos também foi a partir de uma degustação ás cegas que o vinho ganhou notoriedade. Da mesma forma foi feita a escolha do local, que é um restaurante que explora a gastronomia francesa, assim como foi uma publicação francesa, especializada em gastonomia e vinhos que concedeu a premiação”.


A linha Medalla Real atulamente é composta pelos rótulos Medalla Real Reserva, Medalla Real Gold Medal e Medalla Real Gran Reserva.


O Medalla Real Gold Medal, foi lançado justamente em comemoração do marco que fez o vinho chileno se destacar entre os demais.


Já o Medalla Real Reserva é um produto que aponta para uma ocasião de consumo cotidiana para os consumidores que desejam fazer parte da experiência da marca nas mesas.


Completando o portfólio, o Medalla Real Gran Reserva é uma gama de vinhos que representa a vasta diversidade da riqueza dos territórios chilenos.


Sobre a vinícola Santa Rita


Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.



Fotos: divulgação

bottom of page